quinta-feira, 21 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Professores mantêm paralisação durante meio período; pagamento deve sair hoje

Professores mantêm paralisação durante meio período; pagamento deve sair hoje

Matéria publicada em 11 de agosto de 2016, 06:13 horas

 


De acordo com o Sindicato dos Profissionais da Educação, atrasos no pagamento dos funcionários têm sido constantes

Protesto: Manifestações de profissionais da Educação vêm ocorrendo nos últimos dias em Barra Mansa (Foto: Cedida pelo Sepe)

Protesto: Manifestações de profissionais da Educação vêm ocorrendo nos últimos dias em Barra Mansa (Foto: Cedida pelo Sepe)

Barra Mansa – A paralisação dos professores da rede municipal de Barra Mansa completa uma semana nesta quinta-feira (11). A decisão tomada em assembleia na tarde de terça-feira resolveu seguir com greve de meio período até o início da próxima semana, em uma audiência do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe) com o prefeito Jonas Marins (PCdoB). Segundo o sindicato, os atrasos no pagamento dos funcionários têm sido constantes desde janeiro.

A Secretaria de Administração e Modernização do Serviço Público informou que os profissionais da Educação que recebem até R$ 2 mil já tiveram os salários depositados. O pessoal de apoio da secretaria também recebeu o pagamento. Os demais servidores começaram a receber os salários nesta quarta-feira (10). A previsão é de que o processo de pagamento dos servidores da Educação seja finalizado hoje (11).

A Secretaria de Educação informou que nenhuma escola teve suas atividades totalmente suspensas pela paralisação dos profissionais. A secretaria informou ainda que o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) será recebido, mais uma vez, pelos secretários de Fazenda, Administração e Educação nesta quinta-feira.

Em nota, o Sepe informou que nesta quinta-feira será realizado um ato na Praça da Matriz às 9h30 e outro às 15h30. Na sexta-feira (12), uma mobilização dos profissionais da educação está programada para as 9h30 na prefeitura. Já na segunda-feira (15), será realizada uma assembleia no salão da Igreja Matriz, às 15h30.

Na última terça-feira, Jonas Maris afirmou que prefeitura não está medindo esforços para colocar o pagamento do funcionalismo público em dia.

– O prefeito interino mandou embora muita gente, provocando rescisões de contratos. Com isso, geraram um desequilíbrio financeiro e estamos tentando arrumar a casa. Ele não criou economia, criou mais contas – frisou o prefeito, acrescentando que 2.485 funcionários da educação já receberam os salários: “Pelo PCCS, teríamos o último aporte, de 4.59%, para atingir o piso nacional da Educação. Porém, por conta dessas rescisões e do impacto na folha, a Controladoria alertou sobre o limite previsto pelo Tribunal de Contas”, disse Jonas.

Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, o controlador do município, Vantoil de Souza, explicou que verificou no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) a ausência de elementos obrigatórios.

– Será preciso uma simulação do impacto na folha de pagamento, inclusive dos encargos e previdência para os próximos dois anos. Vale ressaltar também que a cláusula 5ª do TAC já previa alteração do cronograma de concessão para o cumprimento irrestrito da Lei de Responsabilidade Fiscal – detalhou Vantoil.

O secretário municipal de Fazenda, Deyvison Silvestre, salientou que todo o profissional de apoio da secretaria de Educação já recebeu os salários.

– Barra Mansa é a única cidade da região que proporcionou redução na carga horária. Inclusive, esses profissionais receberam a tabela de vencimentos de acordo com o Plano. Não justifica a adesão deles à greve. Em relação ao aporte, vamos fechar a folha de pagamento do mês e possibilitar esse aumento. Reafirmo nosso compromisso com a educação – disparou Deyvison.

Segundo a secretária municipal de Educação, Luciana Sá, nenhuma escola parou integralmente por causa da greve dos profissionais.

– É uma adesão parcial e espero que, com o pagamento dos salários, esses servidores retornem às suas unidades. Qualquer paralisação prejudica nossos alunos e a educação de Barra Mansa – argumentou a secretária.

