Quase metade da frota regional circula sem vistoria do Detran

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Dados do Detran-RJ apontam que em média 45% da frota de veículos da região circula irregularmente, sem terem sido submetidos a vistoria há mais de um ano por seus proprietários. O órgão considera 13 cidades (Angra, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Parati, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda), que juntas possuem 445.685 mil automóveis emplacados.

O Detran, no entanto, informa que nem sempre o carro está irregular por inadimplência com IPVA. Existem casos em que simplesmente o motorista marca a vistoria e não vai ao posto. Existe ainda caso em que o motorista encontra dificuldades para agendar a vistoria.

A cidade com a maior frota é Volta Redonda, com 138.790 veículos, dos quais 44% circulam sem os documentos exigidos pelo Detran. O maior índice de carros sem licenciamento está em Barra do Piraí, que tem 53% da frota de 35.661 autos em situação irregular. Já Porto Real concentra os menores percentuais: apenas 29% dos 9.222 veículos apresentam algum tipo de irregularidade na documentação que depende da vistoria.

Porto Real, na verdade, destoa completamente dos municípios vizinhos. Nenhuma outra cidade da região tem menos que 40% da frota em estado irregular, não importando o tamanho da cidade ou da frota. Quatis, por exemplo, tem a menor frota da região com 4275 veículos e tem um índice de irregularidade de 51%. Por outro lado, a segunda maior frota da região é de Barra Mansa, que tem 43% dos veículos há mais de um ano sem realizar vistoria.

Com esses percentuais não é difícil encontrar nas ruas da região o dono de um veículo considerado inapto pelo Detran a circular nas ruas. “Não faço a vistoria, pois não tenho dinheiro. A crise está aí ainda não consegui quitar os débitos do ano passado com o Detran. Esse ano vai pelo mesmo caminho”, disse um motorista, que preferiu não se identificar.

Trabalhando de maneira autônoma, ele explicou que há grupos mobilizados nas redes sociais para informar sobre eventuais blitzes do Detran-RJ ou da Polícia Militar. “Procuro me informar e evitar locais de maio tráfego. Se ver, aviso os demais. Sempre andei em ordem, mas jogaram o país na crise e não tenho mais dinheiro para deixar o carro em ordem. Ou eu pago o carro ou pago contas como luz, gás e faço compras”, destacou.

História inusitada foi contada por uma professora aposentada da rede estadual, que também está sem fazer a vistoria do veículo. “Tem ficado mais na garagem que nas ruas”, contou ela, que precisou de sair com o carro e acabou parada em uma operação da Polícia Militar.

– O policial pediu a carteira e o documento do carro. Mostrei tudo e ele disse que estava atrasado. Sorri e disse que era professora do Estado, funcionária do Pezão (governador Luiz Fernando Pezão) como ele. O rapaz me entregou o documento, permitiu minha saída e ainda me desejou boa sorte – contou a professora.

O prazo final para quem optou por parcelar, em três vezes, a dívida do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é o dia 10 de abril, para quem tem veículo com placa final nove. Os motoristas em situação irregular temem que, a partir desta data, voltem a ocorrer, com maior intensidade, as operações do Detran-RJ. “Todo ano tem e com o Estado no ‘buraco’, duvido que não vão mandar a fiscalização apertar. Só que já aviso logo: se prenderem meu carro vão ficar com ele. Não tenho mesmo como pagar”, disse o proprietário entrevistado pelo DIÁRIO DO VALE.

Medição: Em Volta Redonda, pelo menos 44% dos veículos circulam em situação irregular (Foto: Arquivo)

Medição: Em Volta Redonda, pelo menos 44% dos veículos circulam em situação irregular (Foto: Arquivo)

Outros serviços

A assessoria de imprensa do Detran-RJ informou ainda que os postos de identificação e habilitação estão funcionando sem problemas na região. Em nota, o órgão garantiu que as paralisações mais recentes foram provocadas pela “falta de pagamento de benefícios trabalhistas por parte da empresa terceirizada”.

