;
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020 - 04:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Sindicato propõe greve na Votorantim após encerramento das atividades na Aciaria Elétrica

Sindicato propõe greve na Votorantim após encerramento das atividades na Aciaria Elétrica

Matéria publicada em 20 de setembro de 2016, 08:49 horas

 


188 postos de trabalho foram encerrados na unidade; deste número, 35 estão sendo demitidos

Silvio Campos critica fechamento da da Aciaria Elétrica e demissão de funcionários (foto: Divulgação)

Sindicato critica fechamento da Aciaria Elétrica e demissão de funcionários (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense fechou a entrada de acesso à fábrica da Votorantim, no bairro Saudade, no início da manhã desta terça-feira (20) por quatro horas. O motivo da manifestação foi o anúncio da siderúrgica de que vai encerrar as atividades da Aciaria Elétrica.

Por volta das 8h, os trabalhadores decidiram, em assembleia, esperar o posicionamento da Votorantim até o fim desta semana. Se a empresa não se manifestar, ficou decidido que será publicado um edital de greve e realizada uma votação secreta, em urna, para que os funcionários optem ou não pela greve.

Com o encerramento das atividades da Aciaria Elétrica, 188 postos de trabalho foram encerrados na unidade. Deste número, 35 estão sendo demitidos. Outros 70 serão transferidos para a unidade de Resende; 35 deslocados para área de manutenção. Trinta para área de preservação de equipamentos e 18 entrarão de férias coletivas a partir de outubro.

– Fomos surpreendidos. Não podemos deixar fechar essa unidade daqui em Barra Mansa. Temos que apertar as autoridades do governo do federal, estadual e municipal. Trabalhadores não são números; são pais de família – discursou Silvio Campos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, que continuou: “A ‘rádio peão’ está dizendo que a unidade da cidade vai fechar. Não vamos deixar que isso aconteça numa fábrica histórica, com mais de 70 anos”.

– O sindicato sempre preza pelas negociações. Pela falta de diálogo, por parte da Votorantim, no entanto, não nos restou outra opção a não ser a paralisação. Eles estão demitindo em doses homeopática – contou ele. Mais de mil funcionários participaram da manifestação, segundo o sindicato.

– Somos a favor da negociação. Porém, se a empresa continuar com essa arbitrariedade, vamos para a greve. Mesmo com a crise, a Votorantim foi a única empresa que, de forma unilateral, decidiu demitir e desativar uma área – finalizou Silvio Campos.

Abaixo, posicionamento da Votorantim Siderurgia sobre a unidade de Barra Mansa:

“A Votorantim Siderurgia, devido ao atual cenário econômico, confirma a otimização da operação das aciarias do Sul Fluminense. A empresa reitera que as unidades de Barra Mansa e Resende são igualmente estratégicas para seu plano de negócios e que avalia, de forma permanente, as condições do mercado aguardando os sinais de recuperação da economia brasileira”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

63 comentários

  1. Avatar

    Trabalhei na unidade de Resende, a empresa lá tem área 4 vezes maior que a empresa de Barra Mansa… Apoio do prefeito de Resende e toda facilidade de produção… na beira da via dutra, ao lado do rio, proximo a linha férrea, energia de furnas e terreno totalmente plano! Duvido que irão insistir com SBM… trabalhador é número, o que interessa é sua matricula, se mata de trabalhar e é demitido na primeira oportunidade.

  2. Avatar

    pelo menos humor não falta no brasileiro ate num momento terrível como agora

  3. Avatar

    Fazer greve só vai agravar a situação pois a decisão já foi tomada. Mais que coerente, com o preço da energia fica inviável uma aciaria elétrica. O que o sindicato tinha que fazer é apresentar uma solução mais inteligente em detrimento a proteção e garantia de postos de trabalho para os fiuncionários na Votorantim em Resende.

