Projeto de aceleração de pequenos negócios é lançado em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa-  A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação lançou na noite de quarta-feira, dia 12, o projeto Aceleração de Pequenos Negócios, no Instituto Cultural Municipal, no Centro. O principal objetivo do projeto é prestar consultoria presencial e online para microempreendedores individuais (MEI’s) e microempresários visando o crescimento do negócio. Com vagas limitadas, os interessados devem se inscrever no programa até o dia 21 de setembro no Sine/CATEI (Sistema Nacional de Empregos), situado à Rua Luis Ponce, 263, Centro (no pátio da prefeitura), de segunda a sexta-feira, de 8 às 16h.

Estiveram presentes o secretário da pasta, Agnaldo Raymundo e os coordenadores do programa: o gerente do CATEI (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual), Lucas Andrade, e os líderes e integrantes da Comunidade de Inovação do Sul Fluminense – Rio Sul Valley, Rodolfo Pombo e Igor Ponchio, além de microempreendedores, microempresários e artesãos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, ressaltou a relevância do projeto, considerado inovador na região e no município, que tem o setor comercial e de serviços como maiores empregadores.

-É fundamental que os pequenos empreendedores estejam preparados para o mercado. Nessas consultorias que serão disponibilizadas, eles serão capacitados, através do conhecimento adequado para crescer, prosperar, empregar mais pessoas e auxiliar no desenvolvimento não só da cidade, mas de toda a Região Sul Fluminense – declarou.

De acordo com um dos coordenadores do projeto de aceleração e gerente do CATEI, Lucas Andrade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ficará responsável pela pré-seleção de empresas com os seguintes perfis: negócios já em andamento, mas não-formalizados; microempreendedores individuais e microempresas.

-Depois, serão selecionadas 10 empresas que se encaixem nos requisitos para o treinamento. A capacitação contará com seis encontros semanais a partir de outubro com diversos temas que auxiliarão no desenvolvimento do empreendedor e seus negócios – explicou.

Microempreendedores individuais e microempresários serão capacitados através de consultorias personalizadas

Segundo o integrante da Rio Sul Valley, Igor Ponchio, o conteúdo presencial abrangerá trabalho em equipe e liderança, gestão de marca, modelagem de negócios e inovação, vendas e marketing, finanças, plano de negócios e pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse entre cliente e investidor pelo seu negócio).

-Na consultoria online, os participantes contam com orientação sobre gestão organizacional e financeira, marketing digital e atitude empreendedora/comportamental. A última etapa consiste na elaboração de um Plano de Negócios e Pitch, com o objetivo de documentar o funcionamento da empresa, auxiliar na fixação do aprendizado recebido nos encontros e consultorias e ter uma apresentação pronta quando foram em busca de investimento – contou Ponchio, destacando que a parceria com a prefeitura surgiu a partir da 20ª Flumisul realizada no mês passado.

Capacitação

A partir do projeto os empreendedores terão maior capacidade para obter linhas de financiamento.

-Após a estruturação e desenvolvimento do negócio, o participante poderá obter linhas de financiamento disponibilizadas por órgãos públicos, como a AgeRio, a Agência de Fomento do Estado, que possui parceria com a Prefeitura de Barra Mansa. O microempreendedor estará mais preparado e consciente de onde, como e quando investir – finalizou Lucas Andrade.

Para o microempreendedor Alexandre Dias, que tem um negócio com a esposa, Claudia Dias, de móveis e decorações em madeira e paletes, o projeto de aceleração de pequenos negócios é uma grande oportunidade de crescimento, já que começaram há um ano de forma despretensiosa.

-Fiz um porta tempero para cozinha de casa e uma vizinha gostou do trabalho e pediu um, semelhante. Eu era pedreiro, mas estava desempregado. Dali em diante nós vimos nesse serviço uma forma de empreender. Começamos a fazer outros objetos e hoje já estamos vendendo para quatro grandes lojas de Volta Redonda e Valença, que revendem nossos móveis, como camas, mesas, bandejas, entre outros – explicou.

Para eles, que começaram como artesãos, o suporte que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ofereceu para serem considerados artesãos profissionais e depois para regularizarem como MEI foi fundamental.

-Como começamos sem nenhum estudo e pesquisa aprofundada sobre o mercado, enfrentamos algumas dificuldades Esse projeto vai nos ajudar bastante na definição de valor de nossas criações, o cálculo do custo x benefício, documentação, estudo de tendências e marketing, influenciando assim na lucratividade da nossa empresa – afirmaram

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996