>
sábado, 28 de maio de 2022 - 00:36 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / CSN suspende demissões e sindicato abre negociação com as terceirizadas

CSN suspende demissões e sindicato abre negociação com as terceirizadas

Matéria publicada em 13 de janeiro de 2016, 07:39 horas

 


Siderúrgica dispensou 700 empregados diretos; cortes ocorreram independentemente de parada de alto-forno

IMG-20160113-WA0012

Sindicato fez mobilização na entrada principal da CSN (foto: André Aquino – Assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos)

Volta Redonda – A CSN se comprometeu nesta quarta (13) a suspender as demissões que vinha realizando. A decisão foi tomada após reunião com a direção do Sindicato dos Metalúrgicos, que tinha realizado um ato na entrada principal da CSN no início da manhã. Segundo o sindicato, os cortes atingiram 700 empregados desde seu início, na última sexta-feira (8).

A atenção dos sindicalistas se volta agora para as empresas que prestam serviços à CSN, que também fizeram cortes de pessoal. O efetivo das “terceiras”, como são chamadas, chega a aproximadamente cinco mil, e há rumores de cortes que podem chegar a 1.700 pessoas.

A maior prestadora de serviços à siderúrgica, a Sankyu, que tem cerca de mil empregados, já teria falado em fazer cerca de 300 demissões.

– Ainda devem ocorrer demissões nas terceirizadas que prestam serviços à CSN, mas terei uma reunião com Sankyu, que é uma empresa que tem o maior número de trabalhadores – disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Campos, acrescentando que o encontro estaria marcado para esta quinta (14).

IMG-20160113-WA0001

Negociação entre a CSN e o Sindicato barrou processo de demissão em massa (Foto: André Aquino – Assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos)

A paralisação

Segundo a assessoria de imprensa do sindicato, os metalúrgicos que chegaram para trabalhar na Usina Presidente Vargas na manhã desta quarta ficaram na entrada principal e não entraram na Usina. Dois caminhões de som impediram a entrada dos empregados até as negociações terminarem, o que aconteceu por volta das 8 horas. Somente bombeiros e guardas patrimoniais entraram.

Após o sindicato informar sobre as decisões tomadas na negociação com a empresa, os empregados começaram a entrar na Usina. Segundo os sindicalistas, os trabalhadores que ficaram na porta da empresa terão as horas abonadas.

O acordo

O sindicalista afirmou que a CSN assinou um termo no qual concorda em não fazer mais demissões em massa. O sindicato fechou ainda um pacote de ajuda aos que foram demitidos. Eles terão direito a um plano de saúde, cursos no Senai, além de R$ 700 no cartão alimentação. Com relação às áreas atingidas pela demissão, Silvio Campos afirmou que ainda não pode precisar onde ocorreram as dispensas, mas, segundo ele, grande parte foi de funcionários que têm pouco tempo de casa.

O sindicalista disse que vai pedir à CSN que na hora de fazer recontratações dê preferência aos que foram demitidos.

Silvio informou que os direitos adquiridos durante os últimos acordos coletivos, como turno de seis horas e os 70% do adicional de férias foram mantidos durante a negociação com representantes da CSN. “Não entregamos direito nenhum dos trabalhadores à CSN”, disse, informando que sobre o Alto-Forno 2 a empresa disse “não saber o que será feito”.

Uma fonte ligada à CSN disse ao DIÁRIO DO VALE que as demissões feitas pela empresa tiveram como motivo o corte de custos, e que a suspensão das atividades do Alto-Forno 2, que pode levar à interrupção ou diminuição dos serviços em outros equipamentos, ainda não foi definida. Caso a empresa decida pela paralisação, pode haver mais cortes.

Manifestação

Nesta quinta-feira (14), haverá uma manifestação promovida por diversos movimentos sociais que acompanham as demissões na CSN. A Pastoral Operária da Igreja Católica e o bispo da diocese Barra do Piraí/Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, além do Sindicato dos Metalúrgicos, confirmaram participação no ato.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

85 comentários

  1. As crises são passageiras todos sabemos, desde que foi privatizada a CSN obteve lucros estratosféricos durante o ciclo de alta das commodities que durou uma década, durante este período ela tinha o menor custo de produção de aço do mundo, pois sempre remunerou mal seus empregados, durante este período fez inúmeros investimentos , comprou várias empresas, e ai eu pergunto, aonde foi parar todo este lucro? não foi parar no bolso dos trabalhadores com certeza, pois a PLR que era a forma de remunerar os trabalhadores durante este período de Bonanza ela modificava toda vez que a regra favorecesse os empregados, tanto é que hoje existe um processo que já foi reconhecido pela justiça que ela lesou os seus empregados por longos anos, existe o processo de horas de refeição e muitos outros que o trabalhador tem que buscar nos tribunais, finalizo meus argumentos dizendo que com certeza essas demissões são fruto do capitalismo selvagem que é praticado pela maioria dos empresários brasileiros, e mais essas empresas quando anunciam demissões tem reflexos positivos em suas ações na bolsa de valores, pois seus acionistas não são investidores, são especuladores, grandes fundos de investimento que exigem altas rentabilidades, fazendo com que as empresas tenha que apresentar lucros cada vez maiores não importando se para isso tenha que sacrificar o seu patrimônio maior que são seus colaboradores.

  2. Leônidas Marques
    16 de janeiro de 2016 em 11:32

    MUITO OBRIGADO, LEÔNIDAS MARQUES!

    MAS VEJA A AULA DA PROFESSORA IDENTIFICADA COMO: OBSERVADORA DA CRISE 16 de JANEIRO em 13:32).