  4. Avatar

    Vai AL FATAH ..escreve bonito adora Barra Mansa, já que você é o sábio, o estrategista, o economista o rei do planejamento, resolve o problema de Volta Redonda cara…
    Ajude seu conterrâneos peões da CSN a sair da lama. ..sua cidade tá um lixo as praças caindo aos pedaços a grama sintética dos campos da beira rio podres, bairros violentissimos. .alta taxa de homicídios. .você não passa de um frustrado…sai dessa máscara e se identifique se. .meu nome é Fábio moro em Barra Mansa não devo nada pra ninguém. .tem muito orgulho de morar aqui. .você deve ser um frustrado um chifrudo que com certeza já foi traído por alguém daqui… saia da máscara ..anonimato é coisa de covarde… tem um ditado que diz quem muito ataca uma pessoa lugar com certeza já ouve trauma com aquela ou aquele lugar.cara chato. .você já foi empalado por algum barramansense…Se mete em tudo..Desculpas pessoal mas esse cara é muito chato.

    • Avatar

      Você não é o único em pensar assim… Esse cara se acha o dono da verdade! Se for assim em casa, coitada da mulher dele.

    • Avatar

      Fábio, cadê teu CPF e teu RG para eu checar teus dados? Vc é mais fake do que eu, teu boca aberta!… É tão sem noção que quer comparar VR com Barra Mansa. Foda é quando demitem lá e vem tudo correndo pra cá, até quando é para pedir dinheiro na rua…

    • Avatar

      Não tem mulher

  5. Avatar

    Muita gente falando, bla, bla, bla sem conhecimento algum, pensando com o nariz, para o lado que aponta……não existe empresário que goste de demitir, não existe empresário que não sofra, e muito, quando tem que demitir alguém que não seja por desempenho……..vivemos 14 anos sob a batuta incompetente dos PeTralhas, arruinaram a base industrial, arruinaram, gastaram R$ a rodo sem se preocupar com a infraestrutura, preferiram o elogio piegas a uma verdadeira distribuição de renda por produtividade e meritocracia e agora estamos aqui, industrias fechando, gente jogando para as câmeras, comentários desconexos com a realidade, sindicato que não serve para nada…………..e ainda aparece pessoas que defendem esse povo, preocupado se alguém é coxinha………acorda Brasil…a culpa é do FHC!

  6. Avatar

    O fechamento da SBM já era previsto desde a inauguração da Unidade Resende. Foram suprimindo setores aos poucos, para não provocar alarde, e hoje a empresa emprega menos que um grande supermercado desses por aí. Vai acontecer igual com a BR Metals de Barra do Piraí, e não vejo ninguém se mobilizando…

    A última indústria de maior porte em Barra Mansa vai encerrar suas atividades… Se fosse em VR ou Resende, por muito menos os setores da sociedade e da imprensa chegariam junto, com imprensa falada, escrita e televisada, até igreja. Parece que o povo de Barra Mansa não dá a mínima, por isso essa cidade parou no tempo, não tem poder de mobilização!…

    • Avatar

      Vc é cara hen, sabe de tudo!!! Tem notícia da csn tá lá afirmando as suas verdades, depois vem aqui pra comentar de coisas que apenas sabe por reportagem, vai se informar corretamente antes de vomitar inverdades acerca do fechamento da unidade votorantim bm.

    • Avatar

      Se tem certeza, que fecharia. Porque não negociou antes. Espera acontecer, porque será?

    • Avatar

      O pior cego é o que se recusa a enxergar…

  7. Avatar

    Há quanto tempo só se ouve falar em empresas encerrando atividades em Barra Mansa, várias, aí ouvimos candidatos falarem muito em sala de teatro, salão de artesanato e por aí vai, isso é importante mas sem renda ninguém faz nada, com esse enorme território a cidade precisa atrair empregos, as outras cidades vão construindo shoppings, hotéis, fábricas e Barra Mansa? Não existe atração turística nenhuma, vai se transformando cada vez mais em cidade dormitório, a prefeitura só sabe fazer reuniões, isso todo dia tem com mesa cheia.

  8. Avatar

    Escrever aqui é fácil, quero ver fazer GREVE. Peão e um bicho bobo não sabe o poder que tem nas mãos. Tem um GERENTE e um COORDENADOR na GAC que se acham intocáveisl, também se bater de frente com eles tem os pau mandado deles que são os SUPERVISORES. No início do ano foi assim algumas pessoas bateram de frente com eles ou melhor só acompanharam a apuração de uma votação de acordo de turno e foram desligados da empresa. Com isso amedrontaram muitos que ficaram. É um tal de chamar na sala para fazer pressão psicológica. Enquanto a classe não tomar a frente, criar coragem eles continuaram fazendo o que bem entender.

