;
quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - 20:54 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Secretaria de Trabalho de Resende emite mais de 189 carteiras de trabalho em janeiro

Secretaria de Trabalho de Resende emite mais de 189 carteiras de trabalho em janeiro

Matéria publicada em 6 de fevereiro de 2016, 11:40 horas

 


Balanço de realizações em janeiro aponta 190 emissões do Documento de Arrecadação do Simples

Trindade

O local: Documentos são emitidos no SINE Resende de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30 (Foto: Divulgação)

Resende – A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda realizou em janeiro a emissão de 189 carteiras de trabalho no novo sistema de inserção de dados digitalmente, segundo relatório de ações divulgado nesta semana. O atendimento manteve a média diária de 20 atendimentos no posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE). A finalização do documento é feita em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o trabalhador recebe a carteira em até sete dias. O serviço foi uma conquista do governo municipal com o apoio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

Para a emissão da carteira de trabalho é necessário apresentar original dos seguintes documentos: certidão de nascimento/casamento, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação. Em caso de segunda via do documento, é necessário apresentar também o Boletim de Ocorrência policial.
– Os dados revelam a crescente procura pela emissão do documento que representa a dignidade do trabalhador.

Retomamos o atendimento em janeiro e contabilizamos 189 documentos emitidos, a partir do atendimento realizado de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30 no SINE Resende – comenta o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho.

Concentrando novos serviços com o apoio do SEBRAE-RJ, a Secretaria de Trabalho presta atendimento para a formalização ao programa Microempreendedor Individual (MEI) com o suporte a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

A DAS é o documento do Simples Nacional, regime tributário que contempla empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões como as micro e pequenas empresas, que anteriormente ao DAS deviam pagar seus impostos federais, estaduais e municipais por meio de guias e datas separadas.

– Em janeiro, foram 79 novos processos de abertura de MEI e a emissão de 194 termos da Declaração Anual Simples (DAS). Quanto à emissão de alvará, que é a permissão final da Prefeitura para o microempreendedor, foram 31 documentos emitidos no primeiro mês do ano. Com o SEBRAE no interior da Secretaria registramos 64 atendimentos prestados. Sobre MEI, DAS e outros assuntos, tivemos 62 consultas realizadas – explica Lourenço Filho.

Como já realiza a emissão da DAS, a Secretaria de Trabalho e Renda também incentiva a realização de um novo serviço que é a formalização da Declaração Anual Simples. O procedimento deve ser realizado através do Portal do Simples Nacional com o total de 25 atendimentos.

Este serviço para o MEI também tem a nossa orientação, pois todos que emitem a DAS devem realizar, anualmente, até o dia 31 de maio, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), relativa ao ano anterior. Neste serviço, com o apoio do SEBRAE, tivemos 25 atendimentos realizados em janeiro – aponta o secretário.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document