  3. Observadora da Crise

    Apesar de concordar com a legitimidade do acompanhamento pela sociedade volta redondense sobre a situação da CSN, uma vez que é a principal empregadora da cidade e as demissões serem revestidas pelo efeito cascata que afeta a todos, não concordo com as colações de algumas entidades que, ao ignorarem o cenário econômico mundial fazem declarações que soam como “oportunismo para promoção política, principalmente em ano de eleições municipais. A siderurgia do aço fechou aproximadamente 27 mil postos de trabalho no mundo em 2015. A produção de aço teve uma redução na ordem de 18,5%. Somente a USIMAS vai demitir um total de 7 mil funcionários. Como, então, pretender que essa crise não afetasse a CSN? Portanto, senhores representantes das entidades que formam o Fórum contra as demissões: não se limitem a inflar a população contra a CSN como se as demissões fossem geradas por uma simples decisão da CSN. Não tentem fazer desse momento tão delicado para nossa cidade, um palanque político. Ignorar a crise é demonstrar ignorância ou por outro lado, tentar levar a população a acreditar em ilusões. Li a declaração de um desses representantes na qual ele afirma “que a CSN está fazendo isso, apenas com o intuito de aumentar seus lucros”. Por favor, acompanhem a situação, mas com a seriedade que a mesma requer e, sobretudo, com ética. Não são ações jurídicas que vão resolver a crise, mas sim, uma postura ética por parte dos políticos e das entidades que se dizem preocupadas com a vida desses trabalhadores, Se assim o é, informem-se mais sobre a crise e não vendam ilusões à população. Sejam mais éticos em suas colocações e não façam dessa situação um palco para tentar uma promoção política. Definitivamente, esse não é momento e nem a postura desejada.

    (Advogada e Professora Universitária)

    • (Observadora da Crise
      16 de janeiro de 2016 em 13:32)

      COMO É MARAVILHOSO TER CONHECIMENTO!!! 90 % DE TODOS QUE SE MANIFESTARAM NESTA PÁGINA, INCLUSIVE EU, CARECEMOS DESSE TÃO PROFUNDO SABER. PODER SE MANISFESTAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO, NÃO TENDO COMO BASE APENAS A EMOÇÃO E A REVOLTA, MAS ACIMA DE TUDO FATOS E DADOS HISTÓRICOS, COLABORAM PARA FORMAÇÃO DE TODOS.

      PARABÉNS PELA AULA PROFESSORA.

  4. AS GRANDES VERDADES ESTÃO NA MENSAGEM DO CIDADÃO FRANCISCO NO DIA 15 DE JANEIRO ÁS 19:02!!!

    MUITO BOA!!! VALE A PENA LER DE NOVO!!!

  5. Fiquem atentos as demissoēs nas terceiras..só negociam para CSN. Todos temos família e filhos pra cuidar. Um absurdo o que está acontecendo e ninguém nos ajuda. Triste política essa.

  6. Um líder de verdade nao demite por razoes pessoais, se lixando para a empresa e nem pensa nos proprios interesses por mera vaidade e vingança!! ANTIPROFISSIONAIS a CSN nao merece ter vcs no quadro funcional.

  7. Para “alguns” líderes da fiscalizaçao … aprendam o que é LIDERANÇA. É a ARTE de comandar peasoas, atraindo seguidores e unfluenciando de FORMA POSITIVA mentalidades e comportamentos. Um líder é uma pessoa que dirige um grupo, podendo ser inserido em qualquer contexto. O líder tem a funçao de UNIR os membros da equipe, para que JUNTOS possam alcançar os objetivos.
    A liderança está relacionada com a MOTIVAÇAO, porque um líder eficaz sabe como explorar de forma positiva o dom de cada um da equipe
    As habilidades de um líder envolvem CARISMA, PACIENCIA, DISCIPLINA E PRINCIPALMENTE RESPEITO PARA COM TODOS SEUS LIDERADOS.
    Líder AUTOCRÁTICO é aquele autoritário que impoe as suas ideias e decisoes, sem levar em conta ou sequer ouvir a opiniao dos liderados. É aquele que covardemente ao ser contestado aproveita a primeira oportunidade para demitir sem critério PROFISSIONAL e sem motivo legal, indo na contra-mao dos regulamentos ÉTICOS DA CARTILHA DA EMPRESA, configurando abuso de poder.
    Aos que ainda estao empregados, vai a dica!!

  8. (TRISTE CONSTATAÇÃO 14 /01/ 2016).
    CARO AMIGO, EU PENSAVA ASSIM COMO VOCÊ NAS ELEIÇÕES DE 2002. MAS A RESPEITO DO QUE VC DISSE SOBRE O FATO DO PT NÃO PRENDER OS CORRUPTOS, EU PENSO QUE NOSSO SISTEMA DE GOVERNO ESTIMULA PENAS A POLITICAGEM. ACREDITO QUE O PARTIDO DA SITUAÇÃO E PRESIDENTE APENAS, NÃO CONSEGUE MUDAR MUITA COISA. O JOGO DE INTERESSE PESSOAL É GRANDE E VERGONHOSO EM TODAS AS ESFERAS DE GOVERNO E EM TODOS OS PARTIDOS. NÃO SOU SIMPÁTICO A DITADURA, EU ERA ADOLESCENTE NESSE ÉPOCA E AINDA ME LEMBRO DE MUITAS ABERRAÇÕES OCORRIDAS. VEJAM SÓ, A DILMA NÃO GOVERNOU EM 2015, FOI UM ANO PERDIDO. SE O SENADO, A CÂMARA , OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO E ATÉ MESMO O JUDICIÁRIO NÃO TIVEREM EM SINTONIA, NÃO HÁ CONDIÇÕES DE TER GOVERNO. A IMPRENSA FAZ O PAPEL DELA, DO QUANTO PIOR MELHOR. OS EMPRESÁRIOS FAZEM PRESSÃO. NÓS TRABALHADORES REVINDICAMOS DIREITOS, TUDO ISSO FAZ PARTE DO PROCESSO. MAS GOVERNABILIDADE DEPENDE DA HARMONIA NOS 03 PODERES DA REPÚBLICA. O POVO É QUE PAGA TODA ESSA DESORDEM. PENSO TAMBÉM QUE SE O MENSALÃO DO PSDB TIVESSE DE FATO VINGADO, ESSA DESORDEM SERIA A MESMA. MUDARIA APENAS POUCOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA.

  9. silvio a familia siderurgica pergunta perdeu perdeu ou vc vai fazer o que renato e sociedade fez. entre 2008-2009 na crise internacional foi pior do que vivemos.la-tras ouve um compromisso com a empresa CSN assinada pelo renato caso se acrise PASSASSE. em uma eventual contratação seria de quem foi demitido vc fara o mesmo. com certeza uma fiscalização rigorosa o que não ocorreu com renato ele deixou frouxo ai as vaga.nas entraram pessoas que nunca foram CSN o que fizeram botaram amante filhos que nunca tiveram compromisso com esta
    grande empresa que sempre honramos.[esta crise não e nossa e do lula dilma e pt]

  10. nem precisamos de exemplo da revista epoca todos nos sabemos quem roubou o nosso brasil lula seus filhos dilma e seus assemelhados.

