sexta-feira, 14 de maio de 2021 - 10:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Sine de Piraí emite Carteiras de Trabalho digitalizadas

Sine de Piraí emite Carteiras de Trabalho digitalizadas

Matéria publicada em 16 de março de 2016, 16:35 horas

 


Por conta da agilidade no atendimento da unidade, maior demanda é de municípios vizinhos, diz coordenador

Piraí – Mais de 115 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digitalizadas foram emitidas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Piraí desde a implantação do novo formato, no início deste mês. Mesmo priorizando atendimento à população local, a maior parte é de moradores de outras cidades. Segundo o coordenador da unidade, Rodrigo Barros, a procura externa se deve à agilidade desde o agendamento até a retirada do documento, em torno de 15 dias.

Por conta de faltas não comunicadas com antecedência, os agendamentos, que na realidade são triagens, têm sido feitas apenas presencialmente, de um dia para o outro. Para garantir a rapidez e evitar filas de espera, o Sine de Piraí limita em cinco atendimentos referentes à emissão de carteiras de trabalho por dia. De todos os serviços prestados no local, 80 pessoas em média são atendidas diariamente, e dessas, 20 são do município, de acordo com o coordenador.

– Piraí seguramente está melhor que os demais municípios, porque há previsão próxima de aumento das vagas de emprego, de acordo com as empresas. E pelo o que a gente vê, em relação a seguro desemprego, a média é de 20 por dia, sendo que só dois ou três são de Piraí – observou Rodrigo.

Ele aproveitou ainda para ressaltar que mesmo deixando o currículo na unidade, o candidato deve sempre acompanhar o quadro de vagas de emprego. “A gente encaminha os currículos e avisa quando tem entrevista, mas o sistema é falho, os candidatos devem sempre acompanhar as vagas disponíveis, semanalmente. Se possível, todos os dias”, frisou destacando ainda que não há prioridade para ninguém, as oportunidades são igualmente atribuídas.

As vagas na unidade atualmente são para: motorista categoria D, com experiência em caminhão munk; técnico eletricista, com experiência de dois anos; podador/ajudante com experiência de um ano; operador de telemarketing; e manicure.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (15), a taxa de desemprego no país fechou o quarto trimestre do ano passado em 9%, a maior da série histórica iniciada em 2012, mas mostrando estabilidade em relação aos 8,9% da taxa de desocupação do terceiro trimestre de 2015.

Documentos para Carteira de Trabalho e Previdência Social

Para a retirada da primeira via da Carteira de Trabalho digital, o interessado deve levar os documentos exigidos pelo Ministério do Trabalho: RG, CPF, comprovante de residência, e certidão de nascimento ou casamento, todos originais. Para a segunda via, em caso de perda ou roubo, é necessário, além dos documentos citados, o registro de ocorrência feito na delegacia. Já em caso de segunda via para continuação da primeira, o trabalhador deve apresentar a primeira via da carteira e também os documentos originais.

O Sine de Piraí fica na Rua Epitácio Campos, nº 156, no Centro de Apoio ao Trabalhador, ao lado do Detran. Mais informações pelo telefone: (24) 2431-3312. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document