O Detran-RJ, no entanto, admite que as seguidas interrupções dos serviços fizeram com que houvesse aumento da demanda. “Essa fila reprimida vem sendo reduzida. Por outro lado, realizamos diversas ações sociais de identificação civil nas quais foram atendidas 1.220 pessoas apenas nos dois últimos fins de semana no Rio, em Cabo Frio, Niterói, Nova Friburgo, Magé e Duque de Caxias”, informa a nota.

Da mesma maneira, o Detran apontou que os trabalhos nas Ciretrans também transcorrem normalmente. “As circunscrições regionais de trânsito oferecem os seguintes serviços: emissão de segunda e terceira licença, comunicação de venda, recursos de multas, abertura de processos administrativos e baixa de alienação de veículos”, diz.

You may also like

39 comments

Al Fatah 2 de abril de 2017, 14:42h - 14:42

Carro: não pode mantê-lo, não o tenha, ou pelo menos não saia com ele. Sem ordem, não há progresso…

Luiz 2 de abril de 2017, 11:25h - 11:25

A corrupção já se instalou no DETRAN de VR. Tem despachante cobrando 50 reais e arruma a vaga rapidinho. Como pode ter vaga para despachante e não ter vaga para o cidadão comum ? Com certeza alguém no DETRAN tá levando um pedaço desses 50 reais. ESSE BRASIL NÃO TEM JEITO NÃO.

Brasil 2 de abril de 2017, 11:18h - 11:18

Usem os grupos ant Blitz no whatsap ..
Funciona que é uma beleza…
Depois que conseguirem quitar o ipva ..transfiram seu carro para Bananal estado de São Paulo, façam como eu fiz..
Não dêem dinheiro para esse estado de Merda…
Se não garantem nem a saúde nem a nossa segurança para que contribuir aqui?

Aposentado1 2 de abril de 2017, 10:27h - 10:27

Tem que acabar com essas vistorias que não servem para nada. Você vai lá o pessoal mal humorado, te responde pela metade as indagações, mal remunerado (os funcionários vistoriadores e digitadores) por que os chefões tem salário gordo.
Tem que fazer blitz mas sem o jeitinho, igual a professora relatou, ou sem a caixinha para o pessoal da blitz.
Fazemos as vistorias, o veículo está tudo ok. Aí saímos nas ruas da cidade e vemos diversos veículos sem condição de trafegar: seta não funciona, luz de freio queimada, só um farol, pneu careca; motos toda irregular com retrovisor modificado, escapamento sem miolo provocando som alto demais, etc.

Do vale 2 de abril de 2017, 09:16h - 09:16

Vem com desculpinha não isso pra mim é choradeira tem vaga quer marcar encima dá hora Ex: Carro com a placa final 5 até mês de agosto aí chega mês de agosto o cara quer marcar e reclama que acha vaga isso pra mim se chama irresponsabilidade, tem q marcar com antecedência gente depois não chore se o Detran rebocar seu carro…

Do vale 2 de abril de 2017, 09:10h - 09:10

Detran dá muito mole pra essa gente quer ter carro mas não tem responsabilidade com veículo tem que prender mesmo e levar para pátio tinha que aumentar a diária do pátio do Detran e mais o valor do guincho.

Davidson alves 2 de abril de 2017, 07:40h - 07:40

Vou transferir pra minas

Marcos 1 de abril de 2017, 23:18h - 23:18

Bacaninha é que não conseguimos agendar vistoria.
Como tem fiscalização nas ruas porque o documento das pessoas que paga o IPVA em dia não pode ir para as suas casas. Ai fica o detran fazendo o mesmo serviço duas vezes. Fiscalizado nos postos e fiscalizando na rua. O que adianta ter um monte de funcionários se os funcionários não recebe pagamento. E não conseguimos agendar, ai vem o Sr. Neto cobrando fiscalização dos prefeitos não bacaninha.

