>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 16:25 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Metalúrgicos aprovam estado de greve na CSN

Metalúrgicos aprovam estado de greve na CSN

Matéria publicada em 20 de agosto de 2015, 19:48 horas

 


Depois da comunicação oficial, o prazo legal para o início da greve é de 72 horas (Paulo Dimas)

Depois da comunicação oficial, o prazo legal para o início da greve é de 72 horas (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – Em assembleia realizada nesta quinta-feira à noite, os metalúrgicos da CSN autorizaram o sindicato a iniciar o processo de deflagração de greve na siderúrgica. Em uma votação que ocorreu das 6 às 18 horas e teve a participação de 4.269 trabalhadores, houve 3.070 votos a favor da greve, 1.173 contra, 16 nulos e 10 em branco. Com isso, a empresa será comunicada oficialmente da decisão e o sindicato negociará com a siderúrgica quais áreas essenciais não serão desativadas durante a greve, por terem equipamentos que não podem ser desligados. Depois da comunicação oficial, o prazo legal para o início da greve é de 72 horas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Silvio Campos, a decisão foi a única a ser tomada diante da falta de proposta da empresa, mais de quatro meses depois da apresentação da pauta de reivindicações.

— O resultado da votação foi o que esperávamos. Os trabalhadores estão indignados com a postura da CSN no acordo coletivo. Queremos, no mínimo, a reposição da inflação. Se a empresa não apresentar uma proposta, a única maneira de pressionar é com a greve. Agora, vamos nos mobilizar para começar a greve na maneira legal, sem infringir a lei — disse Silvio Campos.

A decisão do sindicato em colocar em votação se deve porque, depois de cinco meses, a CSN não apresentou nenhuma proposta. A pauta foi apresentada em março, e, segundo Silvio, depois da reunião para o entendimento da pauta, a CSN só chamou o sindicato para dizer aos trabalhadores que está travessando uma crise e não pode apresentar nenhuma proposta. A data base do acordo coletivo dos metalúrgicos, que é primeiro de maio, já passou há mais de 110 dias sem que houvesse nenhum avanço nas negociações.

— Eu gostaria que fosse diferente, e queria estar aqui levando uma proposta da empresa à apreciação dos trabalhadores, nem que fosse só com a reposição do INPC. Infelizmente, se não houver evolução, vamos ter que partir para a greve, mesmo sem querer. Os preços estão subindo o tempo todo, e os trabalhadores não podem ficar sem aumento de salário

O presidente do sindicato frisou que o país está passando por crise, mas que isso não justifica a postura da CSN em relação ao acordo coletivo. “Eles (a direção da CSN) estão querendo ganhar dos trabalhadores pelo cansaço. Não vamos deixar isso acontecer”, diz o sindicalista. O atraso nas negociações da CSN também prejudica as negociações com as terceirizadas. “São milhares de trabalhadores sendo prejudicados”.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

63 comentários

  1. Como dizem a csn não quer o motivo para mandar 3.200 funcionarios embora?
    então manda a galera que concordou com a greve,melhor opção.
    o ruim é quem foi contra vai acabar sendo prejudicado, e o que votou a favor vai ficar com emprego isso sim é um absurdo.
    Quer greve?coloca a cara a limpa e aproveita e sai já de uma vez, deixa quem quer ou precisa trabalhar ficar. isso sim seria justo.
    Porem as vzes pagamos pelos outros, e os bons*se saem bem.
    dura realidade

  2. Acho engraçado povo pensando em greve nesta altura do campeonato, lógico que também sou a favor de todos receberem o direito que é seu,porém greve sabe o que vai resultar?
    DEMISSÃO,FAMÍLIA DESESPERADA POR NÃO TER ONDE GANHAR O POUCO DE CADA DIA!
    Ai vem gente e critica que ela paga mal, que isso é aquilo,mais da onde vem seu sustento?ata da CSN,
    Vai para rio procurar serviço ve se tá facil, vai para fora da cidade e olha ao redor campo de emprego tá critico!!!
    ao meu ver acho que o sindicato deveria tomar outras medidas, até mesmo a justiça, afinal tarda mais não falha.
    melhor tá com 1.200 no bolso do que está aqui fora e está sem 0 na conta.
    não é csn, csa,montadoras que estão pegando para trabalhar estão é demitindo,
    e o sindicato dúvido que depois a greve vai chamar a galera de volta para o batente, vai simplesmente encher o bolso e xau xau pião, e a cidade , em si que sofre.
    ACORDA pião!!!!!!!!!!Greve???ou demissão?eis a questão?!!!

