Temer cria grupo com centrais para discutir Previdência

by Diário do Vale
Programa: Temer dá a mão a Paulinho da Força na abertura das conversas com as centrais sindicais

Programa: Temer dá a mão a Paulinho da Força na abertura das conversas com as centrais sindicais

Brasília – O presidente interino Michel Temer decidiu nesta segunda-feira (16) criar um grupo de trabalho com as centrais sindicais para apresentar, em 30 dias, uma proposta sobre a reforma da Previdência. Cada entidade terá dois representantes no colegiado, que terá a primeira reunião na próxima quarta-feira (18).

Embora tenham se manifestado reticentes a mudanças na aposentadoria, sindicalistas que participaram de reunião com Temer se comprometeram a procurar soluções junto com o governo. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) não participaram do encontro por serem contrárias ao impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff.

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, disse que as entidades podem até ser convencidas pelo governo, mas a posição inicial do setor é que não é necessária uma reforma na Previdência. “Achamos que não precisa, posso dizer com toda tranquilidade. Quando foi feita a 85/95 progressivo, já foi feita a maldade [nova fórmula de cálculo das aposentadorias]. Em 2026, ninguém mais no Brasil se aposentará com 65 anos (homem) e com 60 anos (mulher). É repetir o erro de novo. Aliás, todas mexidas da Previdência mexeram sempre com o todo dos trabalhadores”.

Alternativas

Na opinião das centrais sindicais, há alternativas de financiamento para a Previdência que não seja a mudança na idade dos trabalhadores para ter direito ao benefício, como o aumento da arrecadação por meio da formalização do trabalho e a criação de impostos por meio da legalização dos jogos de azar.

O presidente da Força Sindical, deputado Paulinho da Força (SD-SP), disse que Temer está disposto a negociar para resolver o problema.

– Do nosso ponto de vista, esse acordo não pode tirar direitos. Direitos adquiridos não podem ser mexidos, não aceitaremos nenhuma retirada de direitos de quem está no mercado de trabalho. Mudança para quem vai entrar no mercado de trabalho, nós podemos discutir. (Ele) espera que em 30 dias chegue em um acordo. Se não chegar, ele pode adiar um pouco mais – disse.

Após o encontro, o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, disse que vai tentar sensibilizar as demais centrais a participar dos debates, porque, segundo ele, Michel Temer disse não querer deixar como legado a retirada de direitos dos trabalhadores.

“Este diálogo é fundamental. Querendo ou não querendo, está aí o governo colocado. Se não houver um debate profundo, quem vai sair prejudicado são todos os trabalhadores. Eles que estão pagando com o desemprego. Não podemos ter situação de impedimento do diálogo para que a gente possa solucionar a crise mais grave que a gente tem que é a do desemprego”, disse Patah.

You may also like

5 comments

Minha opinião 17 de maio de 2016, 09:36h - 09:36

EU AVISEI E SO OLHAR MEUS COMENTÁRIOS ANTERIORES.

gilberto 17 de maio de 2016, 12:00h - 12:00

EU TAMBÉM AVISEI, E TEM UM PONTO MAIS SÓRDIDO: ÊLES VÃO ABRIR O SACO DA MALDADE NO PERÍODO DESSA NEFASTA OLIMPÍADA, A GRANDE MÍDIA VAI FOCAR NO “ORGULHO” BRASILEIRO ABAFANDO O QUE VEM POR AÍ.

Incômoda verdade 16 de maio de 2016, 21:41h - 21:41

Paneleiros arrependidos, não foi por falta de aviso. Agora, aguentem o pato da Fiesp defecando na sua cara. E vem mais por aí.

Wantuil fortes Silvério 17 de maio de 2016, 10:27h - 10:27

Esse pato da FIESP, além de defecar ,vai sujar o Brasil de forma.vai ser difícil de limpar. 1 coisa privatizar à caixa .2 impedir novas aposentadoria, 3 controlar os sindicatos para tirar direito da CLT. E muito + ferro vem aí! O golpe político já foi feito, com ajuda do STF. Eu pergunto pôr que não tiraram o DEP Cunha, antes da votação na câmara ?

ZÉzinho 16 de maio de 2016, 21:25h - 21:25

Que a Previdência tem que ser revista, tudo bem, mas sacrificar o trabalhador que foi descontado antes de receber seu pgtº é coisa diabólica, porque não revisam as mordomias dos politicos, juizes, ministros entre outros ? um ministro vem a uma cidade já calcularam o que se gasta nesta viagem ? um Juiz que se considera mais superior do que DEUS… Vamos com calma, quem desviou tem que devolver tudo corrigido, se não puder tirem de suas familias,

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996