quinta-feira, 22 de outubro de 2020 - 11:41 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Operação piloto de transbordo é bem sucedida em Angra dos Reis

Operação piloto de transbordo é bem sucedida em Angra dos Reis

Matéria publicada em 12 de maio de 2017, 17:28 horas

 


A transferência de carga entre navios a contra bordo atracados no píer é pioneira no Estado do Rio de Janeiro e em Angra dos Reis

Angra dos Reis – O prefeito Fernando Jordão, acompanhado do vice-prefeito, Manoel Parente, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, acompanharam nesta sexta-feira (12) a operação piloto no Tebig (Terminal da Baía da Ilha Grande), com a transferência de carga entre navios a contrabordo atracados no píer. Esta é a primeira vez em Angra e em todo o Estado que este tipo de operação é realizada. Uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também acompanhou o processo. O Inea é o órgão que concede a licença ambiental para o procedimento.

A operação foi feita entre os navios TI Hellas (Belga) e o Brasil 2014, embarcação grega batizada em homenagem a Copa do Mundo. Caso seja aprovado e liberado pelo Instituto, o município poderá ter sua arrecadação de ICMS aumentada em 30%, um terço, representando cerca de R$ 200 milhões por ano a mais nos cofres públicos, mas, de forma gradativa, com resultados no aumento significativo na receita do município a partir de 2019.

– Essa é uma luta antiga e importante para o Estado do Rio de Janeiro, para o país e para Angra dos Reis. Quero agradecer a sensibilidade do secretário André Corrêa que, em diversas reuniões que fizemos lá na Secretaria de Meio Ambiente do Estado, mostramos o quanto é importante aprovar esta operação de transbordo aqui no Terminal da Petrobras, no Tebig. Esta operação estava tirando do estado do Rio e de Angra muitos milhões de reais que iam para o Espírito Santo ou para o Estado de São Paulo. Nada contra os estados, mas nós estamos aqui no Rio de Janeiro. A obra do terminal é uma obra antiga, com mais de 30 anos e nunca tivemos um problema aqui no Terminal da Petrobras. Então essa é uma visita técnica com a presença de representantes da prefeitura, da Câmara Municipal, da equipe da Petrobras, do Inea, da Marinha do Brasil, nessa simulação que demonstra o quanto é seguro essa operação de transbordo – enfatizou o prefeito Fernando Jordão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, falou sobre o aumento do poder de investimento com essa nova atividade aqui no terminal.

– Não é preciso repetir que esta movimentação de petróleo aqui em Angra dos Reis é o que sustenta a economia da cidade e, principalmente da Prefeitura. Então quando há uma possibilidade de ampliação em 30% da movimentação de petróleo aqui, vai ser uma benesse para Angra. É claro que isso não vai acontecer da noite para o dia. Assim que o Inea der a licença final, a gente acredita que em 2018 chegaremos ao ápice da movimentação, que terá reflexo substancial na arrecadação do município em 2019, podendo chegar a um acréscimo de R$ 200 milhões na receita, o que possibilitará a realização de projetos no governo de Fernando Jordão, – declarou o secretário, João Carlos Rabello.

A Transpetro informou, através de nota, que realizou com sucesso o teste de transbordo. De acordo ainda com a nota, com a operação – que ocorreu dentro de rigorosos padrões de segurança – a companhia aguarda a avaliação do (Inea/RJ) para a obtenção da licença a fim de executar esse tipo de transbordo no terminal. A atividade vai maximizar a capacidade de operação do Tebig em até 30% em 2018, proporcionar uma melhoria logística no transporte de petróleo e aumentar as operações da Transpetro e da Petrobras no Estado, possibilitando, assim, incremento do desempenho do Sistema Petrobras.

Acompanhou ainda a operação, os vereadores Canindé e José Augusto, que é presidente da Câmara Municipal; além do delegado da Capitania dos Portos de Angra dos Reis, Manoel Antônio da Cruz, entre outros.

Operação foi feita no Terminal da Baía da Ilha Grande, em Angra dos Res

Operação foi feita no Terminal da Baía da Ilha Grande, em Angra dos Res

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document