Prefeitura de Resende cria provedor próprio de acesso à Internet

by Paulo Moreira

Prefeitura de Resende interligou prédio públicos com fibra ótica (Foto: Gleisi Carvalho – PMR)

Resende – A Prefeitura de Resende  criou um provedor próprio de internet, o que significa economia aos cofres públicos com contratos antes terceirizados. Além disso, três novos pontos da cidade acabam de ser contemplados com sinal Wi-fi, totalizando 16 espaços públicos atendidos.  O trabalho foi executado pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação.

De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação e professor de informática da rede municipal, Márcio Silvestre, o link da internet oferecida através da conexão com os pontos beneficiados pelo Wi-fi foi aumentado de 25Mbps para 500Mbps. A lista de locais contemplados, até o momento, compreende espaços de lazer, unidades de educação, saúde e secretarias. São eles: AMAR, SANEAR, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Transporte e Trânsito, UPA, Hospital Municipal Emergência Sergio Henrique Gregori, E.M. Getúlio Vargas, E.M. Noel de Carvalho, CIEP 489, E.M. Algodão Doce, Creche São Vicente de Paula, Creche CEMEI, BRASAN e Polo UAB/CEDERJ.

Em 2018, a gestão municipal começou a implantar cabos de fibra ótica para interligar os prédios públicos da cidade. Até o momento, a extensão do cabeamento já ultrapassou a marca dos 13 mil metros. Todas as conquistas, segundo o superintendente, são possíveis graças à postura adotada pela gestão municipal, que em 2017 conseguiu economizar cerca de R$ 2 milhões na área da Tecnologia da Informação, através do corte de contratos. A medida permitiu ao setor planejar e executar novos projetos como o que está sendo colocado em prática desde então.

– Estamos, na gestão atual, progredindo cada vez mais com relação ao uso da Tecnologia da Informação no dia a dia das pessoas. Os frutos da postura adotada desde 2017 são muitos. Os profissionais “da casa” são valorizados, há economia e transparência e o município se moderniza na área da tecnologia, dentro das possibilidades. A expectativa é de progredir cada vez mais e alcançar novas metas dentro do conceito de ‘Cidade Inteligente’ – ressaltou Márcio.

O progresso como ‘Cidade Inteligente’ 

Desde 2017, a Prefeitura de Resende segue em busca de consolidar o município no conceito de ‘Cidade Inteligente’, que faz bom uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos. O processo de transformação e modernização começou com uma mudança de postura da gestão municipal.

A equipe responsável pela Tecnologia da Informação é formada por servidores de carreira e o superintendente é professor da rede municipal. Esse grupo passou a assumir o controle de alguns serviços e a criar novas frentes, que atribuem mais autonomia a Prefeitura, fazendo com que a gestão pública dependa menos de outras empresas.

A mudança resultada através de revisão de contratos gerou economia aos cofres públicos, valorizou os servidores e rendeu diversos frutos. Entre os projetos iniciados desse período podem ser citados: a implementação de resultados de exames médicos online, assim como o histórico de exames; as plataformas de ensino “EDUCAR” e “AVA-SME”, que promovem a capacitação dos servidores, além do portal e-OUV e do portal do servidor.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996