Turismo volta a gerar postos de trabalho depois de dois meses em queda

by Paulo Moreira

 

Brasília– Impulsionado pelo segmento de transporte de passageiros, o setor de turismo fechou os primeiros quatro meses do ano com saldo positivo de 2.762 postos de trabalho. Os dados fazem parte do estudo Empregabilidade no Turismo, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Elaborado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o estudo indica que o segmento de transporte de passageiros foi o que mais influenciou o resultado, ao gerar 3.938 postos formais de trabalho no período.

Em contrapartida, a área de cultura e lazer segue no negativo, com perda de janeiro a abril de 1.069 vagas. Em abril, o setor de turismo fechou com geração de 2.477 empregos, interrompendo uma sequência negativa verificada nos meses de fevereiro e março, quando foram registrados menos 3.032 postos de trabalho no setor.

 

Emprego no setor

Os dados divulgados pela CNC indicam que o setor de turismo empregava em abril 2.926.568 pessoas, com predominância no segmento de hospedagem e alimentação, que respondia por 1,9 milhão de pessoas ocupadas; seguido pelos diversos meios de transporte de passageiros, com 805 mil postos.

Os dados divulgados pela CNC indicam que, juntos, os dois grupos de atividades respondiam por 92,7% da ocupação da mão de obra nos diversos segmentos turísticos.

Para o economista da CNC Antonio Everton, “a concentração do emprego reflete, principalmente, o interesse das pessoas pelo consumo de viagens, hospedagem e alimentação fora do domicílio”.

 

Greve dos caminhoneiros

Mesmo admitindo que a recuperação do nível do emprego no setor de turismo ainda se dá “de forma tímida”, a CNC avalia que o crescimento do emprego em abril reflete a recuperação de alguns segmentos importantes.

Para a entidade, no entanto, a greve dos caminhoneiros e a escassez de combustíveis, em 11 dias no mês de maio, podem modificar a tendência do setor no curto prazo. “As medidas de resolução da crise, tomadas pelo governo, afetarão o equilíbrio inicial da economia. Isso vai interferir nas decisões de gastos das famílias, deixando-as cautelosas com relação às despesas com turismo”, avalia Everton

 

Emprego por regiões

Regionalmente, o estudo da CNC constata no primeiro quadrimestre do ano crescimento do emprego no Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para São Paulo, com a geração de 9.244 postos e o Distrito Federal, com 1.469. Já a Região Sul teve redução líquida de 4.203 postos formais, apesar do crescimento verificado no Paraná, onde foram gerados 911 empregos.

A avaliação da CNC é de que o emprego no turismo do Rio de Janeiro é um caso à parte. “Em virtude da pouca capacidade do governo de realizar investimentos e da onda de violência, que acaba por afastar o turista, levaram ao fechamento de 2.893 empregos no estado”.

O estudo indica que nos últimos 12 meses, encerrados em abril, o estado do Rio de Janeiro perdeu 12.757 vagas formais.

You may also like

1 comment

Smilodon Tacinus 10 de junho de 2018, 16:11h - 16:11

Com o dólar em alta, a tendência é de crescimento no turismo internacional, já que está mais barato para o estrangeiro visitar o Brasil… Mas é preciso saber vender o peixe, coisa que não estamos sabendo fazer…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996