segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Um em cada três brasileiros já comprou produtos contrabandeados

Um em cada três brasileiros já comprou produtos contrabandeados

Matéria publicada em 25 de maio de 2015, 16:55 horas

 


Ao menos 40% dos entrevistados pelo Instituto Datafolha disseram saber reconhecer um produto ilegal

Generalizando: Produtos piratas estão cada vez mais toleráveis pela população

Generalizando: Produtos piratas estão cada vez mais toleráveis pela população (Foto:Divulgação)

Rio – Um em cada três brasileiros admite já ter comprado produtos contrabandeados, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira.
Ao menos 40% dos entrevistados disseram saber reconhecer um produto ilegal. O estudo encomendado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) ouviu 4 mil pessoas entre os dias 22 e 24 de abril.
Para 53% dos consumidores, a maior vantagem de um produto contrabandeado é o menor preço. Esse percentual chega a 76% entre aqueles que assumem ter adquirido mercadoria não legalizada. No entanto, 37% dos entrevistados não veem nenhuma vantagem na compra de itens contrabandeados.
A maioria (92%) acredita que a população deixaria de comprar produtos contrabandeados se os preços de venda legal fossem menores. Os produtos contrabandeados têm preços menores porque não pagam impostos na opinião de 89% dos consumidores. Para 87%, os valores mais baixos são possíveis porque esses itens não precisam se submeter às normas de fiscalização e 77% acreditam que os produtos têm qualidade inferior.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    O contrabando pode ser um produto original mesmo, muitas das vezes não adaptado às normas brasileiras, como manual em português, garantia e SAC no Brasil etc. Todos já devem ter adquirido algum contrabando, mesmo que sem saber. Material de informática é muito comum.

    Já o produto falsificado obrigatoriamente já é contrabandeado, pois não tem como ser vendido legalmente e muito menos dar algum tipo de garantia. Por isso os contrabandos se misturam, mas no fim tudo é ilegal e sem garantias.

Untitled Document