  11. Não adianta expor os fatos. Pq sempre teremos os idiotas úteis. Estamos vivendo a era dos mimados e ressentidos. Os fatos sao claros o país esta quebrado pela incompetência e o esquema corruptivo montado pelo PT. A saúde esta na UTI as empresas endividadas e as famílias mais pobres. Mas ainda assim teremos os ideológicos psiquiatricos que irão defender esse governo podre. Num país onde a educação fica em último lugar nos indicadores mundiais., onde a violência urbana é escandalosamente permitida e onde o carnaval da mais ibope que questoes como saude e educação, não poderíamos esperar algo diferente. Triste país, povo ignorante com ideologias requentadas e deixadas de lado há muito tempo no mundo civilizado.

  12. Consciente e esclarecido

    Francisco, Aposentado e demais defensores dos corruPTos, gosto de discutir argumentos, vocês não tem nenhum não?!
    O Aposentado deve estar apoiando o PT agora porque ganhou 11% de reajuste. Não esqueça Aposentado, que a inflação que este DESgoverno trouxe de volta, vai acabar com o seu reajuste em poucos meses tá!
    Se vocês criticam meu texto é porque levam seus filhos em algum hospital público de qualidade, matricularam seus filhos em ótima escola pública, e não viram que o preço da carne dobrou! Ou vocês estão seguindo bonitinho o que o pastor LULA falou e estão comendo só arroz e feijão? Ele está comendo picanha de Wagyu tá (R$ 700,00 o Kg), e tomando romanée conti (R$ 29.000,00 a garrafa) e falando para o povo comer arroz com feijão!

    • AMIGO, REALMENTE ESTA MERDA TODA É O LEGADO QUE O PT NOS DEIXA.
      MAS ACREDITE, O PTRAIDOR MORREU, MORREU.SEI QUE VAI SER DIFÍCIL, MAS VAMOS ESQUECER QUE ESTA MERDA DE PARTIDO UM DIA EXISTIU.
      VAMOS PENSAR NO FUTURO. ACREDITO QUE SE VOTARMOS NUM CACHORRO, POR PIOR QUE ESSE SEJA, SERÁ BEM MELHOR QUE O FALECIDO PTRAIÇÃO.
      VAMOS NOS UNIR PARA LIMPARMOS A LAMBANÇA QUE OS VERMES QUE O COMPÕEM DEIXARAM.
      QUANTO AO LULA, É SÓ A POLICIA FEDERAL APERTAR MEIA DUZIA DE SACOS, QUE A BLINDAGEM DELE SE ROMPE. ALIÁS UM DETALHE INTERESSANTE, SERÁ QUE LULA É SURDO E MUDO?
      BURRO EU TENHO CERTEZA QUE NÃO É.

    • já começou:
      A revista “Época” que está chegando às bancas neste fim de semana contém uma reportagem explosiva sobre o ex-presidente Lula da Silva, do PT. O texto é assinado pelos repórteres Thiago Bronzatto e Filipe Coutinho. A revista, a partir dos documentos obtidos, não hesita em apontá-lo como “o lobista em chefe do Brasil”. Demorou, mas o Ministério Público Federal chegou no petista-chefe e abriu investigação sobre a sua conduta. “Ele é suspeito de ajudar a Odebrecht em contratos bilionários.”
      A revista relata que “a maioria das andanças de Lula” por países como Cuba, Gana, Angola e República Dominicana “foi bancada pela construtora Odebrecht”. “Época” sublinha que, “no total, o banco financiou ao menos US$ 4,1 bilhões em projetos da Odebrecht em países como Gana, República Dominicana, Venezuela e Cuba durante os governos de Lula e Dilma” (Rousseff). Segundo documentos conseguidos pela revista, “o BNDES fechou o financiamento de ao menos US$ 1,6 bilhão com destino final à Odebrecht após Lula, já como ex-presidente, se encontrar com os presidentes de Gana e da República Dominicana — sempre bancado pela empreiteira”.
      Dinheiro barato do BNDES
      Segundo “Época”, a construtora Odebrecht foi a “que mais se beneficiou com o dinheiro barato do banco estatal. Só no ano passado”, revela estudo do Senado, “a empresa recebeu US$ 848 milhões em operações de crédito para tocar empreendimentos no exterior — 42% do total financiado pelo BNDES”

  13. João Arroz Feijão

    Pessoal. E só cmprar mais carro, geladeira e fogão. Assim a demanda pelos produtos aumentam e a produção tb. De certa forma a culpa dessa crise e nossa da população que não está fazendo a sua parte, ou seja comprando bens duráveis.

  14. Você acredita em papai noel
    Entāo você acredita em readmissão.

  15. PAGADOR DE IMPOSTOS

    BATO PALMAS PARA O SINDICATO SE CONSEGUIR CANCELAR AS DEMISSÕES, MAS PARAR AS DEMISSÕES QUANDO A CSN JÁ ATINGIU SEU OBJETIVO, É BRINCADEIRA. FORA PELEGADA.

  16. Tão falando que na próxima segunda vai haver outro corte.que no minimo 500 pessoas da CSN vão roda.
    Esse boato eu acredito pois vai ser desligado o alto forno na próxima semana vamos abri o olho.

    • Peão da csn,os boatos semple atrapalharam os metalurgicos desta empresa,por isso, vamos acabar com este terrorismo,vamos pensar no amanhã de maneira positiva,e coletiva, não ajuda em nada este comentário tendencioso , vamos acreditar em deus e ser ainda mais unidos

  17. (Consciente e esclarecido
    14 de janeiro de 2016 em 08:10.

    MEU DEUS!
    NADA A VER ESSE NOME COM O TEXTO!
    QUE PENA.

  18. Eu disse que o pezão ia ajudar a resolver a situação! Parabéns a todos que ajudaram

  19. Amiguinho, criticar faz parte da democracia, mais falta de respeito, e mal educação não,,por isso faça uma análise de como voçe trata o seu semelhante, pois com çerteza , não foi esta educação que seus pais lhe deram, seja mais humano, siga a doutrina de sua religião, é logico se caso tiver,isto tambem educa as pessoas

  20. Consciente e esclarecido

    Francisco, você deve ser daqueles que acreditam que a crise não existe, é coisa da Globo!
    Pergunta para os mais de um milhão que perderam o emprego em 2015, se o salário deles vai cair no final do mês!
    Pergunta para todos os empresários, acionistas, fundos de pensão, que estão vendo seus investimentos derreterem na bolsa de valores (do Brasil e exterior), o que eles acham!
    Pergunta para quem procura um hospital público, para quem está querendo uma escola pública de qualidade para o filho, para quem não vai ter dinheiro para comprar comida se tiver pagar todos os impostos, taxas e contribuições para sustentar o governo que mais criou ministérios na história do Brasil, e toda a corrupção endêmica deste DESgoverno de corruPTos, se a crise é invenção da Globo!
    ACORDA FRANCISCO!!! Para de acreditar em tudo que eles te falam e vai ler um jornal de qualidade, seja qual for! Só depois volta aqui e vem falar comigo!

