
Foto: Prefeitura de Angra dos Reis
Angra dos Reis – A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Finanças, está entregando os carnês para o recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. A entrega está sendo feita em domicílio, mas também é possível que o contribuinte faça a retirada do carnê on-line pelo link www.siarm.angra.rj.gov.br/arrecadacao/cobranca/iptu. Segundo a prefeitura, com a onda de calor deste período, não é recomendada a retirada no Departamento de Tributos Imobiliários (rua Alfaiate Zélio Nascimento, nº 8 – Centro, em frente à Prefeitura).
Como em anos anteriores, o IPTU 2025 poderá ser quitado em cota única, até o dia 10 de março, com desconto de 15%, ou até o dia 20 do mesmo mês, com 7,5% de desconto. O valor também poderá ser parcelado em até 10 vezes, sem desconto, com as parcelas vencendo no dia 20 de cada mês (a primeira, em março).
Neste ano serão emitidos cerca de 85 mil carnês. A estimativa de arrecadação é de R$ 119 milhões, sendo R$ 80 milhões já com a cota única. Os valores cobrados de IPTU foram corrigidos em 4,76% em relação ao ano passado, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A correção foi feita de acordo com o procedimento de todos os anos: determinada pelo art. 11, parágrafo único, da Lei Municipal 264/1984.
Para dúvidas sobre o pagamento do IPTU ou mais detalhes sobre requerimento de benefícios, é preciso entrar em contato com o Departamento de Tributos Imobiliários ou com o setor pelos telefones (24) 3377-7733 e 3377-7712 ou pelo e-mail [email protected].
Quem estiver inadimplente pode procurar o Departamento de Crédito Tributário, no prédio da Prefeitura (praça Nilo Peçanha, 186, Centro) para verificar os débitos e formas de parcelamentos, que também podem ser solicitados via e-mail: [email protected].