– É importante lembrar que o trabalho que o Deyvison fez foi elogiado. Apesar das reivindicações da categoria, tenho que frisar os avanços da educação, como reformas de escolas, coberturas de quadra e a implantação do PCCS. Criamos, ainda, uma rotina de negociações. No dia 15 teremos uma reunião sobre os profissionais da educação aposentados. Buscamos sempre o diálogo e também espero que eles voltem ao trabalho – finalizou Jonas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. Avatar

    O prefeito além de deixar os funcionários com dívidas por causa do salário atrasado, vai acabar de afundar o comércio da cidade que já esta pedindo socorro. Dia dos Pais sem pagamento, não tem compra no comercio.

  2. Avatar

    Nois funcionários da guarda municipal de barra Mansa estamos sem pagamentos,o prefeito não honrou o prometido de depositar ate hoje sexta feira,estamos passando nescessidades em breve ate fome,eo prefeito esta dormindo

  3. Avatar

    1/3 de redução de carga? Bom, a categoria em greve, professores, continuam fazendo planos, atividades, avaliações, relatórios, etc em casa. Não recebemos até hoje o nosso 1/3 para trabalhos extra-classe. Alguns de nós temos 1hora e 40 minutos de aula de educação física e leitura, e quem tem é sorte. E ouvimos dizer que o tempo é para o aluno e não professor. Ou seja, nem nesse horário não conseguimos fazer muita coisa. A começar pelas condições (não temos computador, acesso à internet, materiais, etc), além de muitas vezes sermos chamados para atender pais, orientadores, entre outros. Se nossa carga é 20 horas, teríamos que ter no mínimo 6. NÃO TEMOS. É muito desrespeito falar que temos e que não se sabe o “motivo” da greve. Detalhe: estamos querendo receber em dia somente o salário das horas trabalhadas em sala. Aquelas que trabalhamos a finco em nossas casas, à noite, fins de semana, de madrugada, essa, nunca se é falado. Apesar de que sempre nos é cobrado planejamento, atividades, avaliações em dia!

  4. Avatar

    Fiquem espertos com os sindicatos, são poucos que agem pensando no trabalhador, muitos deles são utilizados por políticos para se promover, tenho vista algumas greves esse ano sem objetivo, tudo sendo resolvido e combinado como o sindicato e eles ainda mantém greve, a partir do momento que o é combinado que o salário vai ser depositado em tal dia não existe mais esse motivo para greve, mais utilizar desculpas de coisas que já era para ter sido reivindicado pelo o sindicado não é logico pensando que estamos a poucos dias da eleição, usar o sindicato para auxilio em uma eleição é desonesto com os trabalhadores. Professores não podem ser mais utilizado por A ou B como massa de manobra.

  5. Avatar

    PARA ESTAS PESSOAS QUE FAZEM ESTES COMENTÁRIOS INFELIZES COMO ESTE TAL DE COSTA DEVERIA SE COLOCAR NO LUGAR DESTES PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ESTÃO COM SUAS CONTAS ATRASADAS SEM TER ONDE TIRAR DINHEIRO PARA PODER PAGA-LAS E AINDA PASSAM PELO CONSTRANGIMENTO DE RECEBEREM COBRANÇAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE SUAS CONTAS DEVIDO A INCOMPETÊNCIA DE UMA PESSOA QUE É PREFEITO DE UMA CIDADE COMO BARRA MANSA QUE NUNCA EXERCEU NENHUM TIPO DE CARGO ADMINISTRATIVO, QUE DESCONTA DOS FUNCIONÁRIOS PARCELAS DE EMPRESTIMOS COM A CAIXA ECONOMICA FEDERAL E NÃO REPASSA PARA A MESMA LEVANDO OS FUNCIONÁRIOS A TEREM SEUS NOMES NO SERASA, SPC E OUTRAS… ENTÃO SUGIRO QUE NO MINIMO TENHAM CONHECIMENTO DO QUE ESTÃO FALANDO!