  21. Se essa informação de Mil funcionário da Sankyu é real ela com concerterza não é a maior terceira da UPV e sim a CBSI que tem mas que esse numero informado,lenbrando aqui que todo dia podemos ver funcionarios das terceiras sendo demitidos, com os holofortes ficaram para CSN ninguém se deu conta disso, cade sindicato da construção civil do aseio conservação que ainda não deram a cara pra bater, os descontos na folha de pagamento dos funcionários para os sindicatos continua ,esrtão precisando trabalhar mais……..
    A csn deveria ficar com vergonha de ter seus refeitórios separados das terceiras uma,deveriam ter mas respeito por aqueles que realmente faz a UPV produzir, porque essa galerinha das canetinhas que fica passeando shopping não ta com nada..

  22. Tinha que cancelar as demissões dos 700 funcionários também!!!

  23. João Arroz Feijão

    2016 mal começou. E já temos demissões ali e aqui. Viva Zapata. Viva Lula. Viva PT.

  24. TRISTE CONSTATAÇÃO

    DV, mais uma vez venho sugerir o uso do DISQUS. É gratuito, inteligente e permite um forum de discussão muito melhor, pois a gente recebe automaticamente no e-mail qualquer comentário em resposta aos nossos comentários. Não entendo o porque de, pelo menos, não tentarem usar.
    Veja que nesse software de comentários usado por vocês, as respostas ficam todas espalhadas e fica uma verdadeira bagunça. Vamos lá, modernizem-se.
    Cito sempre o site do Congresso em Foco como exemplo. Entrem lá e vejam como a coisa funciona. É simplesmente maravilhoso!

  25. A direção da CSN é calculista os caras fizeram uma compra enorme no ano passado de bobinas e colocaram no piso da usina para falar que a produção estava mal que não estava vendendo nada ai no final de 2015 anunciarão que iam parar alguns equipamentos e reduzir a produção com a finalidade de demitir e implantar o turno de oito horas mais se o trabalhador observar vai ver que agora aquelas bobinas que estão no piso estão sendo vendidas aos poucos pra que produzir já que eles fizeram um estoque grande.

    • Roberto, em que planeta você vive? Qual o jornal que você lê? Noticiário que assiste?
      Nem as publicações e órgãos governamentais tem essa visão absurda como a que você descreveu.
      A crise existe, é real, o segmento siderúrgico brasileiro sendo pressionado pelas atitudes imbecis do (des)governo federal, os chineses donos do maior contingente de M.O. escrava no mundo invadindo nosso mercado com mercadorias de qualidade duvidosa e com preços insignificantes (que alguns compram..voce compra??) e você achando que a crise é inventada pela CSN ????? Não tem mistério, é para adequar a MO ao tamanho do mercado, novamente, onde você estave nos últimos meses?

  26. francisco vc que foi gerente mais não perdeu a humildade vou dar um exemplo de CSN. tive um grande amigo olha eu pião, ele gerente geral. que não se dobrou a privatização.[DARK PAMPLONA SE QUERES EXEMPLO ESTE ECARA]

  27. A fala do cara de mansa não tem nada (prepotente, arrogante e agressivo) deveria mudar o nickname.

  28. FALA MANSA, ME DESCULPE!
    REPAREI TEUS COMENTÁRIOS NO DETALHE. QUEIRA DESCONSIDERAR MEUS COMENTÁRIOS EM DIREÇÃO CONTRÁRIA AOS SEUS IDEAIS DE LUTA E DE JUSTIÇA. E ATÉ MESMO CONSIDERADOS AGRESSIVOS E DESRESPEITOSO A SUA PESSOA.
    E PARABÉNS PELAS SUAS CONDECORAÇÕES.

  29. Consciente e esclarecido
    13 de janeiro de 2016 em 17:08
    CARO AMIGO, VOCÊ PRECISA ESTUDAR UM POUCO MAIS PARA TER CONDIÇÕES DE DISCUTIR. HOJE, NUM MUNDO DE TOTAL GLOBALIZAÇÃO, É SUICÍDIO TER AS CENTRAIS GLOBO COMO A ÚNICA FONTE DE INFORMAÇÃO. HÁ MUITAS OUTRAS FONTES QUE TEM CREDIBILIDADE PARA FORMAR E INFORMAR.

  30. FALA MANSA
    13 de janeiro de 2016 em 14:33.
    AMIGO FALA MANSA, NÃO ESTOU DANDO TIRO. EU APENAS QUIS CONTRIBUIR COM O CONHECIMENTOS DE FATOS E DADOS. EU FIZ PARTE DA HISTÓRIA DE LUTA PELA NÃO PRIVATIZAÇÃO DA CSN E FUI PENALIZADO POR CAUSA DISSO. PERDI CARGO DE GERENCIA E O EMPREGO. E COMO MUITOS PODEM CONCORDAR, O DRAMA VIVIDO POR MUITOS TRABALHADORES IGUAL A VOCÊ E MUITOS OUTROS QUE LUTARAM E AINDA LUTAM POR JUSTIÇA SÃO OS MESMOS. NÃO ADIANTA LUTAR SEM PREPARO. E PARA ESSA LUTA, A MOBILIZAÇÃO E O CONHECIMENTO PARA O DEBATE E REVINDICAÇÕES SÃO AS PRINCIPAIS ARMAS. OS ÂNIMOS EXALTADOS E A DESCARGA EMOCIONAL NÃO VAI LEVAR A NADA.
    PARABENIZO O COMENTÁRIO DO AMIGO PAULO RESENDE NA DATA A BAIXO. QUE RELATA SEM DEMAGOGIA E ENGANAÇÃO QUAIS MOTIVOS JUSTIFICAM AS DEMISSÕES NA CSN. ESTOU HÁ 15 ANOS NA PETROBRAS, MAS ACREDITO QUE SERÁ UMA CSN AMANHÃ. A CSN HOJE É PELO AÇO E MINÉRIO. E A PETROBRAS PELA QUEDA DO PREÇO DO PETRÓLEO NO MUNDO.
    ( Paulo Resende
    13 de janeiro de 2016 em 11:41)

  31. amiguinho vc não e amigo nem de vc mesmo.pois anonimato e ato de covarde , se vou ser bolsa ou sapato depende de sua escolha. com certeza sempre usarei meu nome valdecir e codinome jacare vc e muito baixo para a resposta que merecia mas não vou
    igualar vc.

