Programa de concessões do governo estadual inclui rodovias fluminenses e da Ilha Grande

by Diário do Vale

Sul Fluminense e Costa Verde –  O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta quarta-feira (27), o ‘Facilita RJ’, programa de concessões de serviços e ativos estaduais que serão assumidos pela iniciativa privada nos próximos dois anos. São projetos nas áreas de transporte, urbanismo, meio ambiente e eficiência energética. A apresentação aconteceu no Palácio Guanabara, durante reunião do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas – CGP/PROPAR.

O ‘Facilita RJ’ faz parte de um pacote de projetos de reforma administrativa, preparado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, que será implementado pelo governo ao longo de 2021.

– Os recursos do Estado são finitos. A parceria com a iniciativa privada é o caminho para ampliar o atendimento à população e aumentar a receita, viabilizando novos investimentos por parte do Estado – explicou o secretário de Planejamento e Gestão, José Luiz Cardoso Zamith.

Na área de transportes, o governo possui projetos para a concessão de rodovias. Em um dos lotes, serão concessionados 489,2 Km de estradas fluminenses, com investimentos de R$ 6 bilhões pelos próximos 25 anos, além da geração de 6 mil empregos diretos e 18 mil indiretos, com previsão de recebimento de outorga.

O lote inclui, no Sul Fluminense, a concessão da RJ-127 (Seropédica-Vassouras), RJ-145 (Barra do Piraí-Rio das Flores, na divisa com Minas) e RJ-155 (no Médio Paraíba, região do polo metal-mecânico até Angra dos Reis).
Meio Ambiente.

Na área ambiental, está em estudo a concessão do Parque Estadual da Ilha Grande. O governo considera necessários investimentos para a gestão do parque, com serviços integrados inclusive de saneamento – incluindo tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos – preservando os ecossistemas locais.

O Governo do Estado também pretende realizar a concessão do Vale da Revolta, no Parque Estadual dos Três Picos, em Teresópolis. O projeto ainda está em estudo.

You may also like

1 comment

arriando Suasunga 28 de janeiro de 2021, 09:30h - 09:30

Minha nossa sem dinheiro, sem aumento de salário com o combustivel mais caro no RJ (ICMS) ainda vem essa. O RJ em voz de tirar o grande numero CC ferra seu povo .Lamentavel

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996