Ananias 2 de abril de 2017, 08:32h - 08:32

O estado nos sacaneia, vc paga o IPVA e não consegue fazer a vistoria!!!
Aliás, um dos únicos estados do País aonde existe essa palhaçada!!!

MAS TIVE UMA LINDA IDÉIA: COMO TENHO IMOVÉL EM SP, DE AGORA EM DIANTE, TEREI MEUS VEÍCULOS REGISTRADOS POR LÁ!!!

QUEM VAI SER SACANEADO AGORA É O ESTADO. LIXO DE RIO DE JANEIRO, LIXO DE DETRAN…

VAI VENDO 2 de abril de 2017, 10:22h - 10:22

Bacana Ananias

Vc e outros pagarão IPVA noutros Estados, isto quer dizer que o imposto vai para longe de VR.

Aí depois querem cobrar melhorias aqui???

O mesmo acontece com muitos serviços oferecidos pelo estrangeiro, como o acesso ao google. Pagam uma fortuna para os EUA e depois MALHAM a internet brasileira, as telefônicas, etc né?

Obs. google que falam é nada mais nada menos que um dos NAVEGADORES da internet. Eu nunca a usei, pois uso mais o Firefox, mais completo e não mando meu dinheiro para fora de VR e nem do país.

Ainda não fiz a vistoria devido à Greve 1 de abril de 2017, 23:13h - 23:13

Alguém sabe informar se a greve do posto do DETRAN de Volta Redonda já acabou?

Ass 1 de abril de 2017, 21:52h - 21:52

Fico pensando como o povo são corruptos não cumprem com seus deveres .E temos falam fora temer .E a propósito ele é legítimo sim foi escolhido por vcs q votaram na Dilma .Antes de votar olhe quem é o vice

Jorginho 1 de abril de 2017, 21:16h - 21:16

Tem muita gente que não paga nem promessa,esta aproveitando a “CRISE” para dar calote e ser beneficiada com anistia.

Juca Pirama 1 de abril de 2017, 21:04h - 21:04

Esse estado e miseravelmente imoral. O cidadão que não consegue marcar a vistoria corre o risco de ter seu veículo apreendido. Faz inveja a qqr romance kafkiano.

ARMAGEDOM 1 de abril de 2017, 20:42h - 20:42

Quero ver uma matéria sobre a situação das frotas das prefeituras pelo menos da região sul fluminense. Duvido que estão devidamente em dia. Tem carro de Prefeitura que nem documento tem e a PETRAN faz vista grossa. Só o trabalhador que se ferra nesse país.

ARMAGEDOM 1 de abril de 2017, 20:30h - 20:30

Quero ver uma matéria sobre a frota da Polícia Militar (principalmente PETRAN), Polícia Civil, ALERJ, DETRAN e Governo do Estado de maneira geral. Duvido que toda a frota esta devidamente licenciada. Querem cobrar da população arrumem primeiro a casa de vocês. O Estado não paga os prestadores de serviços por exemplo e ainda quer multar esses mesmos funcionários, ou, apreender os seus carros. Governo imoral, covarde e demoníaco.

Livia 1 de abril de 2017, 19:36h - 19:36

Hoje pela tarde, uma mulher em alta velocidade numa Hillux velha da empresa Porto Seguro de Placa KPQ-2509 Mesquita, colidiu com meu veículo aqui mesmo em Volta Redonda, e pediu para que eu não chamasse a Polícia pois o veículo estava com documentação ainda de 2015 e a mulher uniformizada ao descer do veículo jogou uma latinha de cerveja no chão.
Ta faltando fiscalização se ta errado, tem que apreender mesmo.

revoltado 1 de abril de 2017, 18:56h - 18:56

diario do vale na certa vai me melar, mas vou falar TO CANÇADO DE SUSTENTAR VAGABUNDO, A QUE PONTO CHEGAMOS UM PAIS DIRIGIDO POR GOLPISTA UM ESTADO FALIDO POR ROUBOS E FALCATRUAS, E OS BRASILEIROS HONESTOS SE FUDENDO NA MAO DESTES BANDIDOS

VAI VENDO 1 de abril de 2017, 19:59h - 19:59

Diga-se de passagem que foram os eleitores do PMDB que colocaram eles no posto.