  32. Bando de desocupados! Vocês certamente não serão demitidos porque não tem nada para fazer exceto ficar brigando aqui!

  33. sindicato safado!!!! esperou acabar as demissoes para aparecer!muito ruim a culpa e tudo de voces sempre deixa a csn com tempo suficiente pra fazer oque quer,vcs tem que começa a gritar acordo coletivo 2016 em abril nao ,deixa passar maio junho e aparecer no final de julho,seus fracos , medrosos, comprados

  34. Moeda de troca ! Consegui o que queria !

  35. Um recado para o palhaço e outro que ficam só criticando o sindicato, falavam que o mesmo iria entregar o turno de 6 horas,os 70 por cento de férias, e outros direitos, só que essas coisas não aconteçeram, agora falam que foi armação, temos que ser coerente,e ter a coragem de a csn recuou dos ataques aos direitos dos empregados

    • Você tem que tipo de demência, cara?
      Realmente você acha que esse sindicato vale alguma coisa, seu otário?
      Deve ser um Zé Ruela que vive do dinheiro roubado dos trabalhadores.

    • CSN está passando pela crise como muitas outras empresas estão infelizmente teve que ocorrer essas demissões,porem , outras empresas que muitos aqui falam que são melhores que a CSN demitiram muito mais

    • Por favor, não substime a inteligência das pessoas. Todos já sabem que tudo é previamente combinado entre as partes. Ninguém mais acredita no sindicato.

  36. agora temos tempo para respirar foram anunciada tres mil demissões pelo sindicato, e tambem pelo todo poderoso representante da CSN sr. ciro gomes aquele mesmo que concorreu a presidencia da republica falou para imprensa que seria mil e trezentas,vamos refleti se o sindicato não se unisse a sociedade e os podres publico municipal estadual e federal sera que o desfecho seria este com certeza não silvio o dialogo ainda e soberano lembro´me quando disse perca o anel e não o dedo vc não se vendeu nem vendeu a maior materia prima do sindicalismo o trabalhador a quem sempre defenderemos. temos que esta alerta pois com o patrão.
    temos que dormir com os olhos aberto. [vamos lembra esta crise não internacional ela do governo petista.]

    • CONHEÇO VOCE O SUFICIENTE PARA ACREDITAR NO QUE VOCE PENSA À RESPEITO DE UM SINDICATO, EM SUA SINCERIDADE MESMO EM MOMENTOS DESFAVORECIDOS. MAS ACREDITE, EU CONHEÇO SUFICIENTEMENTE TAMBEM AS SACANAGENS DO MEIO.
      TORÇO PARA QUE VOCE TENHA RAZÃO E ESTA DIREÇÃO NÃO SEJA A MERDA QUE EU ACHO QUE É.
      SE ASSIM FOR, HAVERÁ ESPERANÇA DE DIAS MELHORES PARA NOSSOS TRABALHADORES E COM CERTEZA EU ME EMPENHAREI PARA CONTRIBUIR, CONFORME VOCE PROPÕE.

    • Francamente hein Jacaré, você ama esse Silvio.
      Já passou da hora de você virar sapato ou bolsa.

  37. O FRANCISCO ESTÁ DOIDO DANDO TIRO
    Á ZÓIO.
    NÃO FIZ NENHUM COMENTÁRIO PAUTADO NO QUE ELE ESTÁ SE REFERINDO!!!!!!!
    SAI DE MIM EXU.

    • Cara esse sindicato é uma grande palhaçada e acha q todos são idiotas de acreditarem neles. Todo mundo q trabalha na csn sabia q as demissões duraria três dias. Sexta segunda e terça. E hj os babacas vem dizer q por q eles pediram pra parar ela parou. Quanta hipócrisia

  38. (BASTA DE CORRUPÇÃO
    13 de janeiro de 2016 em 12:29).
    EU CONCORDO COM VC QUE NENHUM GOVERNO DEVE ROUBAR, CORROMPER E OU SER CORROMPIDO. ENTENDO TAMBÉM QUE ISSO É UMA DOENÇA. COMO VC, EU TAMBÉM ESTUDEI ENGENHARIA COM CRÉDITO EDUCATIVO. ENTREI NA CSN EM 86, E LUTEI CONTRA O EXÉRCITO NA GREVE DE 88 E EM TODAS AS GREVES QUE REZAVAM PELAS PERDAS DE VANTAGENS DO TRABALHADOR. COMO MUITOS, EU TAMBÉM FUI DEMITIDO JÁ COM A EMPRESA PRIVATIZADA. TE DIGO QUE EM TUDO A CSN ESTÁ PIOR HOJE. NA NOSSA HISTÓRIA. DESDE QUANDO NA ERA DO BRASIL COLÔNIA, A NOSSA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA TEVE NEGOCIATA DE CORRUPÇÃO. JULGAR APENAS UM PARTIDO POR ISSO, NÃO SERIA JUSTO. NA ERA DO FHC, REALMENTE COMO O AMIGO BEM DISSE, ELE DEIXOU O PAÍS COM UMA MOEDA FORTE, ESTABILIZADA. MAS HAVIA UMA ENORME DÍVIDA COM O FMI. E ALÉM DISSO, HAVIA TAMBÉM UM CIDADÃO CHAMADO GERALDO BRINDEIRO, QUERA PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA, QUE PELO PESO DO CARGO TEM A FUNÇÃO DE INVESTIGAR AS AÇÕES DO GOVERNO, ESTE NÃO ACEITAVA NENHUMA QUEIXA, AÇÃO OU NADA QUE DIRECIONAVA AS AÇÕES DE DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC. ENTÃO, NADA DO QUE HOJE SE FALA TANTO NESSE GOVERNO NÃO SE FALAVA NA ERA FHC. ESTE PROCURADOR ENGAVETAVA TUDO, NENHUMA QUEIXA ERA INVESTIGADA. TANTO QUE FICOU NA HISTÓRIA COMO ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA. SE NÓS QUISERMOS DE FATO MUDAR O BRASIL, DEVEMOS PEGAR DESDE A ERA COLONIAL, PASSANDO PELA DITADURA E NA REPÚBLICA PEGAR TODOS OS GOVERNOS E FAZER UMA LIMPA. O PT JÁ ESTÁ PAGANDO PELA ERA LULA E DILMA. E OS OUTROS? GOVERNARAM COM HONESTIDADE? FICA COMO UMA REFLEXÃO PARA E O AMIGO. PODERÍAMOS TODOS ESTARMOS BEM MELHORES E O BRASIL SER UMA GRANDE POTÊNCIA MUNDIAL.

