quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Reforma do imóvel é uma das prioridades para quem vai receber o 13º

Reforma do imóvel é uma das prioridades para quem vai receber o 13º

Matéria publicada em 10 de novembro de 2019, 11:34 horas

 


Famílias aproveitam a chegada do fim de ano para fazer pequenos reparos, finalizar acabamentos, trocar pisos ou renovar a pintura

 

Loja de material de construção prepara estoque para atender clientes que deixam a reforma da casa para o final de ano-Foto: Paulo Dimas

Barra Mansa- No dia 30 de novembro, pelo o que prevê a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), milhares de trabalhadores brasileiros já deverão ter recebido a primeira parcela do 13º salário. Embora muitos façam planos para gastar a renda extra com passeios, para quitar alguma dívida ou investir nos presentes das festas de final de ano, uma grande parcela opta em investir o dinheiro em obras, reformas ou em pequenos reparos no imóvel como, por exemplo, troca de pisos, pintura, entre outros. Neste ano, quando a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, a expectativa das lojas de material de construção é aproveitar o movimento que oferece grandes ofertas para atrair um número maior de clientes.

É o que afirma o comerciante Guilherme Silva Carvalho, que tem uma loja de material de construção e já preparou seu estoque para receber os clientes que deixam a reforma da casa para o final de ano. De acordo com ele, ter aderido á Black Friday e associado a campanhas as reformas foi um investimento positivo para a loja.

“Todos os anos nós já percebíamos um aumento nas vendas de material de construção, em novembro e início de dezembro, porque muita gente realmente reserva o 13º salário para fazer aquela tão sonhada obra em casa, ou até mesmo aquele acabamento ou pintura para deixar tudo arrumado para as festas de final de ano. No ano passado associamos esse fator á Black Friday, oferecendo descontos especiais para os nossos clientes e, realmente, o resultado foi melhor do que o esperado. Para esse ano eu me preparei buscando preços junto ao fornecedores, para realmente garantir descontos ao clientes, e a expectativa é aumentar as venda em até 40%, se comparado com outros períodos do ano”, afirmou Carvalho.

Desde o início do ano investindo na compra de material para fazer a reforma do banheiro da sua casa, a enfermeira Natália Fonseca, de 34 anos, vai priorizar seu 13ª para pagar a mão de obra do profissional que executará os serviços. De acordo com ela, parcelar a compra do material foi a forma encontrada para conseguir colocar seu desejo de trocar pisos, louças e box do banheiro. Agora, com a proximidade do pagamento do 13ª, ela afirma estar ansiosa para ver tudo pronto.

– Não dá para comprar material de construção e pagar pedreiro, ao mesmo tempo. Como meu material já está todo comprado, eu e meu marido vamos usar o décimo terceiro só para pagar a mão de obra, que hoje em dia é o que mais pesa em uma obra. Há anos eu venho querendo reformar meu banheiro e, finalmente, está chegando a hora. É preciso ter foco com o que a gente vai fazer com o 13º porque senão gastamos com coisas supérfluas e não fazemos o que realmente precisa. Estou muito feliz por ter conseguido me programar para investir o meu em uma melhoria na minha casa – enfatizou a enfermeira.

Preparando a casa para o Natal

Com a casa em construção, desde 2015, administradora Daniele Dias de Almeida, de 35 anos, tem como meta finalizar o acabamento até o dia 10 de dezembro, conforme já combinado com seu pedreiro, para que possa receber toda a família para as festas de fim de ano. De acordo com ela, a mão de obra para os últimos retoques será paga com seu décimo terceiro, cuja primeira parcela será depositada pela empresa onde trabalha no dia 30 de novembro.

– Desde 2015 que todo o meu décimo terceiro é direcionado para a obra da minha casa e, agora que está perto de ficar pronta, não seria diferente e estou muito ansiosa para terminar logo. Eu vou usar esse salário extra para paga a mão de obra do acabamento que ainda resta e meu marido vai investir o dela na pintura da casa. Queremos tudo pronto antes do fim da primeira quinzena de dezembro, porque já anunciamos para toda família que esse ano as comemorações serão na nossa casa nova – salientou Daniele.

Já a aposentada Solange Gonçalves, de 63 anos, optou em pintar toda a área interna e externa da casa, também pensando em receber familiares para as festa de fim de ano. Segundo ela, o serviço só será feito graças ao décimo terceiro salário, que foi planejado para ser investido no serviço desde o início do ano.

– Eu sempre gostei de pintar a casa e deixar tudo harmonioso para as festas de fim de ano, E, é sempre com o meu décimo terceiro que faço esse serviço. Tem três anos que estou tentando renovar a pintura por dentro e por fora e só agora, que as coisas deram uma melhorada, é que vou conseguir – afirmou a aposentada.

Vantagens de reformar nas férias

Conforme destaca o mestre de obras, Reginaldo Dias, de 42 anos, entre as vantagens de se reformar ou pintar a casa nesta época do ano, quando geralmente o chefe de família está presente, é que questões como compra de materiais e imprevistos podem ser resolvidos rapidamente, além da mão de obra, que também pode contribuir para que os serviços tenha um melhor rendimento.

-Tem muito chefe de família que se dispõe a trabalhar durante as férias como servente, na própria obra, o que acaba nos auxiliando e ainda fazendo com que ele economize. Eu, particularmente, gosto muito de trabalhar tendo o dono da casa ao lado, uma vez que assim não riscos do serviço sair com ele desejava – disse o mestre.

Segundo ele, nessa época do ano os serviços mais requisitados são realmente os de reforma, incluindo troca de pisos, janelas, telhados, reforma de cozinha, banheiro, área de festas, entre outros. “São serviços que podem ser feitos na primeira quinzena de dezembro e que não comprometem as comemorações de fim de ano”, finalizou.

Por Roze Martins


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document