    • ani com greve ou não as demissões são inevitaveis , ou você acha que não ? geralmente os ruins de serviço é que furam a greve ,pois não se garantem como profissionais e vivem puxando saco da chefia , e me parece que esse é o seu caso ou de algum parente seu . QUALQUER SERVENTE DE PEDREIRO ESTÁ GANHANDO MAIS QUE UM OPERADOR 1 DA CSN , uniforme e três canetas no bolso não enche barriga .

  3. cidadão voltaredondense

    Hoje, a CSN tem 14 bilhões de reais em caixa. A Gerdau, com receita duas vezes maior, tem 3,5 bilhões. A família Steinbruch tem uma fortuna calculada em 11 bilhões de reais. A principal empresa do grupo é a CSN, que faturou 17 bilhões de reais em 2012 e é dona, além da Namisa, da Casa de Pedra, terceira maior mina de ferro do país. O grupo também controla a Vicunha, maior empresa têxtil do Brasil, e o Banco Fibra, especializado em atender médias empresas.
    (fonte : revista Exame 2013)

    • ….e daí ?

    • E porque ela não cumpre os compromissos ambientais junto ao INEA, paga as dívidas e salário digno aos empregados ? Não sou economista, mau, mau, sei ler e escrever mas jamais teria 14 bilhões em caixa em detrenimento de uma dívida de 32 bilhões.

  4. sabe oque eu acho que quem nao trabalha na csn nao tem o direiro de ficar falando merda por ai,muitos tentaram entrar e nao foram chamados,a csn nao e de tudo ruim da pra viver, e so os fortes sobrivem,a voces que sairam da csn pra ir pra porto real resende,nas grande fabricas com salario alto meus pesames,A greve tem que acontecer mesmo a chefia csn sao tudo puxa saco,o peao tem que ser mais unido so assim conseguimos alguma coisa,sindicato tem que ficar mais ativo nao deixar pra ultima hora,bom serviço para todos que nossos chefes sejam demitidos pra aumentar o salario de quem realmente trabalha a peaozada!!!

    • EntraR na csn kkkk até cartas em ônibus ela colocou oq tem de frentista ganhando milzimho não tá no gibisó os fortes só os sem opção

  5. Parabéns ao sindicato e aos trabalhadores, os funcionários tem que pedir também aumento de salário esse empresa poluidora ganha milhões de lucro todo ano e fica achando que o povo de volta redonda é bobo, agora vamo ver se eles não rebolam rapidinho para atender seus funcionários…

  6. Vota por greve e entra pra trabalhar pela cerca não adianta que para tudo chega de pelagem antigos defendem csn pq ganha muito e não sabem nada o mais novos ralam e se dão mal.

  7. agora vai encher de buraco na verca da csn rs

  8. Steimbruch deve mto a CSN e a cidade de VR. Era 1 empresário sem expressão, ficou bilionario e adquiriu mais outras empresas em todo mundo as nossas custas

  9. Aposto que vão sair de mãos abanando e o rabo entre as pernas.

  10. CSN só tá esperando um motivo pra reduzir mais o quadro de funcionários(escravos).

    • Olha também não duvido….Esse vai ser um prato feito, todas as vezes foram assim…E ai resultado novas contratações com salários mais baixos ainda..

    • Quando algumas empresas estão fazendo greve para não reduzir o efetivo estamos pensando em greve no meio de uma crise.
      Podem se programar, pois a próxima greve será para voltar com o efetivo que foi demitido. Quando do mercado aquecido deveria sim ter brigado por melhores salários.

