Resende ganha nova reserva ambiental em parceria com a Nissan

by Diário do Vale
Preparando: Plano de manejo vai apontar direcionamento dos trabalhos (ACOM/PMR)

Preparando: Plano de manejo vai apontar direcionamento dos trabalhos

Resende – A criação do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Lagoa da Turfeira, em Resende, no Sul Fluminense, foi formalizada em uma parceria entre o Governo do Estado e a montadora Nissan. A publicação do decreto para implantação do refúgio permite que seja iniciada a elaboração do plano de manejo e construção da infraestrutura administrativa da unidade, visando à conservação de 269 hectares de áreas remanescentes de Mata Atlântica, na Região do Médio Vale do Paraíba.

O Refúgio da Vida Silvestre é fruto do entendimento havido com a participação do Ministério Público por ocasião do licenciamento ambiental da montadora Nissan pelo Inea

– O Refúgio da Vida Silvestre Lagoa Turfeira vai se tornar uma realidade com a implantação de seu plano de manejo. O refúgio vai interligar importantes fragmentos de Mata Atlântica, colaborando para a preservação da biodiversidade da região, e, em especial, das aves que passam pela região durante os ciclos migratórios – disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

O Revis Lagoa da Turfeira tem por objetivo preservar um remanescente natural de áreas úmidas, que, antes dos impactos provocados pelo homem, se estendia por toda a várzea do Rio Paraíba do Sul. Embora a cobertura vegetal da região no entorno da lagoa e a própria hidrografia estejam relativamente alteradas, o complexo de áreas úmidas existente no lugar constitui um importante reduto para a biodiversidade local, especialmente para diversas espécies de aves aquáticas. A criação do refúgio contribui para o fluxo gênico de espécies nativas por meio da formação de corredores ecológicos.

– A Lagoa da Turfeira constitui um importante abrigo para a fauna, especialmente a avifauna, que ali instala seus ninhos ou utilizam como pouso. Dentre os mamíferos mais comuns estão presentes capivaras, cachorros do mato, lontras, lobo guará e até a jaguatirica. Presente também espécies ameaçadas de extinção como o cágado do Paraíba e o jacaré -do-papo amarelo – disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

De acordo com Paulo Schiavo o próximo passo será a elaboração do plano de manejo e a construção da infraestrutura da sede do Revis. Todas as etapas de estruturação da unidade contarão com apoio da Nissan.

You may also like

1 comment

Rui 10 de fevereiro de 2016, 12:09h - 12:09

Tomara que realmente saia do papel e não vire apenas mais uma reserva que na prática não tem o minimo de estrutura para se manter e assim justificar o nome que leva.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996