  9. Avatar

    Nunca vi tanto comentário pelego e coxinha juntos. Estávamos saindo da crise internacional com a Dilma, não quiseram, quiseram Temer agora aguenta até o cabo. Ainda vai ficar pior. Vão pedir emprego ao Temer que ia demitir 4000, mas já nomeou 7000, aumentaram a máquina em 3000 cargos.

  10. Avatar

    1956—Companhia de bondes demite dezenas de motorneiros. 1976—operadores de telex, arquivistas, operadores de Kardex e rádio PY protestam por demissões. 1996—datilografos e telefonistas são substituídos por sistema informatizado. 2016—Siderúrgica…

    • Avatar

      Comparação nonsense… Ainda não inventaram sucedâneo para o aço em escala industrial, tampouco robôs ou aparatos mecânicos que substituam a mão de obra humana nas plantas siderúrgicas do mundo inteiro. O mesmo vale para a indústria petroquímica, cimenteira e outras áreas das indústrias de base (transformação)…

    • Avatar

      A passos largos para virar a Detroit de Robocop… Rust Belt.

  11. Avatar

    o centro da questão não se fecha aciaria obsoleta com custo autismo de energia como nos simples mortais vivemos esta conta de energia em nossa residencia que e embutido impostos fara onicos para manter estes monte de politicos corrupto da patria amada. o que nos esperamos do representante legais da categoria e que mantenha os empregos da area desativada com sistema de remanejamento de areas e nunca aceitar demissões fico eu preocupado quando dizem são 180 metalurgico a tingido que so 35 pessoas poder vir ser demitida sindicalista não pode assumir demissão mesmo que se ja uma so eu ainda quero acreditar no presidente e seu vice guerreiro que nunca vão abandonar vc metalurgico que tanto sofre com o desemprego. ate a vitoria

  12. Avatar

    Peão passava com uma marra danada e agora tá acordando 4 horas da manhã para trabalhar em Resende sendo que daqui a pouco tá com a lata amarrada, vai vendo aí. …

  13. Avatar

    Então ainda vejo uns falando muita abobrinha que tem que fechar msm teve ser rico né pois se vc é meu querido muitos não são pois tem muitos pais de família que trabalha lá e depende do serviço para sobreviver não tem o que falar fica quieto off e cada coisa que temos que ler e ouvir e do um desabafo #pronto falei

  14. Avatar

    A contribuição sindical obrigatória e a falta de concorrência dos sindicatos produz esse cenário bizarro de hj. Os sindicalistas muitas vezes, se preocupam consigo mesmos, utilizando o sindicato como maquina de campanha eleitoral. Vide a historia recente de um certo partido que se auto intitulava incorruptível e de um certo sindicalista que se auto proclama “santo”.

  15. Avatar

    Lacrou o 13? Os reflexos da administração petista em nosso país serão sentidos por muitos anos ainda, pouca gente se deu conta disso. Foi uma década de farra (e eu nem me refiro a corrupção) com economia artificializada, sem efetuar as medidas necessárias que o país precisa para evoluir. O povo precisa entender que político populista só resultará em atrasos para a nação.

    • Avatar

      Concordo! Ainda sofreremos muito.

    • Avatar

      então quando o PT assumiu tinha ate apagão,…Portos….kkkk opais melhrou muito a infraestrutura,..desde a telefonia te o transporte…energia nem se fala como podem dizer que o PT fez mal a infraestrutura do pais que onde vcs viviam antes acho que no japão,…lembra do apagão do FHC,…gente tem gente que viveu essa epoca e nem precisa de livro de historia, mas tem gente que fugiu do pais e ta voltando agora…….fala asneira demais.