  6. Avatar
    Saulo da Prefeitura

    Sindicato só atrapalha! Não faz nada pelos trabalhadores, somente pensam em si mesmos. Professor inteligente nem sindicalizado é.

  7. Avatar

    JONAS VEJA A ESCOLA CARLOS HASSIS A MERENDA ESTA HORRÍVEL E CHEGA TUDO DA MELHOR QUALIDADE E QUANTIDADE E O QUE ESTA SENDO SERVIDO E PÉSSIMO .

  8. Avatar

    UMA VERGONHA CRECHE DE GREVE , ESCOLA DE GREVE E O PREFEITO E OS VEREADORES NADA RESOLVEM …. ASSIM É UM ABSURDO CADE A CAMARA DE VEREADORES PARA FISCALIZAR ISSO .

  9. Avatar

    A reivindicação é justa mas deveria ter outra forma de exigir pagamento sem prejudicar os alunos. Ser professor é um dom, é o tipo da profissão que não cabe greve, como médicos entre outras. Mas infelizmente os sindicatos por falta de respeito com as crianças e sem criatividade em negociar induz por esse caminho

    • Avatar

      Não trabalho na rede mas me sensibilizo com os professores e funcionários que ainda não receberam e tem família para sustentar. Dom?! Até que ponto o dom de servir uma profissão paga as contas dessas pessoas? Gestão horrível essa de Barra Mansa que prejudica professores e alunos pois são eles que mal administram e mal gerem a cidade. Ninguém trabalha satisfeito sem receber, isso é fato. Oremos por eles!

    • Avatar

      As contas não são pagas com o dom! E todas as ações que praticamos são pensadas, com respeito a população e principalmente aos alunos, mas isto não significa que devemos ficar calados mediante tamanho desrespeito a nossa PROFISSÃO e, a nossa pessoa. Por sempre pensarmos primeiro nos alunos e depois em nós mesmos chegamos a essa situação vexatória, expondo-nos ao ridículo para termos o nosso SALÁRIO depositado no final do mês depois de todo o trabalho durante o mesmo, que é o nosso sustento e de nossa família. Quando um filho te pede algo e você não pode dar-lhe é muito humilhante. O sindicato já entrou com ação na justiça, mas como são muitos processos isso demora e não podemos esperar por que os juros de nossas contas não esperam a decisão do juiz para cobrar-nos.

  10. Avatar
    Intelectual do Facebook

    E outra coisa que essa cidade precisa com urgência no momento. São mais pokestops. A coisa esta feia.

  11. Avatar

    E incrível q ainda existem professores q acham q o estado do rj e o município de bm estão quebrados devido as intenções fiscais. E muita inocência achar q isso q causou a quebra. Ninguém fala da ma gestão, aumento dos cargos comissionados, corrupção e principalmente destinação correta do dinheiro público. Lembrando, se não fosse as insençoes não geraria emprego no estado do rj e sim em outros devido a guerra fiscal.

  12. Avatar

    os vereadores so aparecem em época de eleição.

  13. Avatar

    Tem que ser muito ninja pra desequilibrar a casa em apenas 45 dias… Faça-me o favor Sr Jonas!
    O que vem acontecendo não é fruto de 45 dias não… pelo amor…

    • Avatar

      Acho foi a gota d’gua por que o pastor jorge costa estava desorientado mandando pessoal embora que tem nada com CC, meu marido trabalhou igual burro e ele cortou salario do nada, pague o servico prestado e depois da pe na bundamais nao, e ainda deu um milhao p camara de vereadores.Jonas Marins acabou com B.M mais pelo menos ele nao e nenhum surtado.

    • Avatar

      Fácil por a culpa no outro…

  14. Avatar

    Por que será que vc não vê políticos fazendo greve por melhores salários e melhores condições de trabalho?

  15. Avatar

    Kd os vereadores da cidade?

Untitled Document