O consolo é que pela primeira vez na história desse país um partido político foi grampeado a devolver o que roubaram.

O que os eleitores do PP têm a dizer?

VAI VENDO 1 de abril de 2017, 18:32h - 18:32

Aviso aos agentes de trânsito: se não tiverem com a prova da falta de vagas impressa, multem eles.

Não se deixem corromper.

Mario Marcelo 1 de abril de 2017, 18:27h - 18:27

Detrans ,Cenatrans ,Contrans, Diretrans, DNERs, Corruptrans, DNIT, Ciretrans, etc O que cada órgãos desse faz? São mais de 150.000 servidores, alguns apadrinhados de políticos sem nenhuma formação no que executam e que levam do estado brasileiro mais de R$ 2.000.000.000,00/ano ,dinheiro esse que falta na educação ,saúde e segurança . Verdadeira zona de conforto.

Aí Flatei! 1 de abril de 2017, 17:59h - 17:59

Ora diabos!!! Pobre tem que andar de transporte público. Sem grana, sem carro. Simples assim.
A propósito, já vistoriei meus carros.

VAI VENDO 1 de abril de 2017, 18:27h - 18:27

Eu paguei o IPVA à vista e aproveitei o desconto. Tbm já vistoriei o meu carro. Os carros dos filhos tbm estão em dia.

Ah, e com o desconto do IPVA eu coloquei pneus novos atrás. Mais alguns meses eu troco os da frente. Estou só esperando novas ofertas.

Veja o que fiz. Não torrei em cervejas ou em sapatos de salto alto.

José 1 de abril de 2017, 18:40h - 18:40

Vai vendo, tu tem uma Ferrari, Lamborghini… Com o desconto do IPVA compra pneu… Tú é mentiroso, pensa para escrever primeiro… Quem fala demais dá bom dia a cavalo ! Tenho 4 IPVA, tudo com 2017 na mão !

VAI VENDO 1 de abril de 2017, 19:54h - 19:54

josé

Na verdade eu economizei com o IPTU tbm. rsrsr

REALIDADE 1 de abril de 2017, 22:23h - 22:23

E DAI O MEU TAMBÉM ESTAR PAGO E NÃO MUDA NADA O GOVERNO CONTINUA EXPLORANDO O POVO E NÃO USA OS IMPOSTOS COMO DEVERIA E SIM PARA MANTER SEUS PRÓPRIOS OBJETIVOS E DE SEUS APADRINHADOS EM VEZ DE DIZER ISSO DEVERIA LUTAR POR UMA PAIS MELHOR JÁ PENSOU QUE VIVE AQUI E SEUS FILHOS TAMBÉM SE TIVER CLARO , JUNTO COM IPVA DESVIADOS VEM A SAÚDE A EDUCAÇÃO A SEGURANÇA PÚBLICA , AI VC ANDA NUM CARRÃO COM IPVA PAGO E VEM O VAGABUNDO E LEVA E SE DER SORTE NÃO TE MANDA PARA CÉU JUNTO POQUE NOSSO GOVERNO NÃO INVESTE E EDUCAÇÃO SAÚDE E SEGURANÇA , OU SEJA MORAL DA HISTÓRIA AMIGO SE NÃO FAZ PARTE DA SOLUÇÃO TAMBÉM NÃO DEVERIA FAZER PARTE DO PROBLEMA FICAR CALADO AS VEZES E MELHOR.

VAI VENDO 1 de abril de 2017, 17:58h - 17:58

“Não faço a vistoria, pois não tenho dinheiro…”
“Procuro me informar e evitar locais de maio[r] tráfego. Se ver, aviso os demais….”