    • Consciente e esclarecido

      Meu caro amigo Francisco.
      O erro de um, não justiça o do outro. Quando alguém mata, não pode se justificar dizendo que outros fizeram. Então porque quando um partido está envolvidos dos dois maiores escândalos de corrupção da história da humanidade, os corruPTos e os defensores deles ficam tentando se enganar, se justificando pelos erros e POSSÍVEIS erros da era FHC. Não podemos esquecer o passado, mas devemos olhar para o presente, para fazermos o futuro dos nossos filhos e netos. Se o PSDB errou, e com certeza errou, teve o retorno nas urnas e o FHC não fez seu sucessor. Mas o povo, que só se preocupa em perder a esmola, não deu a mesma resposta ao PT, que se achou dono do país, que podia fazer tudo que, basta chegar perto da eleição e promoter aumentar a esmola que está eleito. A famosa política do pão e circo! O PT destruiu o país, e tem tanta gente na fila da corrupção, que o país não volta aos trilhos tão cedo. ACORDA!!!

  39. CRAAAAAAAAAVA NO 13 DE NOVO TROUXAS…….

  40. Irmãos, a geração zap zap esta acabando com o brasil !!! tudo sem cultura !!!!!

  41. Fecham-se as cortinas para o teatro e para um dramático roteiro um gran finale. Mas, mas mesmo, para os demitidos e familiares ( cerca de 2800 pessoas) a realidade é dura e cruel. Como pode se utilizarem das demissões como palanque???

  42. Esse teatro já Tava todo armado, agora o sindigato vai falar em alto e bom tom que foi ele quem conseguiu que acabassem com as demissões, só que a pressão da empresa é para com o turno de 8 horas, o sindigato vai jogar a responsabilidade na mão do peao e dizer que já fez o feito para não demitir mas, o peao vai peidar e aceitar o que a empresa quer, eu como peao só aceitaria o turno de 12h, pq teremos 4 dias de folga sempre, sofre um pouco 4 dias mas tem mas 4 pra ficar com a família e tentar amenizar essa pressão psicológica que sofremos, reflitam peao 8h ou 12h, e sem esquecer que dia 24 o af 2 tá parando, pra onde irão seus operadores e a manutenção? Vão remanejar esses pais de família para rua. Eu aceito 12h e sem tirar mas nada do nossos direitos, ou é isso ou paramos essa fábrica de uma vez, pq só eles nos ameaçam?

  43. Depois que demite um monte eles prometem parar…

  44. (FALA MANSA
    13 de janeiro de 2016 em 10:34 ).
    Amigo fala mansa, tua revolta é natural. Fácil de entender devido a situação em questão. Mas seria bom o amigo estudar um pouco mais e/ou consultar estatísticos dos principais institutos de pesquisas sobre o tema ” criação de emprego no Brasil” e verás que está cometendo um grande equívoco. Pelo que se saiba a tão comemorada onda de privatização que o PSDB de FHC e AÉCIO NEVES, causou milhares de desempregos no Brasil. E a grande maioria dos trabalhadores não gozavam de nenhuma condição melhor de vida. Posso de ajudar em alguns desse pontos, como: Viajar de avião e estudar nas universidade federal ou públicas, eram só para as classes melhoradas. Um trabalhador não tinha como financiar um veículo pois, o prazo era curto e a entrada era alta. Só era possível via consórcio. Empréstimos te deixava nas mãos de agiotas pois os bancos exigiam as vezes até dois avalistas ou fiador. Não tinham os de hoje chamamos de empréstimos consignados. Pra se fazer uma faculdade particular era só pra quem tinha grana, poiso chamado crédito educativo, que hoje chamamos de fieis, eram, na grande maioria conseguidos pelos aqueles que podiam de fato pagar pelo ensino. Os pobres e aqueles mau assalariados não na grande maioria não eram beneficiados. Então, quando o LULA assumiu o Governo, tudo isso acabou. E você certamente já se beneficiou de muitas vantagens ate´mesmo trabalhistas que na essa época não se podia nem falar. Então, com todo espeito ao amigo, temos que ter muito cuidado para que não sejamos usados pelos que de fato querem aproveitar de nosso pouco conhecimentos para nos colocar contra a quem de fato, mais nos ofereceu condições de viver dignamente.

    • BASTA DE CORRUPÇÃO

      Não se esqueça Francisco, que o FHC deixou o País estabilizado para o Lula. Só que ele não soube administrar. Gastaram mais do que podia, roubaram mais do que devia (na verdade não deviam roubar nada). PAÍS DESENVOLVIDO NÃO É AQUELE EM QUE O POBRE ANDA DE CARRO, MAS É DESENVOLVIDO QUANDO O RICO ANDA DE TRANSPORTE PÚBLICO.
      Prefiro mil vezes ter uma saúde pública decente, do que viajar de avião, ter carro novo. E digo ainda que estudei com Crédito Educativo em 1983 , porque não tinha condições de pagar faculdade.
      Quem está tendo uma vida muito dignaaaaaaaaaa e ficaram muito ricos são os familiares do LULA e toda sua corja.

    • CARO FRANCISCO, VOCE ESTÁ SE DIRIGINDO AO CARA ERRADO. SEU7 ALVO É O BASTA DE CORRUPÇÃO.
      LARGA DEU MEU CARO.
      A PROPÓSITO, EM TERMOS DE CONHECIMENTO, VOCE NEM IMAGINA ONDE MEUS CONHECIMENTOS JÁ ME LEVARAM, PARA AJUDAR EM MUITAS CAUSAS DE NOSSA SOCIEDADE.
      TENHO UM TÍTULO DE CIDADÃO VOLTA REDONDENSE E 4 MONSÕES HONROSAS EXATAMENTE PELO TRABALHO PRSTADO, SEM NENHUMA PRETENSÃO ELEITOREIRA.

