sábado, 16 de outubro de 2021 - 01:55 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Resende ganha nova reserva ambiental em parceria com a Nissan

Resende ganha nova reserva ambiental em parceria com a Nissan

Matéria publicada em 9 de fevereiro de 2016, 07:26 horas

 


Preparando: Plano de manejo vai apontar direcionamento dos trabalhos (ACOM/PMR)

Preparando: Plano de manejo vai apontar direcionamento dos trabalhos

Resende – A criação do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Lagoa da Turfeira, em Resende, no Sul Fluminense, foi formalizada em uma parceria entre o Governo do Estado e a montadora Nissan. A publicação do decreto para implantação do refúgio permite que seja iniciada a elaboração do plano de manejo e construção da infraestrutura administrativa da unidade, visando à conservação de 269 hectares de áreas remanescentes de Mata Atlântica, na Região do Médio Vale do Paraíba.

O Refúgio da Vida Silvestre é fruto do entendimento havido com a participação do Ministério Público por ocasião do licenciamento ambiental da montadora Nissan pelo Inea

– O Refúgio da Vida Silvestre Lagoa Turfeira vai se tornar uma realidade com a implantação de seu plano de manejo. O refúgio vai interligar importantes fragmentos de Mata Atlântica, colaborando para a preservação da biodiversidade da região, e, em especial, das aves que passam pela região durante os ciclos migratórios – disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

O Revis Lagoa da Turfeira tem por objetivo preservar um remanescente natural de áreas úmidas, que, antes dos impactos provocados pelo homem, se estendia por toda a várzea do Rio Paraíba do Sul. Embora a cobertura vegetal da região no entorno da lagoa e a própria hidrografia estejam relativamente alteradas, o complexo de áreas úmidas existente no lugar constitui um importante reduto para a biodiversidade local, especialmente para diversas espécies de aves aquáticas. A criação do refúgio contribui para o fluxo gênico de espécies nativas por meio da formação de corredores ecológicos.

– A Lagoa da Turfeira constitui um importante abrigo para a fauna, especialmente a avifauna, que ali instala seus ninhos ou utilizam como pouso. Dentre os mamíferos mais comuns estão presentes capivaras, cachorros do mato, lontras, lobo guará e até a jaguatirica. Presente também espécies ameaçadas de extinção como o cágado do Paraíba e o jacaré -do-papo amarelo – disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

De acordo com Paulo Schiavo o próximo passo será a elaboração do plano de manejo e a construção da infraestrutura da sede do Revis. Todas as etapas de estruturação da unidade contarão com apoio da Nissan.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Tomara que realmente saia do papel e não vire apenas mais uma reserva que na prática não tem o minimo de estrutura para se manter e assim justificar o nome que leva.

Untitled Document