Os valores estão totalmente invertidos com esses PILANTRAS e suas desculpas esfarrapadas.
Realmente a história da professora É BASTANTE INUSITADA; veja:

“Mostrei tudo e ele disse que estava atrasado. Sorri e disse que era professora do Estado, funcionária do Pezão…”

Já imaginaram o que os alunos dessa professora estão aprendendo???? Não é à toa que temos tantos proprietários de carros dando calotes no DETRAN. É claro que ela não ia se identificar, né?

“O rapaz me entregou o documento, permitiu minha saída e ainda me desejou boa sorte…” A corruptora rindo do agente tbm corrupto. Claro que o agente corrupto deixaria uma professora corromper ele, né?
Como vamos corrigir este país rico em natureza mas podre de gente que vive nele??? Como vamos prosperar com essa gente?

SEJAM E MOSTREM DIGNIDADE; vendam o carro, oras!! Sendo dignos, sempre somos mais prósperos, e não precisamos passar por sem vergonhas. Pensem nisso!

Ah, e nem votamos em bandidos como o Pezão e outros mais.

Tá Demais 1 de abril de 2017, 22:44h - 22:44

Vender é o escambau. Custamos pra comprar, deu essa desgraça de crise, muito fácil um cara que não esta desempregado vir falar em vender um bem suado pra conquistar, faça o favor! amanhã podemos arrumar emprego e resolver o ipva. não é caso de vida ou morte não. Quanta besteira!

Gustavo 1 de abril de 2017, 23:35h - 23:35

Corrompido ou compadecido? Vc é um grande abestado

Antonio Carlos Peludo 1 de abril de 2017, 17:50h - 17:50

Brasileiro: profissão trouxa sustentador de vagabundos em outros paises (DEMOCRATICOS) existe a taxa de licenciamento e só ,agora verifique os comunistas e socialistas e vera de onde copiamos

A César o que é de César 1 de abril de 2017, 18:42h - 18:42

Meu filho volte para o banco da escola, ainda é tempo.

Exu Caveira das Almas 1 de abril de 2017, 16:59h - 16:59

Caloteiros e gente que tenta possuir veículo sem poder têm desculpa para tudo. Maldito jeitinho brasileiro…

VAI VENDO 1 de abril de 2017, 17:36h - 17:36

Pois é!

É a degradação de um povo que ainda ri e comemora o errado. Depois reclamam dos politiqueiros que eles mesmo elegem.

Pior é jogarem a culpa nos outros, no povo e no Brasil. Gente sem vergonha nenhuma.

PILANTRAS, safados… Vou ficar por aqui para não adjetivá-los até o fim da página.

Ja vi esse filme 1 de abril de 2017, 16:48h - 16:48

Nunca tem vaga para o Posto de Volta Redonda, como que querem que façamos a vistoria???
Fala serio..!!!!!

VAI VENDO 1 de abril de 2017, 17:38h - 17:38

Cadê a prova? Vc tem impressa a tela da falta de vaga?

A César o que é de César 1 de abril de 2017, 18:47h - 18:47

Juntando eu, minha esposa e filhos, temos 4 automóveis na família e todos 4 devidamente regularizados, nunca tivemos problemas em colocar a documentação do carro em dia, esta turma que diz que não consegue fazer a vistoria dos carros devem ser de outro planeta. Não tem condições de andar de carro, vá de ônibus. Eu só vim a possuir carro quando tive plenas condições para mantê-lo

Tá Demais 1 de abril de 2017, 16:32h - 16:32

No que depender de mim, NUNCA MAIS O DETRAN RJ vai ver meu dinheiro. Vou transferir pra MG. Chega dessa palhaçada.

CIDADÃO 1 de abril de 2017, 16:26h - 16:26

O funcionamento das Ciretrans não estão normalizados. Podem acessar o site do Detran e tentar marcar vistoria que não tem vaga. UMA VERGONHA ESSE RJ.

VAI VENDO 1 de abril de 2017, 18:20h - 18:20

Vergonha são esses caloteiros e corruptores na reportagem, não “ESSE RJ”! São esses PILANTRAS que votam em bandidos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996