Novo golpe do CPF: veja de que forma criminosos agem e como se proteger

Alerta é da Receita Federal

by Agatha Amorim

Foto: Divulgação

País – Criminosos estão utilizando indevidamente o nome da Receita Federal para aplicar golpes e enganar contribuintes por meio de e-mails fraudulentos. O alerta foi emitido pelo próprio órgão, que reforça que não envia cobranças por e-mail e que as mensagens são falsas.
Nos e-mails fraudulentos, os golpistas informam, de maneira alarmante, que há supostas pendências no CPF da vítima e ameaçam com a suspensão do documento, bloqueio de contas bancárias e outras consequências caso o problema não seja resolvido imediatamente. A intenção é induzir a pessoa ao pânico e levá-la a realizar um pagamento indevido.
Como funciona o golpe
Os criminosos utilizam elementos visuais semelhantes aos da Receita Federal, como logotipos, cores e linguagem técnica, para dar credibilidade à fraude. Além disso, destacam em vermelho os termos “irregular” e “suspenso”, criando um senso de urgência para que a vítima aja sem verificar a veracidade da informação.
O golpe exige o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60, com um prazo curto para quitação, geralmente inferior a 48 horas. Os e-mails contêm links que direcionam para páginas falsas que imitam portais do governo. No entanto, um detalhe pode denunciar a fraude: os endereços eletrônicos utilizam terminações incomuns, como “.mom”, em vez do oficial “.gov.br”.
Como se proteger
A Receita Federal orienta que os contribuintes adotem medidas para evitar cair no golpe:
Desconfie de mensagens suspeitas – O órgão não solicita informações pessoais por e-mail ou mensagem de texto.
Evite clicar em links desconhecidos – Links maliciosos podem direcionar para sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais no dispositivo.
Não abra arquivos anexados – Podem conter vírus que coletam dados pessoais.
Verifique a autenticidade da comunicação – A Receita se comunica apenas pelos canais oficiais, como o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site www.gov.br/receitafederal.
Confira a URL antes de agir – Certifique-se de que o endereço contém “gov.br” antes de acessar qualquer link.
A Receita Federal reforça que não envia e-mails cobrando pagamentos. Caso receba uma mensagem suspeita, a recomendação é não clicar nos links, não realizar pagamentos e denunciar a tentativa de golpe aos órgãos competentes. Com informações do Brasil 61.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996