segunda-feira, 23 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Torneio Leiteiro do distrito de Antônio Rocha começa nesta quinta

Torneio Leiteiro do distrito de Antônio Rocha começa nesta quinta

Matéria publicada em 31 de maio de 2017, 18:36 horas

 


Torneio é um dos mais tradicionais em todo o Vale do Paraíba

Torneio é um dos mais tradicionais em todo o Vale do Paraíba

Barra Mansa – A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, promove entre os dias 1º e 04 de junho, o XXVIII Torneio Leiteiro de Antônio Rocha. Ao todo, 25 animais participam da disputa, dividida em cinco categorias: vacas de três ordenhas; novilhas de zero a quatro dentes; curraleiras de até 35 kg/leite; curraleiras entre 35 e 40 kg/leite e curraleiras livres, com produção a partir de 25 kg/leite.

O evento será realizado no Galpão Comunitário do distrito e terá em sua programação, além do torneio leiteiro, praça de alimentação e shows regionais gratuitos. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Adilson Delgado Rezende, o torneio é uma grande oportunidade para a troca de informações entre os produtores rurais.

– Os torneios fortalecem a cadeia produtiva agropecuária e oferecem aos produtores chances para conhecerem novas tecnologias do agronegócio, trocar informações acerca de técnicas de manejo e das características e potencial genético do animal. Também é um momento de contato direto entre os produtores e representes de insumos agropecuários – disse Adilson.

Nesta quinta-feira, às 19h, será realizada Missa Sertaneja e benção dos animais. Às 20h, o prefeito Rodrigo Drable, abre oficialmente o evento. Na sequência, acontece o show com a dupla Roni e Rener. Na sexta-feira, dia 02, a programação cultural começa às 21h com show do grupo Os Danados. Às 22h, quem sobe ao palco é Rodrigo Gavi, com muita moda universitária.

No sábado, dia 03, a programação contará com Balada Sertaneja, às 22h, seguido de shows com Alan Matos e Tales Luan.
Já no domingo, dia 04, a programação começa cedo, às 11h, com a premiação dos animais. A partir das 15h, a animação fica por conta do Rodão de Viola. Às 20h, está programado show com Mariano e às 22:30, Peter e Alan.

Cadeia produtiva

Barra Mansa conserva até os dias atuais, em seus distritos de Antônio Rocha, Floriano, Rialto e Nossa Senhora do Amparo, as suas características agropecuárias, com grande foco na produção leiteira.
O setor, que apresentou queda significativa, começa a dar sinais de recuperação. O secretário de Desenvolvimento Rural, Adilson Rezende, revela que o estado do Rio de Janeiro é o segundo maior mercado consumidor de leite e que ainda importa mais de 70% do produto. “Barra Mansa tem uma localização estratégica para a produção leiteira, além de sediar uma cooperativa extremamente importante no cenário agropecuário, a Cooperativa Barra Mansa, e contar com a empresa francesa, Lactális no Centro da cidade. Essas peculiaridades comprovam o forte potencial de crescimento do setor no município. Através da implementação de políticas públicas que beneficiem o produtor e um planejamento estratégico setorial temos grandes probabilidades de comercializar todo o leite aqui produzido, devido ao alto consumo do produto em todo o estado do Rio”, destacou o secretário.

Estudos recentes produzidos pela MilkPoint Inteligência, avaliou os números da cadeia produtiva da última década no Estado do Rio e constatou o enorme espaço para crescer, baseado apenas no consumo de leite tanto pelo consumidor final quanto para os demais setores, que usam o produto como matéria-prima na produção de derivados. Atualmente, o estado do Rio produz 513 milhões de litros/ano, o que corresponde apenas a 22% do total consumido, ou seja, 2,9 bilhões de litros/ano em todo o estado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document