quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Novo Senai Valença dobra capacidade de atendimento

Novo Senai Valença dobra capacidade de atendimento

Matéria publicada em 29 de setembro de 2017, 17:03 horas

 


Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira inaugura nova unidade de formação profissional em Valença

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira inaugura nova unidade de formação profissional em Valença


Valença – 
“Este é um espaço, pincipalmente, para a esperança e para o futuro desta cidade”, disse o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, durante a cerimônia de inauguração do novo Senai Valença nesta sexta-feira (29).

O novo prédio de 1.367 m², no bairro Benfica, teve a capacidade de atendimento dobrada e é a maior escola do Sul Fluminense com foco em confecção do vestuário. Em 2018, a unidade vai expandir sua oferta de cursos voltados para os setores metalomecânico e tecnologia da informação.

– As novas instalações do Senai Valença materializam os anseios do município por demandas setoriais, especialmente têxtil e vestuário. Agora, os alunos vão contar com um ambiente mais moderno, mais acessível, e com equipamentos de alto padrão. Essa escola dará suporte na formação de mão de obra qualificada da população valenciana – destacou Eduardo Eugenio, presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Os setores de vestuário e metalomecânico reúnem mais de 500 empresas no Sul Fluminense que empregam, somadas, aproximadamente 25 mil pessoas. Em todo o estado, metalomecânica concentra 2% dos empregados. Na região, a proporção é bem maior: 8,8%. “A Firjan deu um presente para esta cidade. É o investimento mais importante deste novo ciclo que Valença vive”, ressalta o deputado estadual, André Corrêa.

Para o prefeito Luiz Fernando Graça: “o espaço não só vai qualificar a mão de obra, mas vai trazer estabilidade para os jovens que buscam uma colocação no mercado”.

O Senai Valença tem capacidade para receber até 500 alunos por dia, que vão aprender em um espaço que reproduz o ambiente real da indústria. Serão oferecidos cursos nos segmentos têxtil e vestuário, gestão, mecânica, eletricidade, logística e tecnologia da informação. Para o setor do vestuário, foi criada uma área com máquinas de corte industrial. O laboratório de costura conta com cinco máquinas eletrônicas, que permitem automatizar e acelerar o trabalho, tal qual numa grande confecção.

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para mais de 10 cursos que vão acontecer até o final deste ano, como o de Eletricidade de Automóveis, Mecânica de Motocicleta, e Excel Avançado. Para saber mais, acesse www.cursosenairio.com.br.

Há também oportunidade de workshops para a área de confecção. Nos dias 8 e 9 de novembro, das 9h às 13h, o SENAI Valença realizará um workshop de modelagem sobre a técnica Moulage. Mais informações podem ser obtidas na unidade, ou pelos telefones (24) 2447-2121 ou (24) 2447-2122.

Oferta ampliada

Os laboratórios voltados para o setor metalomecânico foram modernizados. O de eletricidade predial será três vezes maior que o anterior e haverá novos espaços multiuso. As salas de aula terão lousa digital. Para o primeiro semestre do ano que vem, está prevista a oferta de novos cursos nas áreas de manutenção de bombas, hidráulica e manutenção mecânica.

A área externa da unidade também está preparada para receber unidades móveis (salas de aulas sobre rodas do SENAI) para oferecer cursos voltados para as áreas como a de alimentos, soldagem e mecânica automotiva e tecnologia da informação. O novo SENAI Valença fica na Avenida Osíres de Paiva Souza 1020, Benfica.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document