Porto Real tem cerca de 900 microempreendedores

by Diário do Vale
Oportunidade é de trabalhar como comerciante legalizada de maneira menos burocrática

Oportunidade é de trabalhar como comerciante legalizada de maneira menos burocrática

Porto Real – Moradora do bairro Imperial Center, a aposentada, Terezinha Montezuma, viu no MEI (Microempreendedor Individual), uma oportunidade de trabalhar como comerciante legalizada de maneira menos burocrática.

– Quem não conhece, está perdendo. É um processo simples e fico despreocupada, porque estou trabalhando legalmente – garante.

Em Porto Real, o número de MEI’s corresponde a um total de 870 contribuintes.

– Uma irmã da minha igreja me passou o ponto. Foi uma bênção de Deus na minha vida. É tudo muito fácil e descomplicado. O atendimento é excelente e as facilidades de ser um MEI são várias. Tenho respaldo para fazer a declaração do Imposto de Renda, o que me tranquilizou muito. Assim me sinto uma comerciante de verdade, como qualquer outro empresário – exaltou Terezinha.

O maior percentual dos MEIs está cadastrado no ramo de alimentação, que registra um total de 34,5% dos microempreendedores cadastrados. Aproximadamente 700 atividades podem ser enquadradas no MEI. Entre a lista de atividades específicas mais procuradas destacam-se salões de beleza, vestuários e lanchonetes. Beleza e estética representam 13,6%, enquanto o ramo de vestuário registra um total de 9,5% dos MEI’s e as lanchonetes marcam cerca de 6,5%.

Dentre os vários benefícios de ser MEI estão: cobertura previdenciária, menor custo com funcionário, formalização menos burocrática, acesso a serviços bancários (o MEI pode abrir conta empresarial e até pedir financiamento), cobrança unificada e barata e apoio técnico do Sebrae.

O assessor responsável pelo MEI, José Ademir Bitencourt, explicou como deve proceder quem deseja se formalizar como microempreendedor individual. “O interessado deve procurar a Sala do Empreendedor na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda com a documentação necessária. Quando efetua o registro o MEI já sai com CNPJ e com o Certificado de Microempreendedor Individual, que tem efeitos de Alvará de Funcionamento Provisório, pelo prazo de 180 dias”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996