  11. O sindicato tem que olhar as outras empresas na região tbm, 1° de maio e ainda nada!!!

  12. Momento difícil em todo o país!

  13. CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS

    GENTE, LIMA NETO ALGUNS ANOS DEPOIS DE ENXUGAR O QUADRO DA CSN, RESOVEU TESTAR SUA POPULARIDADE NA REGIÃO. SAIU CAMINHANDO E DE REPENTE UM PIPOQUEIRO SE DIRIGE A ELE OLÁ SEU LIMA NETO. ELE SURPRESO INDASGA VOCE ME CONHECE? EO PIPOQUEIRO LHE DIZ: CLARO EU TRALHAVA NA CSN O SR. ME DEMITIU E GRAÇAS A DEUS ABRI MEU PRÓPRIO NEGOCIO E SOU MUIT FELIZ.
    E ASSIM SUCESSIVAMENTE, UM TAXISTA, UM AMBULANTE, UM COMERCIANTE, UIM PEDREIRO ETC.ERC. ATÉ ENTRAR NO ÔNIBUS COM DESTINO AO RIO. O MOTORISTA DO ÔNIBUS TAMBÉM, BOM DIA SEU LIMA NETO MUITO OBRIGADO POR TERES ME DEMITIUDO, SAÍ DA CSN E HOJE SOU MUITO FELIZ COMO MOTORISTA DE ÔNIBUS.
    AO DESCER NA RODOVIÁRIA DO RIO UM MENDIGO LHE DISSE BOM DIA SEU LIMA NETO. SURPRESO LIMA LHE RSPONDEU, JÁ SEI VOCE TAMBEM TRABALHAVA NA CSN. MAS ESPERE, VOCE SAIU DA CSN E NÃO FICOU RICO COMO OS OUTROS QUE ENCONTREI.
    O MENDIGO CHORANDO RESPONDEU: SAÍ NAO SEU LIMA NETO, EU TRABALHO LÁ ATÉ HOJE!!!!!!!!!

  14. Então, concordo por lutar por seus direitos, porém muita gente ai que ta falando trabalha nela e na hora de por a cara não poem. Agora incentivar a pessoa sair da csn.. creio que é questão de oportunidade pq tem muito pai de familia que mesmo ganhando pouco nela precisa, sair e ficar desempregado é façil. Aos que estão falando isso ai estão empregados ? vão arrumar serviço aos incentivados a sair ? vai dar plano de SAUDE para familia que é um dos principais problemas ? Sair pra ficar procurando emprego ai fora ? QUE NÃO ESTÁ FAÇIL e todos aqui sabem disso. os que pensam assim é pq não tem uma familia a sustentar em casa..

  15. Na csn é só supervisor até o pião , são escravos , de Gerente ao Diretor da empresa são os tubarões ganham bem , tem seu sindicato separado , vc fica sabendo do aumento e dos salários deles ?????????

  16. al fatah as montadoras chamam o sindicato para conversar e a csn não sera que e tão dificil de voce endender ou quer que eu desenhe

  17. leitor os trabalhadores fiscalizaram a urna no comeco da votação qanto a não transparençia da urna foi um pedido de varios trabalhadores procure se informar mais

  18. É GALERA TUDO QUE A CSN, PRECISA, UMA GRAVE NA ALTURA DO CAMPEONATO, LEMBROU BEM O ROBERTO, QUEM VAI SE DANAR É SÓ O PEÃO, O SINDICATO DEPOIS QUE FOREM DEMITIDO, NÃO VAI FAZER NADA POR VOCÊ A NÃO SER SUA HOMOLOGAÇÃO E OS DESCONTOS A ELE, QUE SEMPRE TEM. A CORDA PEÃO.

  19. Já deu pessoal. Trabalho no shopping ganho mais, tenho praticamente todos os benefícios que vcs além de receber cumprimento de meta mensal e ar condicionado o dia inteiro. Acordem isso aí já era. Fui!

