Produção de mel de abelhas movimenta R$10 milhões por ano no RJ

Por Diário do Vale

Rio – O Estado do Rio de Janeiro produz 400 toneladas de mel por ano, o que movimenta mais de R$10 milhões na economia fluminense. Produzido pelas abelhas, o produto encontra uso na indústria da saúde, beleza e culinária. O dia 21 de junho marca a celebração desse alimento que conta com elevado valor nutricional.

– O consumo dos produtos das abelhas aumentou significativamente durante a pandemia. O momento é propício ao fortalecimento da cadeia de mel. A secretaria de Agricultura, através da linha de crédito Prosperar, viabiliza incentivos aos apicultores. Disponibilizamos um empréstimo a juros baixos para que o pequeno e médio produtor possa investir na sua produção e alavancar as suas vendas – ressalta Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura.

No estado do Rio, existem aproximadamente 1.300 apicultores. O município de São Fidélis, no Norte Fluminense, se destaca como o maior produtor de mel fluminense. Com aproximadamente 120 produtores, a cidade constatou um aumento considerável no consumo e venda do alimento. Os municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis e Paraíba do Sul também contam com produção.

– O programa Prosperar viabilizou entrepostos para o beneficiamento eficiente a fim de manipular e formalizar a demanda do mercado.  Podemos calcular que o consumo per capita passou a 120 gramas ao ano – destacou Nelson Victor de Oliveira, diretor da Federação dos Apicultores do Rio de Janeiro.

Benefícios a saúde

O produto tem propriedades medicinais, é rico em minerais e nutrientes. Além de ser reconhecido como um dos produtos mais eficientes indicados no combate aos efeitos da gripe e resfriados, serve de complemento alimentar.

Segundo a nutricionista, Tatiana Novo, o mel pode ser um importante aliado no bom funcionamento intestinal por ter o poder de controlar os níveis de microrganismos e auxiliar no bom funcionamento do corpo.

– É de fácil digestão e assimilação, tem valor energético elevado devido aos carboidratos encontrados (açúcares simples como glicose e frutose), o que contribui para o equilíbrio dos processos biológicos, além de serem responsáveis pela viscosidade e atividade antibacteriana. É tradicionalmente usado em casos contra doenças pulmonares, resfriados, gripe e fraqueza. Estudos atribuem ao mel de abelha efeito antiinflamatório, analgésico, sedativo, cicatrizante, expectorante e hiposensibilizador – explica a nutricionista da secretaria de Agricultura.

Saiba como solicitar

Para solicitar o empréstimo entre em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou através do e-mail: [email protected]. Veja neste link os endereços dos escritórios locais: https://bit.ly/3gzy2rc.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996