    • Consciente e esclarecido

      Concordo em gênero, número e grau com o Basta de Corrupção!
      Melhorou com o Lula, melhorou sim, mas em cima das bases sólidas que o PSDB construiu para o país, e não teve tempo de usufruir do bom trabalho que fez. Bastou deixar o PT mais um pouco no país, para o país dar “PT”.
      Aliás, se alguém tivesse privatizado a Petrobrás antes, talvez o PT não tivesse roubado BILHÕES de Reais do país! Assim como tantos outros BILHÕES que desviou dos tributos que arrecada e só faz aumentar, sem nenhuma contraprestação ao povo, apenas para aumentar o roubo! Estes bilhões que fizeram Lula e Cia ricos, eram os bilhões que iam tirar o povo da miséria, dar saúde e educação para que não precisassem mais de esmola, mas como é isso (a esmola) que mantém o PT no poder, eles nunca vão deixar que o povo deixe de ser dependente dela!
      Fala Mansa, responde aí!!!

    • TRISTE CONSTATAÇÃO

      Francisco, me parece que você se esquivoca em relação à história. É importante entendermos que cada época tem suas peculiaridades. Quando o governo do PSDB realizou as privatizações, o Brasil estava quebrado, e vários planos já haviam sido feitos sem sucesso, e porquê? Porque os governantes anteriores não tiveram a coragem de fazer o que tinha que ser feito, acabar com o rombo no caixa do país. A CSN, por exemplo, todos sabemos que era um cabide de empregos e dava prejuízo anual ao caixa do país de 2 milhões de dólares.
      Mas mesmo assim, não é verdadeira sua afirmação de que não podíamos comprar carro, que filhos de pobres não entravam em universidades públicas. Conheço muitos, mas muitos mesmo, que entraram. Quanto ao crédito educativo, sempre foi, desde o CREDUC, na época dos militares, direcionados aos menos abastados. Até concordo que andar de avião era caro, mas também nem se compara os serviços aéreos daquela época com os de hoje.
      Agora, sem demagogia (eu sai da pobreza e cheguei a ser empresário, com duas empresas), vamos supor que você tenha uma empresa que fatura X, mas para atender a demanda você tem que ter Y funcionários. De repente, vem um governo que desequilibra a economia e sua empresa passa a faturar X/2. Você faz os cálculos e vê que sua estrutura está super dimensionada para a atual conjuntura, e que se você manter a mesma estrutura, irás ficar sem o capital de giro, correndo o risco de ir à falência. Qual seria sua opção? Demitir a metade e manter sua empresa viva e a outra metade empregada, ou manter todos os empregados, falir, e aí dispensar todos?
      Li que alguém perguntou quantos a Petrobras demitiu. Não demitiu exatamente porque o povo é quem banca e indiretamente a permanecia deles no emprego, é um dos fatores que causaram a demissão desses 700 na CSN, dos 3.000 do estaleiro, dos 4.000 da Usiminas, e dos quase 1 milhão perdidos em 2015.

    • TRISTE CONSTATAÇÃO
      (14 de janeiro de 2016 em 00:08).
      CARO AMIGO, EU CONCORDO EM GRANDE PARTE COM O TEU TEXTO. APESAR DE QUE ALGUNS POUCOS PONTOS TEMOS NÃO POSIÇÕES, MA COMPREENSÃO POUCOS DISTANTES. COMO VOCÊ, VIM DA POBREZA, SOU DE FAMÍLIA NUMEROSA E POR SER UM DOS MAIS VELHOS, TIVE BANCAR OS ABAIXO DE MIM. CONTRÁRIO DE VC, EU TINHA COLEGAS NA FACULDADE QUE IAM DE CARRO ZERO. E COMO VC, EU TIVE EMPRESA QUE TIVE DE DEMITIR E ARCAR DÍVIDAS. FUI GERENTE NA CSN NOS ANOS 80 E EM PARALELO, PROFESSOR EM VÁRIAS ESCOLAS. DIANTE DAS SEMELHANÇAS E ALGUMAS ÓTICAS CONTRÁRIAS, NÓS DOIS SOBREVIVEMOS. DISCORDO DE VOCÊ QUANTO A PETROBRAS. LÁ HOUVE DEMISSÕES PIDV QUE TEVE COMO ALVO OS JÁ APOSENTADOS E QUEM TEM JÁ ESTAVA QUASE APOSENTANDO. E TAMBÉM MUITOS DESINVESTIMENTOS. QUANDO ACABAR OS DESINVESTIMENTOS, COM CERTEZA, HAVERÁ DEMISSÕES DE SEU QUADRO FUNCIONAL. OS DESINVESTIMENTOS CAUSARAM AFASTAMENTOS DE VÁRIOS COLEGAS DAS CONTRATADAS E NÓS, CONCURSADOS, ESTAMOS TRABALHANDO DURO PARA GARANTIR A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E TAMBÉM NOSSOS EMPREGOS. NÃO CONSIGO ENXERGAR NA NOSSA HISTÓRIA, DE TANTOS ANOS DE GOVERNO, QUE SOMENTE O PT ROUBOU OU ROUBA. SOMENTE NISSO QUE TENHO RECEBIDOS ALGUMAS DURAS CRÍTICAS. PELO MENOS TEUS COMENTÁRIOS E DO COLEGA FALA MANSA, QUE TIVE A HUMILDADE DE PEDIR DESCULPAS, TÊM MAIS EMBASAMENTO DOS FATOS.

    • TRISTE CONSTATAÇÃO

      FRANCISCO
      14 de janeiro de 2016 em 12:40
      Concordo que o percentual de filhos de pais mais abastados eram maioria nas faculdades, isso, até hoje ainda é válido. Basta vermos os alunos que frequentam as faculdades aqui na cidade.
      Também concordo que não foi só o PT quem roubou/rouba. Inclusive isso eu questiono muito meu irmão caçula (PTista roxo). Nas eleições de 2002, o Lula ganhou as eleições porque muitos, inclusive eu, tínhamos discernimento de que havia corrupção e votamos no Lula, pois o PT era o partido que pregava a moralidade, a honestidade com o dinheiro público, a ética na política. Os cidadãos com um mínimo de instrução, sabiam que havia corrupção, que dirá os políticos do PT que estavam dentro do sistema. E aí vem a pergunta que não consigo resposta: “Por que que o PT ao assumir o governo não mandou investigar e prendeu todos os corruptos dos governos anteriores?” Ao contrário, preferiram institucionalizar a corrupção e hoje estamos a ver navios, pois não temos mais nenhum partido ou político que possa nos representar e que podemos dizer que tem caráter ilibado. Mas ainda chegaremos lá!
      Eu tenho sugerido ao DV, usar o DISQUS, que o site do Congresso em Foco usa e que é maravilhoso para troca de experiências e pensamentos, mas infelizmente não se interessaram.

