No Rio de Janeiro, lojas adotam medidas recomendadas

by Diário do Vale

Rio – Os shoppings abriram neste domingo no Estado do Rio, uma semana antes do previsto e após quase três meses fechados para conter o avanço da covid-19, segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), elevando para 385 o número de estabelecimentos em operação no País. Há 577.

O shopping Rio Sul, um dos mais antigos da capital, na zona sul, decidiu manter a previsão de abrir apenas no dia 16, como previsto. Outros muito frequentados decidiram reabrir, como Norte Shopping, Shopping Tijuca e Nova América, na zona norte, Botafogo Praia Shopping, Shopping da Gávea e Shopping Leblon, na sul, e Barra Shopping, na oeste, entre outros.

Cercados de restrições e com baixa frequência no primeiro dia de operação, a retomada dos shoppings é uma tentativa de manter empregos e a sobrevivência das lojas, que há 83 dias tiveram de fechar por causa da pandemia, avaliou o vice-presidente Institucional da Multiplan, Vander Giordano.

Com a experiência em sete shoppings já reabertos em outras cidades em maio, a Multiplan reabriu o Barra Shopping, um dos maiores da cidade do Rio, além do Village Mall e do Park Shopping Campo Grande.

“Contratamos um infectologista e criamos protocolo próprio, validado pelo Hospital Sírio-Libanês, que inclui medidas adicionais às determinadas pela Prefeitura”, diz Giordano.

No Rio, os estacionamentos estão restritos a um terço da capacidade e para entrar no shopping é necessário medir a temperatura e higienizar as mãos com álcool em gel. Alguns adotaram tapetes para higienização dos sapatos. Quem estiver com temperatura acima de 37,5 graus é proibido de entrar. Não é permitido aglomerações.

“Redobramos os cuidados com a higienização, e é importante que a população siga as recomendações de saúde para manter as lojas abertas”, afirmou o executivo, informando que para a reabertura foi necessário investir na compra de máscaras, luvas, bactericidas, filtro para ar condicionado, câmeras para aferir temperatura, treinamento, álcool em gel e em campanhas educacionais.

De acordo com Giordano, o fato de restaurantes, cinemas e lanchonetes estarem fechadas, garante a menor permanência dos consumidores no local, o que ajuda a manter o ambiente saudável contra o vírus. “O tempo de permanência nos shoppings que era de 70 minutos caiu para 28 minutos nos que foram abertos antes (maio), acho que aqui vai ser o mesmo”, diz o executivo, que não cria qualquer expectativa em relação à reabertura na véspera do Dia dos Namorados. “O momento é delicado para a economia, a renda da população foi abalada e o consumo está retraído, não temos nenhuma expectativa em relação à data”, diz.

Taxas

A Multiplan reduziu aluguel (50% em março e 100% em abril), isentou em 100% o fundo de promoção (março e abril) e em 50% no condomínio (março e abril). “Se não nos unirmos, o setor vai enfrentar mais problemas do que já está enfrentando”, avaliou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996