  16. Avatar

    Pessoal… essas informações do sindicato são mentirosas… não demitiram não… ta vendo como é difícil ser sindicalizado? Eles não colhem informação e saem falando abóbrinha pelos quatro ventos!!! Em uma crise dessa precisamos é de transparência e não de show!!! O texto está escrito “anúncio da siderúrgica de que vai encerrar as atividades da Aciaria Elétrica”… pois bem… cadê a cópia do anúncio? Não sou puxa saco… só penso que no tempo em que estamos vivendo não vale apena tentar corrigir o que o sindicato não fez lá atrás e agora quer mostrar que ta brigando pelos colaboradores!!!

    • Avatar

      Concordo menininho. A intenção desses sindicatos em querer declarar greve é para satisfazer interesses próprios. Estão com medo de perder a boquinha que recebiam indiscriminadamente do governo. Agora querem usar a peaozada como “boi de piranha”. Acorda povo. Onde estavam os sindicatos quando o governo mudou as regras do seguro-desemprego deixando milhões de trabalhadores desamparados quando estes mais precisaram? Por que não proporam greve nas ultimas demissões da CSN ( mais de 700 funcuinários)?

  17. Avatar

    E o erro do titulo “188 demitidos”? Nao vai ser corrigido?

  18. Avatar

    Votaram na Dilma, chupa essa manga, o Brasil quebrou faz tempo!!!

  19. Avatar

    A SBM está deixando seus supervisores e gerentes afundar os resultados mantidos a anos!
    Deveriam começar uma restruturação pelos chefes que são os que tem que mostrar serviço para manter bons resultados…e depois chegar no chão de fábrica….se está perdendo Receita é devido a má gestão dos envolvidos na estrutura organizacional.
    Se liga! O balanço daqui a pouco vai fechar com prejuízo!

  20. Avatar

    Barra mansa está a muito tempo sendo destruída por seu administradores…e os que estão por vir, da até medo só de citar os nomes

  21. Avatar

    O Estado não tem nada que intervir em demissão e atrapalhar a vida dos pobres patrões. Estado mínimo já.

    • Avatar

      Você deve estar adorando nosso país com o Estado inchado do jeito que está, né? 40% do que é produzido passa pelo Estado em forma de imposto. Então você acha que ainda precisamos de mais Estado? Mais impostos? Mais burocracia? Mais Estado decidindo o que devemos pensar, como nos portar e o que comer?
      Pare de acreditar nos seus professores de história, sociologia e geografia que querem se meter em economia, e fica colocando porcaria na sua cabeça.

    • Avatar

      Você não entendeu. Quero Estado mínimo mesmo. Sou igual a vc: pobre de direita & capitalista sem capital.

  22. Avatar

    Em fim uma boa notícia para o meio ambiente, a cidade agradece. Serão menos pessoas nos hospitais com problemas de pulmão.
    Não sei porque o sindicato está reclamando, se o negócio não é mais viável tem que fechar mesmo nenhum empresário trabalha com prejuízo só na cabeça desses metalúrgicos.

  23. Avatar

    Governo do Estado tá falido também. Não paga ninguém. Não tem moral para nada.

  24. Avatar
    Socialista de IPHONE

    Aí o sonho socialista virando realidade, ferr.ando os empresários, só se esqueceram que se o empresário não lucra ele não tem motivo para manter uma empresa que dá só despesa, então fecha tudo e os trabalhadores vão para rua. Relaxa galera, vamos todos viver de bolsa família.

  25. Avatar
    SÓ RINDO PRA NÃO CHORAR

    Esse Sindicato Pelego depois que a coisa acontece vem com essa de manifestação. Que porcaria de sindicato é esse que não sabia que a SBM estava para fechar a Aciaria?
    Sindicato medíocre, só sabe pegar dinheiro do trabalhador.
    Não consegue nem reajuste frente ao INPC.. vai conseguir deixar de evitar demissões?

    BANDO DE MARKETEIRO!

    • Avatar

      Vc tem razão, trabalhava na SBM durante anos, em 2015 o sindicato levou para votação 0% de reajuste para o trabalhador, por três vezes, e a maioria dos “peões” cederão aos encantos dos supervisores e aceitaram o “reajuste”, depois disso pra mim não deu mas, estudei bastante e hoje sou funcionário publico, não está bom tb, mas é bem melhor do que trabalhar igual um cachorro para a empresa e principalmente esse sindicato que não vale nada.

