
Mauro Campos: ‘Construção Civil é a melhor forma de reaquecer a economia’
(Foto: Arquivo)
Volta Redonda- O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Fluminense, Mauro Campos, disse ao DIÁRIO DO VALE que a mudança no governo federal não traz riscos à continuidade do programa “Minha Casa, Minha Vida”, pelo menos no segmento destinado às famílias com renda entre três e dez salários mínimos por mês. Mauro acredita que poderá haver mudanças nos subsídios, a parte do preço do imóvel que o governo pagava pelo comprador, mas isso traria, no caso de Volta Redonda, um acréscimo pequeno – de menos de 5% – nas prestações mensais.
— Os imóveis do Minha Casa, Minha Vida vão continuar sendo vendidos sem entrada, com seguro para o caso de desemprego e com taxas de juros menores que as de mercado. Isso permite que os interessados em imóveis desse programa continuem a fechar negócio com tranquilidade — disse, reforçando que a redução nos subsídios, embora esteja em estudo, ainda não foi definida.
Mauro, que faz parte da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), afirmou que a continuidade do programa já foi sinalizada pela nova secretária nacional da Habitação, Maria Henriqueta Arantes Alves.
— A Maria Henriqueta também faz parte da CBIC. É uma profissional do mais alto nível e vai, com certeza, dar uma contribuição importante para descobrir soluções para os problemas recentes. Ela vai ajudar a mostrar, dentro do governo, que incentivar a construção civil é um dos caminhos mais seguros e mais eficazes para garantir uma retomada mais rápida do crescimento econômico — avaliou Mauro.
A redução do subsídio, contudo, vai representar um problema para os imóveis da chamada “faixa 1”, destinada a famílias com renda de até três salários mínimos e que tinham prestações muito inferiores às dos vendidos para famílias com renda entre três e dez salários mínimos.
— A má gestão de recursos públicos no governo anterior quebrou o país. Com isso, o governo começou a usar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para “bancar” subsídios. Isso, no médio prazo, ameaça toda a saúde financeira do sistema habitacional. O governo atualmente está estudando o caso. A redução nos subsídios seria temporária, até que as contas se reequilibrem — disse o empresário.
Lançamento
Mauro Campos afirmou que uma demonstração de que o programa “Minha Casa, Minha Vida” vai prosseguir no novo governo é o fato de estar sendo lançado na cidade um empreendimento – o Residencial Mirante – que conta com características como elevadores e piscina, pouco comuns nos condomínios lançados anteriormente.
— Esse empreendimento já está em construção, tem financiamento garantido e ainda tem a vantagem extra de ser o primeiro condomínio sustentável em Volta Redonda, usando painéis fotovoltaicos para captar energia para a iluminação das partes comuns e fazendo reaproveitamento de água da chuva — disse.
Presidente da Caixa afirma que acelerará investimentos
Na quarta-feira (01), o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, disse que quer retomar obras do Programa Minha Casa, Minha Vida que estão paralisadas por falta de recursos. Occhi tomou posse nesta quarta-feira como presidente do banco, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Segundo ele, na próxima semana, haverá uma reunião da Caixa com os ministérios do Planejamento e das Cidades para tratar do programa e de outras obras que estão paradas por falta de recursos.
No dia 17 de maio, o Ministério das Cidades revogou uma portaria que autorizava a ampliação do programa habitacional. A medida, que habilitava a contratação de unidades na modalidade entidades, tinha sido publicada um dia antes da votação no Senado do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. O ministério disse que a revogação da portaria era uma medida de cautela, pois as autorizações foram assinadas e publicadas nos últimos dias do governo anterior e sem os recursos necessários para o atendimento.
9 comments
Aff ate parece pelo que sei eles invadem sim apartamentos de quem é beneficiado e não vai morar la…e pq sera que a pessoa não vai morar no apartamento, pois quem precisa msm de uma casa própria, no tem condições de pagar aluguel quando é contemplado toma posse do que é obtido…
Agora se não foi morar é pq não precisa,e infelizmente muitas pessoas ganham e não precisam, igual na santa cruz, tem apartamentos fechados que os contemplados só pagam e não tem ninguém morando,eles deveriam ir na rua da pessoa e pesquisar pra saber se a pessoa tem moradia própria ou não…ai sim beneficiariam quem precisa!
Deixem as informações detalhadas na mídia para que outras pessoas de fora se solidarizem com vcs e façam as denúncias sem que os moradores se exponham tanto.OBS.Quem mantem esses vagabundos são os próprios usuários idiotas que prejudicam o ambiente onde vivem.
ONDE HÁ FUMAÇA NORMALMENTE HÁ FOGO.SE QUEM CONSTRÓI IMOVEIS MINÚSCULOS A PREÇO DE BANANA PRA VENDER PELO OLHO DA CARA ESTÁ CABREIRO COM A ECONOMIA DO PAÍS,IMAGINEM QUEM AINDA NÃO SE ARRISCOU EM COMPRAR ALGO FINANCIADO(CORRIGIDO ANUALMENTE)PELO RESTO DA VIDA.ESTÁ NA HORA DE REPENSAR SE VALE A PENA ARRISCAR OU MUDAR A ESTRATÉGIA POIS QUEM FABRICA ALGUMA COISA PRA VENDER MOSTRA AO CONSUMIDOR SOMENTE OS PRÓS JAMAIS OS CONTRAS.
Tinha era que cortar ou fazer mais fiscalização pois a maioria desses condomínio quem manda são traficantes que vivem aterrorizando moradores e espulsando pessoas de bem aqui no roma 2 em volta redonda rj funciona assim e esses mesmos invadem os apartamentos opss ia me esquesendo bloco 8 e bloco 7 não tem relogio de energia eletrica mas tem luz pra essas praga como pode quem paga essas contas somos nos trabalhadores
Já registrou B.O. na delegacia? Reclamar no jornal não adianta muito…
Disque denúncia: 197; é gratuito e preserva o anonimato de quem denuncia, e certamente mais eficaz que reclamar em site de jornal.
O que você questiona é problema de segurança pública e não habitacional. Porém não pode-se deixar que problemas de uma área atrapalhe outra.
Já ta registrado já liguei no primeiro momento pois não sou conivente com essas praga se mais moradores ligasse pro 197 la nao seria esse inferno mas por medo elas acabam ajudando a escomder certos materias por não levantarem suspeita da policia
Você e MORADOR de um MINHA CASA MINHA VIDA e esta a favor de acabar o programa ? Será que e por que já tem a sua? Como disse o GIBA “O que você questiona é problema de segurança pública e não habitacional. Quanto ao programa eu acho que esta encerrado pelo menos pra quem ganha pouco (faixa 1)
Sabe por que?Os empresarios não tem interresse nesse segmento e so por isso que esta sendo cortado. Uma pena quem mais precisa vai ficar de fora (foi pra isso que vcs foram parar as ruas?) Bom pelo menos vai continuar pra quem ganha de 3 à 10 salarios mínimos ( Só uma perguntinha pra VC QUE ESTA LENDO ESSE POST , quanto vc ganha mesmo?,rsrsrrsr)
Comments are closed.