  20. A cidade de volta redonda, hoje ainda vive em função de CSN
    é uma vergonha o que pagam nesta empresa, somos escravos,
    somos como bois indo para o curral todos os dias.
    E o ( senhor ) apontando todo dia qual boi irá morrer (demitir).
    É uma vergonha, o que ganha hoje um pai de família na CSN.
    É a cidade ainda nutre, o que ganhava um trabalhador a mais de trinta anos atrás.
    CSN já era.
    CSN é vergonha,
    Parem e façam valer teus direitos,
    pa

  21. estranho a csn deixar chegar nesse ponto , tem coisa errada aí, muito estranho , fala aí

  22. A csn, pegou um bife de 100gramas, divide ao meio e diz que tem 2 bifes na bandeja, sem contar o frango que é todo dia… Eita empresa miseravel

  23. Soldado que tem medo de ir para a gerra é um covarde!

  24. Steibruch deve muito a CSN e a cidade de VR por ter enriquecido e comprado empresas no mundo todo.
    Era 1 empresario sem expressao no Brasil, acumulou riqquezas as nossas custas.

  25. GENTE!!!!ISSO AÍ É TUDO ARMADO PRA OFERECER UM ÍNDICE MENOR,TODA VEZ QUE O INPC ESTIVER ALTO VAI SER ASSIM LEMBEM-SE DE QUANTOS ABONOS ACEITAMOS NO PASSADO QUANDO A INFLAÇÃO TAVA ALTA.POR ISSO QUE HOJE O SALÁRIO TÁ DEFASADO.

  26. Piada pronta! Cambada de PELEGO!!!

  27. Al Fatah. Só se forma parceria com quem quer formar parceria, o que não é o caso da CSN.Todo ano o acordo coletivo na CSN é este imbróglio. As montadoras sentam na mesa, conversam e fecham o acordo.

    • cidadão voltaredondense

      Sr. Charles, escreva em linguagem popular (imbróglio é o mesmo que : confusão, trapalhada, bagunça…) para que todos entendam.

  28. SE NÃO TIVESSE A LUTA E MORTE PELA INDEPENDENCIA SERIAMOS COLONIA DE PORTUGAL ATÉ HOJE.VAI TER RETALIAÇÃO?ACHO QUE NÃO FUNCIONARIA.HOJE A MAIORIA GANHA MUITO MAL R$1052 E DEMITIR NÃO FARIA MUITA DIFERENÇA PRA EMPRESA POIS COM ESSE SALÁRIO TODO ANO (VOTAÇÃO) VAI SER A MESMA COISA.E NA REGIÃO QUALQUER EMPREGO PAGA MAIS QUE ISSO.

  29. DE 10500 funcionários apenas 4269 votaram esses números mostram que parte não acredita no sindicato,parte está satisfeita (antigos e acomodados) com o salário e outra parte está na empresa por outras razões(falta de opção,plano de saúde,ilusão de melhoria ou pra não ficar desempregado).Nem sou empregado da CSN mas pra trabalhar de graça acho que votaram certo.PRA UMA EMPRESA DESSE PORTE PAGAR SALÁRIO DE MENDIGO NÃO DÁ.

  30. Lamentável a CSN tratar seus colaboradores com total falta de repeito e principalmente desvalorizando sua mão de obra. GREVE NELESSSSS.

  31. A pergunta que não cala é… Por que o sindicato não tem com as montadoras a mesma postura combativa que tem com a CSN? Por que usa de dois pesos e duas medidas, agindo sempre como “parceiro” das indústrias automobilísticas mesmo que contra o interesse dos trabalhadores?…

    • Postur combativa? Tá de sacanagem Al Fatah o acordo coletivo venceu em maio e a empresa nae está nem aí, o que VC acha que o sindicato deve fazer? Abrir as pernas e dar lucro ao patrão ou defender os empregados? Vá te catar Al Fatah

  32. É o período em que a CSN mais produz, bastar dar uma olhada no passado recente.Mas de toda forma acho também um descaso para com os trabalhadores, pois eu duvido que os gerentes e diretores vão ficar em aumento.
    A CSN já reduziu alguns postos de trabalho e o setor que mais sofreu esses cortes foi o pessoal da TI, onde vários foram demitidos, transferidos para uma empresa terceirizada e meia duzia de gatos pingados tiveram que ir embora para SP.

