Operação do MPF e PF contra fraudes na Previdência chega a Resende

by Diário do Vale

Resende – O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) em Juiz de Fora (MG) deflagram nesta quarta-feira (3) a operação Conectividade. A ação visa a desarticular associação criminosa responsável por fraudes previdenciárias que causaram prejuízo da ordem de R$ 2,8 milhões aos cofres públicos. Ao todo, são cumpridos 11 mandados expedidos pela 2a Vara Federal de Juiz de Fora, sendo quatro de prisão (três preventivas, por prazo indeterminado, e uma temporária, por cinco dias) e oito de busca e apreensão. São ainda adotadas providências para o bloqueio de bens dos investigados.

As fraudes foram constatadas, inicialmente, pelo próprio Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), após o exame de aposentadorias e pensões concedidas em Além Paraíba, Minas Gerais. Dos benefícios auditados, 59 são objeto da investigação criminal. Em todos, a concessão se baseou em falsos períodos de trabalho e contribuição informados, tardiamente, por meio de GFIPs (Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social) extemporâneas. Os crimes envolveram, também, a falsificação de documentos, a exemplo de contratos de prestação de serviços, recibos de pagamentos e declarações de imposto de renda.

Ao aprofundar a investigação com base em quebras de sigilo de dados telemáticos e bancários autorizadas judicialmente, foi constatada a participação, no esquema, de servidor público, escritório de contabilidade, despachantes, procuradores, falsários e aliciadores de segurados da Previdência Social interessados em se beneficiar das fraudes. Foi verificado, além disso, que, uma vez concedidas as aposentadorias e pensões, os beneficiários contraíam empréstimos consignados em valores elevados, com os quais efetuavam pagamentos aos membros da associação criminosa.

Os mandados são executados em Além Paraíba e Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, e em Sapucaia, Nova Iguaçu e Resende, no no Rio de Janeiro. Além disso, são realizadas diligências em Recreio e Duque de Caxias. Há indícios no sentido de que a quadrilha agia, ainda, em outros municípios. Espera-se, com o material reunido, ampliar o alcance da investigação, de forma a abranger outros benefícios previdenciários. A cessação dos 59 benefícios auditados representará uma economia de cerca de R$32,8 milhões aos cofres da Previdência Social, considerando a expectativa de vida dos beneficiários.

O nome da operação, Conectividade, faz referência ao sistema Conectividade Social, por meio do qual os investigados remetiam as GFIPs ideologicamente falsas.

You may also like

4 comments

VAI VENDO 5 de maio de 2017, 23:27h - 23:27

Interessante não ter gente de VR nas quadrilhas descobertas. Eu não acredito que só houve o caso do desvio da GID que está mal contada até hoje.

Surveilance cam 5 de maio de 2017, 22:47h - 22:47

O MPF daqui está ocupado com o figurino usado pelos empregados e pela patroa de uma fazenda em Vassouras. Muuuuito focado nos problemas da região! Piada

Servidor do estado 5 de maio de 2017, 12:37h - 12:37

Detalhe, MPF de MG, começou em Juiz de Fora e foi puxando a linha, puxando a linha e chegou no estado do Rio, várias cidades.
Mesma coisa o Sergio Cabral, MPF de Curitiba PR, Lava Jato, puxou a linha, puxou a linha, chegou no estado do Rio.
Aqui também tem MPF, aqui em Volta Redonda, o problema é que só cuida das ONGs e seus assuntos politicamente corretos. Muuuuito longe dos problemas reais.
Parabéns MPF MG!

marco antonio de oliveira 4 de maio de 2017, 12:52h - 12:52

tem que passar por volta redonda e angra dos reis.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996