segunda-feira, 29 de novembro de 2021 - 20:38 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Sete por cento dos empreendedores do Rio tem menos de 25 anos

Sete por cento dos empreendedores do Rio tem menos de 25 anos

Matéria publicada em 24 de novembro de 2021, 16:52 horas

 


Setor de serviços é o preferido desse público para empreender

Rio- Os jovens encontram dificuldades em obter fonte de renda, seja por meio de um emprego ou pelo empreendedorismo.

Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C – segundo trimestre 2021), o Sebrae Rio identificou que apenas 7% dos empreendedores do Rio de Janeiro são jovens com idade entre 18 e 24 anos, constituindo a menor parcela dos empreendedores fluminenses. Ainda assim, apresentou o segundo maior percentual de crescimento em comparação com o primeiro trimestre do ano. É o terceiro estado com mais empreendedores nessa faixa etária, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

No Rio de Janeiro, 62% (97 mil) dos empreendedores nessa faixa etária são homens. Já as mulheres correspondem a 38% (59,2 mil) desse público, ou seja, em um universo com mais de dois milhões de empreendedores no estado apenas 156,2 mil empreendedores se enquadram nesse perfil.

“Entre os empreendedores jovens está o maior grupo de informais e os menores rendimentos. Sabemos que a educação empreendedora pode melhorar muito esses indicadores. Nesse sentido, não nos referimos somente a ter um negócio próprio, mas de incentivar o jovem a ter uma gestão empreendedora, planejando e estabelecendo metas para se destacar no seu negócio” explica Simone Moura, analista do Sebrae Rio.

O setor de serviços é o preferido para esse público com 58% dos negócios voltados para esse segmento. O comércio aparece com 25% dos negócios, seguido pela construção com 14%, indústria com 2% e agropecuária com 1%. No levantamento, 88% dos jovens empreendedores trabalham por conta própria. Apenas 12% possuem empregados. No comparativo com as demais faixas etárias de empreendedores, o jovem possui o maior percentual de informais chegando a 80% dos casos.

Faixa salarial

Sessenta por cento dos empreendedores com até 24 anos recebem até um salário mínimo.

60% – Até um salário mínimo

33% – De 1 a 2 salários mínimos

4% – De 2 a 3 salários mínimos

1% – De 3 a 5 salários mínimos

2% – Mais de 5 salários mínimos

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document