  45. Infelizmente, a realidade da CSN é a seguinte:
    – 1º fonte de renda da CSN : aço : o mundo tem um excesso de produção de aço de 600 milhões de toneladas, utilizando apenas 70 % da capacidadeinstalada. Resumo : tá sobrando aço e o preço despencou!!!
    – 2º fonte de renda da CSN : minério : com a desaceleração da China o consumo mundial despencou e o preço do minério está em 50 USD (já foi 120 USD) : tá sobrando minério e o preço despencou!!!
    – Resultado : as duas fontes principais de renda da CSN secaram : aço e minério.
    – Consequencia : a CSN terá que ajustar os gastos em função de faturamento muito menor.
    – Vale a equação : FATURAMENTO = CUSTOS + LUCRO , logo se o FATURAMENTO despencou, para salvar o LUCRO será necessário cortar CUSTOS
    – E custos são : salários, beneficios, compras, etc, enfim cortar todo e qualquer gasto possível e isso será feito.
    – Não estamos discutindo competência ou incompetência administrativa, esses são os fatos.
    – Gerdau e Usiminas que também vendem aço e minério também estão nessa situação.

  46. Peao só parou ali ,porque foram impedidos de entrarem,se não tinham passado reto, morrem de medo se serem filmados pela camera e serem demitidos, que na verdade estão totalmente com a razão, e a questão é, vao readmitir os 700 demitos????
    Nesse teatrinho ae, quem se ferra éo coitado do trabalhador…

  47. e esse ano começou como terminou o ano passado, 2016 provavelmente será pior que 2015, temos que protestar contra o aumento absurdo de impostos e a volta da CPMF porque quem vai pagar a conta é o trabalhador como já está pagando, aumento de imposto tem efeito inverso do que o governo diz, aumenta o preço de tudo e o consumidor para de comprar e com isso reduz a arrecadação.

  48. TENHO CERTEZA ABSOLUTA, QUE O CONTINGENTE A SER DEMITIDO PELA CSN SERIAM SOMENTE ESTES 700 INFELIZES. ESTE JOGO É ANTIGO. A EMPRESA APRESENTA SUAS INTENÇÕES PARA O SINDICATO COMPROMETIDO, ACERTAM UM Nº MAIOR, BRIGAM EM FUNÇÃO DELE E ACABAM ACORDANDO EXATAMANTE NAQUELE Nº PRÉ ANUNCIADO.
    FINAL DA HISTÓRIA: O PEÃO BOCA ABERTA APLAUDE O SINDICATO, O SINDICATO TENTA ELEGER ESSE OU AQUELE POLITICO E A EMPRESA RESPIRA ALIVIADA.
    OS 700 INFELIZES VÃO ENGROSSAR AS FILAS DE DEMITIDOS QUE O PT CRIOU DESDE QUE ASSUMIU O GOVERNO.
    VAMOS QUE VAMOS!!!!!!!

  49. ENGAÇADO O SINDICATO FALA QUE A CSN É UMA EMPRESA CAPITALISTA, QUEM NESTE PAÍS NÃO É? ATÉ MESMO O SINDICATO, QUANDO COBRA DO TRABALHADOR % PELA NEGOCIAÇÃO SINDICAL TODO ANO, DÁ PRA FICAR RICO COM ESTES DESCONTOS. E AGORA VEM PRA PORTA DA EMPRESA IMPEDIR A ENTRADA DOS TRABALHADORES, QUE DIGA DE PASSAGEM QUE SÓ FICARAM PORQUE O SINDICATO IMPEDIU A ENTRADA COM O CARRO DE SOM. PORQUE O SINDICATO HORA NEHUMA FALOU MAL DO GOVERNO DILMA,LULA E PT, SABE PORQUE É MAIS FÁCIL CRITICAR O EMPRESSÁRIO, A CRISE ASSIM COMO PRA NÓS ESTA PRA ELES,EM PROPORÇÃO BEM DIFERENTES MAIS TEM, CULPA DO GOVERNO, DESTA PILÍTICA SUJA, DE UM OPERÁRIO QUE DE SINDICALISTA SE TORNOU PRESIDENTE A CUSTAS DO VOTO DOS TRABALHADORES, QUE TORNOU ESTE PAIS UM PAIS DE POLÍTICOS CORRUPTOS, ASSIM COMO ELE, QUE COBROU PROPINA DE TODAS AS OBRAS FEITAS NESTE PAIS PELO GOVERNO, ATÉ ESTÁDIO DO CORINTHIANS FOI FEITO NA BASE DO “FAZ QUE VOCÊ VAIS GANHAR MUITO NO MEU GOVERNO.CHEGA BASTA, SINDICATO QUER BRIGAR BRIGA COMO O PT E DILMA.

  50. Ja estava tudo decidido, é apenas um teatro.

  51. Resumindo neste Brasil quando não é o governo de um lado são os patrões do outro escravizando o trabalhador… Isto quando não se unem é escravizam juntos! Getúlio Vargas deve estar se revirando no túmulo! Não que ele fosse bom, mas a maioria dos avanços trabalhistas foi em seu mandato, inclusive a CSN.

  52. CRAVARAM NO 13, AGORA AGUENTAM……

  53. Na verdade o que a csn e o sindicato querem é enganar o trabalhador…falam em 3000,más o número real não é esse,aí o sindichato fala que conseguiu reduzir o número de demitidos… Mas 700 já foram… Em relação a perda de benefícios,na verdade o que eles querem é acabar com o turno de 6 horas… A questão do benefício é só pro sindichato dizer que conseguiu manter os benefícios…mas as 6 horas já eram…

  54. Carnaval fora de época em Volta Redonda? Crises econômicas e política no Brasil não são conjunturais, são estruturais e seus reflexos perenes. Acabou o crescimento voo de galinha. Os sindicatos no Brasil, assim como a classe politica já não representam mais… coisa alguma.

Untitled Document
close