terça-feira, 19 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Palestras gratuitas presenciais e online debatem sobre mercado de trabalho no Rio

Palestras gratuitas presenciais e online debatem sobre mercado de trabalho no Rio

Matéria publicada em 30 de junho de 2019, 09:17 horas

 


Barra do Piraí– Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Sempre existe o desafio de saber em qual área investir, seja para quem está começando a vida profissional ou para quem está em busca de novos caminhos. Por isso, a fim de orientar o público sobre as profissões, as tecnologias e o mercado de trabalho, a Firjan Senai promove, nos meses de junho e julho, uma programação especial de encontros presenciais e online, em todo o estado do Rio.
A ideia é ajudar quem quer investir em um curso de capacitação e se atualizar para se tornar mais preparado e competitivo no mercado. Na região Sul Fluminense, a Firjan Senais Barra do Piraí vai oferecer no dia 18 de julho a palestra Perfil Profissional e a Indústria 4.0. O encontro será ministrado pela instrutora Natália Medeiros na sede do SENAI (Rua Alan Kardec), a partir das 19 horas. Pós-graduada em Logística e Supply Chain, ela vai falar sobre como a internet das coisas e a rápida automatização vão revolucionar as linhas de montagem e gerar produtos inovadores e customizados em um futuro próximo.
Já as palestras online acontecem nos dias 1 e 8 de julho, ambas segunda-feira, às 13h, e abordam respectivamente os temas “Logística” e “Segurança do Trabalho”. As aulas na web, com especialista da área, terão duração de 15 minutos cada. As inscrições gratuitas para as palestras presenciais e online devem ser realizadas em (www.firjansenai.com.br/palestras).

Técnicos em alta no mercado

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação, ter no currículo uma capacitação que possibilite atuação em diversas áreas pode ser um importante diferencial. Para quem está em busca de novas oportunidades e de atualização, a dica da Firjan SENAI é investir um curso técnico transversal, que pode ampliar o seu leque de oportunidades.
Esses profissionais são cada vez mais requisitados, principalmente por empresas de base tecnológica elevada, para as quais a capacitação é um pré-requisito. “A formação técnica está baseada na habilidade do ‘saber fazer’, mas também é preciso entender o porquê daquilo que se está fazendo, realizando intervenções e propondo soluções alternativas. Por conta disso, este profissional possui um conhecimento muito mais sólido do que um operador padrão. Cabe a ele o controle das variáveis do processo produtivo”, explica Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.
O modelo de educação profissional da Firjan SENAI associa teoria e prática, com alinhamento de seus ambientes de aprendizagem à realidade da indústria. A partir de uma abordagem multidisciplinar, os projetos desenvolvidos pelos estudantes oferecem desafios semelhantes àqueles que os alunos irão efetivamente encontrar no trabalho.
E para quem planeja retomar os estudos e conseguir um emprego, investir num curso técnico pode ser um caminho mais rápido para o mercado de trabalho. Com duração média de um ano e meio, focado em competências e voltado para a realidade das indústrias, a preparação técnica da Firjan SENAI agrega um diferencial competitivo ao currículo dos profissionais formados pela instituição.
Essa foi a experiência de Gabriel Palhares, para quem a capacitação foi uma prévia fiel do que encontrou na empresa em que trabalha atualmente. Após concluir o Curso Técnico em Automação Industrial, Gabriel engatou seu primeiro emprego em um laboratório farmacêutico, onde já atua há três anos. “Os laboratórios são muito completos e têm uma estrutura comparável a de qualquer universidade. Tive contato com vários equipamentos avançados que hoje fazem parte do meu cotidiano”, conta.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document