Novo protocolo que deve tornar a web mais rápida é finalizado

by Diário do Vale

Rio

Ainda deve levar algum tempo para se tornar tão popular quanto seu antecessor, mas o HTTP/2, novo protocolo de rede que deve tornar a web mais rápida, foi concluído. O anúncio foi feito nesta quarta-feira por Mark Nottingham, presidente do IETF HTTP Working Group, em seu blog.
Nottingham lidera uma força-tarefa responsável por melhorias na engenharia da internet, incluindo àquelas relacionadas ao protocolo HTTP, que permite aos navegadores baixar de servidores os sites que acessamos.
Desenvolvido ao longo dos últimos anos, o HTTP/2 inclui uma variedade de recursos para acelerar a navegação na internet. Os mais importantes são a compressão de cabeçalhos e a multiplexação, que deixam os browsers (Chrome, Firefox, Internet Explorer, por exemplo) fazerem solicitações múltiplas a um servidor por meio de apenas uma conexão.
O HTTP/2 é um variante de um protocolo apresentado pelo Google em 2009, chamado SPDY, pouco suportado pela web. O SPDY também traz benefícios de rapidez e é usado por alguns sites grandes, como Twitter, Facebook e, claro, o próprio Google.
Essa é a primeira grande atualização do protocolo HTTP em 16 anos, quando a versão 1.1 foi introduzida. O HTTP/2 passará ainda por processos editoriais antes de ser publicado como padrão, segundo Nottingham.
Na segunda-feira (9), o Google já havia anunciado que iria adotar o HTTP/2 em seu navegador Chrome “gradualmente nas próximas semanas”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996