Rio simplifica processos de abertura de empresas

by Diário do Vale

Rio – O Rio de Janeiro tem avançado no processo de desburocratização de abertura de empresas com atividades de baixo risco. Hoje, 94% dos pedidos avaliados pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) são aprovados em até 72 horas. Nos demais casos, em geral, há exigência que adia a concessão da permissão.

Há um ano, o Comitê de Desburocratização do Estado do Rio de Janeiro (Descomplique-RJ) tem elaborado e proposto medidas para agilizar e dar mais transparência na condução de atos e processos administrativos de interesse da população. A meta é que os órgãos públicos que autorizam o funcionamento de empresas estejam integrados, em um procedimento único e totalmente eletrônico por meio do Regin (Sistema de Registro Integrado).

A expectativa é de que até o fim do ano, todos os processos de abertura, alteração contratual e fechamento de empresas sejam feitos apenas pelo Regin, reduzindo custos e tempo. Segundo o presidente da Jucerja, Luiz Velloso, o objetivo é que o empresário preencha um cadastro único e os dados referentes a cada órgão sejam enviados automaticamente por meio do Protocolo Web.

– Depois que recebe a autorização de viabilidade de abertura da empresa, pela prefeitura, o empresário preenche o cadastro no Regin. Na Jucerja, damos prioridade aos processos de abertura de empresa que, internamente, são julgados em até 48 horas por nossos servidores. Trabalhamos para que, em breve, todo o procedimento seja feito via Regin, um sistema digital e unificado, que encaminhará informações para os órgãos – explicou Velloso.

Ações

Entre as medidas já adotadas pelo Descomplique-RJ estão a dispensa de reconhecimento de firma por autenticidade e por semelhança nos casos de abertura de novas empresas, perante à Junta Comercial, e de renovação de certidão de óbito, para a Secretaria de Fazenda.

Outra novidade é a concessão online, em até cinco dias, de alvará do Corpo de Bombeiros para negócios de baixo risco como salões de beleza, salas comerciais etc. A partir de abril o empresário assina um termo de autovistoria e os Bombeiros permanecem com a obrigação de fiscalizar o cumprimento das regras.

Empresas: Hoje, 94% dos pedidos são aprovados em até 72 horas (Foto: Divulgação)

Empresas: Hoje, 94% dos pedidos são aprovados em até 72 horas (Foto: Divulgação)

Negócios serão abertos em até oito dias

Com a atuação do Descomplique-RJ, o Governo do Rio pretende reduzir o prazo total de abertura de empresas em relação aos trâmites que envolvem as instâncias estaduais. A ideia é reduzir o processo dos atuais 21 dias para oito, até 2018.

O Comitê de Desburocratização trabalha para integrar os 92 municípios fluminenses ao Regin para concessão de autorização de viabilidade de abertura – até agora, 66 aderiram ao processo. No segundo semestre, os sistemas da Secretaria de Fazenda, que gera a Inscrição Estadual, e da Receita Federal, que concede o CNPJ, também estarão conectados.

– Reduzir a burocracia é fundamental para melhorar o ambiente de negócios no Estado do Rio de Janeiro. O tempo de abertura de empresas é um dos itens avaliados pelos empresários quando desejam se instalar em algum estado e, por isso, a secretaria se esmera para atingir a meta estipulada pelo governador Luiz Fernando Pezão – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Marco Capute.

Os sistemas do Instituto do Meio Ambiente (Inea) e da Vigilância Sanitária para concessão de licenças e autorizações para atuar no território fluminense também devem ser unificados ao Regin até o fim do ano.

Parceiros

O Comitê de Desburocratização é formado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Jucerja; Associação Comercial do Rio (ACRJ); Federação das Indústrias do Rio (Firjan); Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-RJ); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

You may also like

1 comment

jaci 20 de março de 2016, 23:12h - 23:12

tem que parar de criar tributos inviabilizando as empresas existentes.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996