Secretaria de Fazenda de Volta Redonda capacita fiscais

by Diário do Vale
Capacitação tem sido uma das tônicas na gestão do atual governo

Capacitação tem sido uma das tônicas na gestão do atual governo

Volta Redonda – A Secretaria de Fazenda (SMF) realizou nesta segunda-feira (7) mais uma etapa de qualificação dos funcionários. Cerca de 70 servidores, sendo 50 fiscais da SMF, participaram do treinamento ‘100 Projetos para aumentar a arrecadação municipal própria e de repasses constitucionais’, ministrado no auditório da prefeitura das 9h às 17h. De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Norma Chaffin, o treinamento serve para atualizar os funcionários, dentre eles os fiscais tributários e os de atividade social.

“Logo nos primeiros dias de governo, os próprios servidores, nos pediram que realizássemos cursos e qualificação. Então, licitamos e já estamos com o segundo treinamento. Há muitos anos que os funcionários não recebiam essas informações de atualização e não tinham cursos de reciclagem, de novas maneiras de arrecadar. A recepção está sendo ótima e a arrecadação tem mostrado resultado positivo”, explicou Norma, acrescentando que outros cursos estão previstos e que a secretaria já está dando entrada no PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão de Setores Sociais Básicos) do BNDES, o qual terá parte da verba direcionada para cursos de qualificação.

O prefeito Samuca Silva reforçou que desde o início do mandato faz questão de investir no servidor público. “Já realizamos um seminário para o servidor e temos a intenção de ter outros, incluindo ai uma escola de governo. Estamos em fase de implantação da Comunicação Interna, que não havia procedimentos na prefeitura e setorialmente, cada secretaria tem buscado qualificar seus servidores. O resultado disso, com certeza, é a melhoria do atendimento ao contribuinte”, disse Samuca.

Dentre os servidores beneficiados com a capacitação está Daisy Nassar, que é diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da secretaria municipal de Fazenda. Segundo ela, o governo municipal está investindo bastante na qualificação dos servidores. “Eram muito escassos os cursos, não tínhamos com tanta frequência. Desde que o Samuca assumiu a prefeitura, o funcionário está sendo valorizado. A gente só consegue crescer e o município desenvolver se os servidores estiverem devidamente capacitados. E aí sim, a gente vai conseguir fazer uma Volta Redonda que a população merece”, afirmou.

O treinamento foi dividido em duas partes, onde na primeira foram apresentados 77 projetos, contendo manuais de procedimentos para aumentar a arrecadação municipal, para serem adotados pelos setores de cadastro, lançamentos, tributação, fiscalização e arrecadação de impostos, taxas e preço público, de dívida ativa e de execução fiscal.

A segunda parte conta com 23 projetos. Foi direcionada para setores de acompanhamento e gerenciamento dos repasses constitucionais de impostos, contribuições, compensações financeiras, fundos de participação e royalties.

Todo o conteúdo foi ministrado pelo professor Carlos Antônio de Souza Coelho, que é financista e tributarista do CIAP (Centro Interamericano de Administração Pública). “O curso tem uma importância fundamental, porque oferecemos informações novas para instrumentalizar, disponibilizar ferramentas jurídicas, fiscais, tributárias, para que o servidor da Prefeitura de Volta Redonda possa buscar meios de receber as sonegações e evasões que ocorrem de grandes contribuintes”, explicou.

You may also like

2 comments

Rajane Corrêa Rosa 7 de agosto de 2017, 23:31h - 23:31

Mais uma vez parabenizo esta administração por investir nos funcionários públicos de carreira.Em VINTE anos isto nunca aconteceu.

camelo falante 8 de agosto de 2017, 11:48h - 11:48

Engraçado né Rajane. Você fez campanha para outro candidato, e agora coloca seu nome aqui e fica puxando saco para conseguir uma boquinha.
Não sei como a Daise e a Janne não arrumaram nada pra você.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996