    • Avatar

      Vc tem razão, trabalhava na SBM durante anos, em 2015 o sindicato levou para votação 0% de reajuste para o trabalhador, por três vezes, e a maioria dos “peões” cederão aos encantos dos supervisores e aceitaram o “reajuste”, depois disso pra mim não deu mas, estudei bastante e hoje sou funcionário publico, não está bom tb, mas é bem melhor do que trabalhar igual um cachorro para a empresa e principalmente esse sindicato que não vale nada.

  26. Avatar

    Já era de se esperar, a aciaria da UBM o forno é elétrico, com energia lá nas alturas o processo se torna inviável, sendo que na região tem opção de utilização de Gaz além de uma planta mais moderna bem próxima. O ideal seria que todos os funcionários fossem transferidos.

  27. Avatar

    Se esta demitindo e porque nao tem mais utilidade. Se o sindicato e contra pague o salario deles. os empresarios nao aguentam mais ser extorquidos por todas as classes.

    • Avatar

      Seu comentário é desprovido de credibilidade, tem seres humanos passando um péssimo dia como o de hoje sem saber como levar o pão de cada dia para seus familiares! Respeito é bom e eles precisam neste momento!

  28. Avatar

    fala na materia que demitiu 188, lendo a materia se confirma que alguns foram transferido, outros remanejados!
    nao entendi!

  29. Avatar

    “…encerrar as atividades as atividades da Aciaria Elétrica.”

  30. Avatar

    Lamentavel que o país esteja atravessando por este momentos dificil, e o pior é por causa de politicos sujos e imundos, coruptos.

  31. Avatar

    É uma pena, porem temos a Americanas, lojas Nalim e Marisa para recolocar estes profissionais no mercado de trabalho.

  32. Avatar

    O conde dracula na presidencia rindo atoa com o sofrimento do trabalhador .,e ainda vem mais por aí se preparem vem a reforma da previdencia …..

    • Avatar

      Reforma que a Dilma tbm faria, tem q ser feita de qlqr forma, é o mal necessário, bom mesmo se pudessemos optar em usar ou nao o INSS/CLT, até porque se fosse bom político e funcionário público utilizava tbm!

    • Avatar
      SÓ RINDO PRA NÃO CHORAR

      Não me venha com politicagem, não se esqueça que essa crise que está hoje foi causada pelo seu partido financiador de porto de Cuba com dinheiro de BNDS. Eu to cagand… pra político, o Conde Drácula pelo ao menos está tentando um pacote de investimento privado, geração de empregos (que privatize a porcaria toda, mas que gere emprego). Não fui e não sou a favor de governo golpista, porém antes de mais nada quero geração de emprego, precisamos sair dessa crise PARA ONTEM!!!!!
      E VOCÊ NÃO VAI ME DIZER QUE COM DILMA ROUSSEF E LULA TERÍAMOS UMA MELHOR PERSPECTIVA NE?

    • Avatar

      Tá falando do Lula né? Só pode, porque Temer esta a 2 meses no poder.

    • Avatar

      Esse Romildo deve ser lesado, eles mesmos votaram na dupla Dilma e Temer, e agora ficam reclamando ??? prezado, o governo que vocês vermelhos elegeram, ainda está aí . . não sei o motivo de sua mudança de opinião . . eleições vem aí novamente, procure saber quem são os vices antes de votar, senão depois fica de choradeira novamente . . .

    • Avatar

      Não estou defendendo o tal “Drácula” conforme o beneficiário do bolsa fome aí ta se referindo, mas é um absurdo querer jogar tudo isso na conta de alguém que não está nem dois meses no governo, sendo que o pais ficou mais de 10 anos nas mãos dos petistas e afundaram o o pais até onde conseguiram! Fala serio né petistas, façam-me um favor!

  33. Avatar

    Bom dia Sônia Paes e parabéns !

  34. Avatar

    Agora sim Diário do vale,corrigiu o erro .
    Parabéns.

  35. Avatar

    Se vai “ENCARAR” as atividades não tem problema né Diário do Vale ?
    Se fosse encerrar, aí sim, teríamos problemas com desemprego.

Untitled Document