  33. Tudo que a chefia do LTQ queria, agora o laminador vai bar recorde.

  34. Desde que o PT virou situação no lugar de oposição, acabaram as greves.
    Me digam se isso foi bom?
    QUEM NASCEU PARA SITUACAO NAO SERVE COMO OPOSICAO E VICE VERSA

    • CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS

      O PT NÃO ENTRA NESTA REGRA. O PT SEMPRE FOI SAFADO, CORRUPTO VENDILHÃO, E MUITO BOM DE GOGÓ. SÃO ESPECIALISTAS EM DISCURSOS DEMAGOGOS E MENTIROSOS.
      O PT JÁ ERA. VÃO TODOS PARA CADEIA!!!!!!

  35. Vai dar e em pizza isso ai hahaha

  36. 1.173 pelegos , como é que conseguem viver com 850 00 reais liquidos ? aceitar reajuste zero chega ser insanidade , ficaremos dois anos sem reajuste e estaremos ganhando menos que o salario minimo, que saudades das greves do passado em que pegávamos os pelegos na paulada.

    • Só vendendo churrasco ganho 1500 sem contar com a cerveja e refrigerante.bobo é quem fica fazendo zero hora de graça.detalhe trabalho em casa.

  37. DEMOROU!!!!!

    EMPRESA QUE NAO RESPEITA O SEU MAIOR PATRIMONO QUE E SUA MAO DE OBRA, QUE HJ E QUALIFICADA

    FORMADA NA ETPC SENAI ETC…. (QUANDO ABRIU PEGOU GENTE NO LAÇO DE TODO CANTO).

    VC PARTICIPA DE UM PROCESSO SELETIVO E ELA VEM TE OFERECER $ 1.052,00 SALARIO INICIAL BRUTO.

    PARA ESSE MUSEU MESMO!!!!!!

    • QUE PROCESSO SELETIVO QUE NADA,HOJE EM DIA FICHA QUALQUER UM. E TEM GENTE ENTRANDO QUE MAL SABE LER E ESCREVER.

  38. Houve fraude nessa votação ai. A urna toda escura, ninguém vê nada, quem garante que já não tinha papel. Boa sorte pra quem for demitido depois, pede ajuda lá no sindicato.

    • Covarde, omisso. Não interessa o que aconteça, não gosto como nos tratam.
      Por essas e outras que deixamos o governo fazer o que fazem com a gente e já estamos programados a deixar na CSN também.

    • pô leitor , se tá de sacanagem .

    • A QUESTÃO É SIMPLES TEM PESSOAS COM QUALIDADE PRA GANHAR MAIS DE R$1065 FORA DA CSN E TEM OS DESQUALIFICADOS QUE NÃO TEM.A ESSES RESTA SOMENTE OBSERVAR A PROSPERIDADE DOS OUTROS E SONHAR QUE UM DIA SEU PATRÃO MELHORE SUA VIDA.ESPERO QUE PELO MENOS ORIENTEM SEUS FILHOS EM ESCOLHAS MELHORES QUE AS SUAS.DESCULPEM PELA FRANQUEZA.

    • leitor ao iniciar a votação os trabalhadores fiscalizaram a urna e a questão da orna não ser transparente muitos trabalhadores que fizeram este pedido fale as coisas com conhencimento de causas

    • CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS

      O SINDICATO FRAUDAR PARA TER GREVE? ACORDA MANÉ!!!!!

  39. Pião da CSN fazendo greve pago pra ver, só tem pelego, duvido Sr bejim vai dar 2000 de abono eles aceitam.

  40. nao sou mais, mas ja fui metalurgico desta empresa por 28 anos, disse 28 anos, estive na greve de 88 onde morreu 3 companheiros. QUER SABER O QUE PENSO, NAO VAI TER GREVE POIS ESTE PRESIDENTE EU CONHEÇO DESDE OS PRIMORDIAIS TEMPOS, VAI DEIXAR O METALURGICO SE FERRAR E VAI FICAR DE FORA. ACORDA PEAO, eh isso que o TURCAO quer nao vai na do sindicado pois vao se ferrar oSILVIO EH MEDROSO

Untitled Document
close