sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Rede de Agentes de Desenvolvimento tem projeto para pool de agricultores orgânicos

Rede de Agentes de Desenvolvimento tem projeto para pool de agricultores orgânicos

Matéria publicada em 14 de novembro de 2018, 21:22 horas

 


Intenção é abastecer o futuro mercado de produtos orgânicos que a Prefeitura de Volta Redonda pretende implantar

Agentes de desenvolvimento com o prefeito Samuca Silva e o secretário da pasta em Volta Redonda, Joselito Magalhães

Volta Redonda – A subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Volta, Thaís Souza, informou que a Rede de Agentes de Desenvolvimento do Sul Fluminense está concluindo um projeto para mobilizar produtores orgânicos da região para fazerem parte de um pool de fornecedores para o Mercado de Produtos Orgânicos que a Prefeitura de Volta Redonda vai montar. Thaís Souza é uma das oito pessoas que participam da Rede de Agentes de Desenvolvimento, representando a Prefeitura de Volta Redonda. A prefeitura já conseguiu a verba federal para montar o mercado de orgânicos, e a Rede de Agentes acredita que a demanda superaria a oferta dos produtores do município, já que a cidade é o maior mercado consumidor da região, mas tem a economia baseada em indústria, comércio e serviços.

Thais explicou que a Rede de Agentes de Desenvolvimento, integrada por representantes de Volta Redonda, Barra Mansa, Porto Real, Resende, Barra do Piraí e Vassouras, tem como objetivo promover o desenvolvimento regional através de ações integradas.

— A intenção é remover as fronteiras e trabalhar pelo desenvolvimento comum — afirmou.

Uma das ações promovidas pela Rede de Agentes de Desenvolvimento foi o “Encontro com a Desburocratização”, destinado a servidores públicos envolvidos no licenciamento de alvará, de toda a região.

— Acreditamos, como Agentes de Desenvolvimento, que é importante que toda a região esteja no mesmo patamar, quando o assunto for emissão de alvará. Precisamos fortalecer o Médio Paraíba. Com a região crescendo, todos ganham. Queremos que a região sul fluminense seja reconhecida pela sua prosperidade, atratividade, excelente infraestrutura, qualidade de vida de seus habitantes, gestão pública eficiente e eficaz, servindo como exemplo no Brasil — disse Thaís.

 

Origem e abertura para novos agentes

 

A Rede de Agentes de Desenvolvimento do Sul Fluminense foi inspirada por uma organização similar, existente na Região Serrana. O Sebrae apoiou a formação da organização e fornece treinamento a futuros agentes.

A missão da rede é “aproximar os municípios com o objetivo de promover, fortalecer e potencializar o desenvolvimento da região a partir da superação dos gargalos percebidos, da troca de informações e experiências, do empoderamento e valorização do agente de desenvolvimento e do trabalho cooperativo e compartilhado”.

Thaís acredita que, quanto mais municípios indicarem representantes para a Rede de Agentes de Desenvolvimento, mais eficazes serão o planejamento e as ações.

— O agente de desenvolvimento é um representante do poder público responsável por participar do planejamento das políticas de desenvolvimento do município, discutindo e articulando iniciativas relacionadas à melhoria do ambiente de negócios. Todos os municípios serão muito bem vindos nessa rede, e podem indicar representantes que posteriormente farão o treinamento no Sebrae — disse Thaís.

 

Premiação

 

Dois dos agentes de desenvolvimento da rede do Sul Fluminense receberam reconhecimento no 5º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado em setembro, no Rio: Euler Amaral, de Barra do Piraí, e Wagner Jardim, de Volta Redonda.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Parabéns ao Prefeito SAMUCA! Vc Conseguiu!

    Prefeitura Digital de Volta Redonda! Abandono Real!

    As praças totalmente abandonas! Venham visitar a Praça localizada no Bairro Conforto na RUA 2.

    Venha visitar o posto de saúde do SANDU. Abandono total! Falta de Manutenção Geral!

    Cruzamento entre a RUA 4 RUA 245 acidente toda semana! Abandono geral!

    Saudades do Prefeito Neto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document