Temer anuncia medidas de crédito e redução de juros do cartão

by Diário do Vale
Temer e Meirelles conversam sobre medidas para reaquecer a economia

Temer e Meirelles conversam sobre medidas para reaquecer a economia

Brasília – O presidente Michel Temer anunciou no fim da tarde desta quinta-feira (15) uma série de medidas microeconômicas para estimular a criação de empregos, melhorar o ambiente de negócios para empresários e aumentar as condições de crédito dos brasileiros. Ao divulgar as medidas, Temer ressaltou que o crescimento, a produtividade e a desburocratização serão importantes para a pacificação do país.

A criação de um programa de regularização tributária, o incentivo ao crédito imobiliário, trabalhar para reduzir os juros do cartão de crédito e reduzir a multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o empregador foram algumas das medidas lançadas pelo presidente. Os projetos que visam “ativar a economia”, nas palavras de Temer, foram pensados pela equipe econômica do governo, mas algumas ainda estão em fase de conclusão.

– Os senhores sabem que há muitos devedores do Fisco com passivos tributários expressivos, e há pessoas físicas que também têm passivos. Esse programa alcança tanto pessoas jurídicas como físicas. O objetivo, naturalmente, é permitir que empresas e pessoas físicas se programem ao longo do tempo para pagamentos parcelados – disse, ao explicar a regularização tributária.

O incentivo ao crédito imobiliário, segundo Temer, visa gerar empregos. Já as medidas relacionadas aos cartões de crédito, de acordo com ele, terão “grande repercussão popular”.

– Um dos tópicos que estão sendo apresentados é permitir diferenciação de preço entre diferentes meios de pagamento, como boleto, crédito e débito, e (trabalhar para uma) redução substanciosa nos juros do cartão de crédito – afirmou, com a ressalva de que a medida ainda está sendo analisada pelo Banco Central.

Na área de comércio exterior também foram anunciadas medidas. “Redução mínima de 40% nos procedimentos relacionados a importação e exportação de mercadorias”, disse. Os itens foram enumerados pelo presidente e estão sendo detalhados neste momento pela área econômica do governo.

FGTS

Conforme anunciado anteriormente, o governo pretende permitir que os trabalhadores utilizem parte dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FTGS) para pagar dívidas. Temer também anunciou uma redução de taxas para o empregador.

– Um dos itens desse anúncio é a redução gradual da multa adicional 10% do FGTS. Quando há uma despedida, é preciso pagar 40% do FGTS, mais uma multa que não vai para o trabalhador, mas para outra rubrica. A ideia é reduzir esse percentual, que naturalmente onera os empresários – anunciou ainda.

De acordo com o presidente, o objetivo das medidas é aumentar a produtividade do país e, “em consequência”, combater o desemprego. Ele citou medidas macroeconômicas que o governo vem adotando, como a emenda promulgada hoje que estabelece um teto para os gastos públicos, e a reforma da Previdência, cuja proposta foi enviada na semana passada ao Congresso Nacional. Ao elogiar a parceria do Executivo com o Legislativo, Temer frisou que a PEC da Previdência já teve admissibilidade aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Temer anunciou as medidas ao lado dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do Planejamento, Dyogo Oliveira.

You may also like

2 comments

VAI VENDO 15 de dezembro de 2016, 21:36h - 21:36

Acontecerá duas tragédias ao mesmo tempo.

A primeira e mais destrutiva da economia será promover o endividamento do povo em mais dívidas. Será que esses crápulas tbm não viram que essa mesma decisão pela Dilma arrasou o Brasil com desemprego e muitas empresas fechadas devido ter abaixado a SELIC em meados de 2012?

Neste fim de ano o BC dos EUA percebeu que a economia e empregos começaram a recuperar desde 2008. O que eles fizeram? Elevaram a taxa de juros para evitar que os americanos saem consumindo e consequentemente descontrolando a inflação. No Brasil fazemos o contrário.

A segunda tragédia veremos minguar o FGTS. Com o povo pegando dinheiro a rodo sobrará pouco para os aposentados e pensionistas. Aqui fica a certeza: os endividados não pagarão o que deve ou se pagarem pedirão descontos.

O que se pode fazer? Ninguém votar no PMDB e partidos ALIADOS.

Guilherme 15 de dezembro de 2016, 18:52h - 18:52

Vi pela TV até onde meu estômago aguentou, esses ridículos formam a cúpula que governa o Brasil, presidente no centro redeado pelos prolixos, esses imbecís estão propondo liberar FGTS para pagar dívidas, não faça isto, esse dinheiro é uma garantia para quando perder o emprego, seu credor que se lasque, primeiro sua família, vir à público discutir maquininha de cartão de crédito, lamentável, esses miseráveis estão discutindo migalhas, medidas populistas.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996