Resende fortalece produção e negócios na Zona Rural

by Diário do Vale

Resende – Produtores e empresários das áreas rurais de Resende receberam o prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD), em diversas agendas marcadas no distrito de Visconde de Mauá, durante o fim de semana. O objetivo da visita é fomentar negócios, bem como a produção, para elevar ganhos das comunidades e fortalecer a economia do município.

O prefeito foi acompanhado por técnicos da Secretaria de Agricultura. A meta é ampliar infraestruturas e capacidade logística nas áreas fora do eixo urbano. Muitos pontos foram visitados, entre os quais, o Trutário da Serrinha, instalado há 33 anos e famoso por permitir que o cliente pesque seu próprio almoço. A agenda incluiu ainda a fazenda Copaíba, especializada em produção de leiteira. Os proprietários do local também estão investindo na produção de queijos, e iniciando o cultivo de oliveiras.

Aposta de agricultores da região, as oliveiras já são produtos presentes em pelo menos três fazendas. Para se conquistar um produto capaz de se transformar em azeite orgânico, as árvores necessitam de pelo menos cinco anos de vida. Em Mauá, o plantio mais antigo completou três anos de idade.

A comitiva do prefeito, que contou ainda com a presença do secretário de Obras e da equipe de comunicação, visitou novos empreendimentos também na sede a indústria de laticínios Pedra Selada, importante geradora de empregos na região, além da pousada Mauá Brasil, que além de investimentos em hotelaria e gastronomia também atua no ramo da azeitona.

Os empreendedores vêm apostando na diversificação das atividades, visando o desenvolvimento da produção com o aumento da fabricação de produtos e, consequentemente, de renda. Todos levam em consideração a responsabilidade social e ambiental, como o tratamento de nascentes e fontes de água, além do equilíbrio relacionado à qualidade do ar e do solo.

– Quando viemos para cá, realizamos um grande investimento para preservação das nascentes e reconstrução da mata ciliar. Nossa preocupação é conciliar a pecuária de leite com a conservação ambiental – explicou Vaine Menegheti, proprietário da fazenda Copaíba.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz afirma que o homem do campo e as indústrias rurais necessitam de mais atenção do poder público. De acordo com Diogo, Resende precisa recuperar sua tradição como polo de agronegócio, ampliando e atraindo novos investidores, capazes de agregar qualidade de vida e oportunidades aos moradores das zonas rurais.

– Além da assistência técnica que a Secretaria de Agricultura está oferecendo aos produtores, estamos focados em três aspectos importantes: melhorar a capacidade de mobilidade, através da manutenção das estradas; ampliar o serviço de telecomunicação, por meio de programas disponíveis na esfera federal; além de potencializar e garantir qualidade no fornecimento de energia elétrica para as áreas fora do eixo urbano – ressalta.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996