Unimed inaugura UTI Neonatal e Pediátrica de seu hospital em Volta Redonda

by Diário do Vale
Discurso: Luiz Paulo fala durante inauguração da UTI neonatal (Foto: Divulgação)

Discurso: Luiz Paulo fala durante inauguração da UTI neonatal
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda

O mês de abril começa com uma novidade para o Hospital Unimed Volta Redonda: a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica de seu Hospital. A UTI foi inaugurada anteontem. Segundo nota da cooperativa de serviços médicos, esse é mais um investimento em alta complexidade feito pela Unimed Volta Redonda. Para a implantação da UTI foram investidos mais de R$ 2 milhões em estrutura, equipamentos e treinamento.

“Esse é um momento ímpar na história da Unimed Volta Redonda. A UTI Neonatal e pediátrica vem cumprir com o propósito que escolhemos para o nosso Hospital e o Pró Vida: investir na diferenciação de serviços com qualidade, cuidar das pessoas e trazer ainda mais segurança aos médicos e clientes. Para isso preparamos as pessoas para assumirem as atividades da UTI, investimos em treinamento e no desenvolvimento delas”, disse o presidente da Unimed Volta Redonda, Luiz Paulo Tostes Coimbra.

A UTI Neonatal e pediátrica vai atender recém-nascidos clinicamente adoecido, prematuros de baixo peso, outros casos envolvendo gestação de alto risco – em que seja necessária a internação e o cuidado especial – e  pacientes pediátricos com idade de 28 dias até 15 anos.

“A UTI Neonatal e pediátrica sempre foi um desejo para que o nosso Hospital se tornasse ainda mais completo e preparado para atender situações de alta complexidade. Sabemos o quanto é importante para os pais terem certeza que seu filho está seguro e sendo bem cuidado. É isso que buscamos com a criação dessa UTI. Por isso oferecemos uma estrutura com recursos tecnológicos necessários para a assistência dos pacientes e profissionais experientes e capacitados”, destacou o vice-presidente da Cooperativa, Dr. Vitório Moscon Puntel.

Na ocasião, foi realizado o Simpósio de Neonatologia e Pediatria, promovido pelo Centro de Estudos da Unimed Volta Redonda e a visita guiada à UTI Neonatal e Pediátrica. O Simpósio abordou os temas: “Sepse: Abordagem em UTI Pediátrica”, palestra ministrada pela Dra. Michelle Luiza Cortez Gonin e “Status de mal convulsivo: abordagem na emergência e UTI”, abordagem ministrada pela Dr. Luiz Alberto Adelino da Silva. Os temas foram escolhidos para ressaltar ainda mais a importância do preparo para oferecer segurança no atendimento. “Celebrar a inauguração da UTI com o Simpósio promovido pelo Centro de Estudos vai ao encontro do objetivo da Cooperativa de estimular e proporcionar educação e capacitação. Esse é um dos nossos princípios e o Centro de Estudos é uma importante ferramenta para o cumprimento desta nossa meta”, disse Leila Monteiro Auler, diretora da Cooperativa.

Infraestrutura

O espaço foi montado com 10 leitos, com equipamentos de alta tecnologia, isolamento, sala de conversa, quartos de plantão para enfermeiros e médicos, sala de atividades, Sala de Coleta de Leite, entre outros ambientes. A unidade conta com uma equipe multiprofissional experiente e qualificada, composta por médicos, enfermeiros especialistas em Neonatologia, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e farmacêuticos, sob a coordenação do Dr. Sebastião Roberto de Almeida Lima.

Diferenciais

A equipe de enfermeiros é 100% habilitada para passagem de cateter central de inserção periférica (PICC). Os equipamentos são de alta tecnologia. São: incubadora de dimensão ampla com balança acoplada e controle de umidificação, ventiladores mecânicos, com opção de Ventilação de Alta Frequência (HFV). Além disso, haverá um aparelho decibelímetro que será usado para controlar ruídos da unidade, a fim de não provocar estresse no bebê e, radiômetro, para monitorar a radiação emitida pelos equipamentos de fototerapia. Também contará com uma Central de monitorização.

A UTI promoverá o transporte com segurança do recém-nascido prematuro, bebês e crianças, utilizando quando necessário, ventilador mecânico e incubadora de transporte.

A Unidade conta ainda com os serviços disponibilizados em todo o hospital como prontuário 100% eletrônico; Tablets à beira de leito – que permitem mais segurança fazendo a checagem no ato da aplicação do medicamento e Unitarização de doses – devidamente embaladas e identificadas, garantindo segurança na preparação individual do medicamento do paciente.

Doses de amor e saúde

O aleitamento materno também é muito importante e será incentivado sempre que o quadro da criança permitir. Para isso, haverá uma equipe especializada no amparo de mães e recém-nascidos em situações especiais e sala de coleta de leite humano – possibilitando o fornecimento de leite materno em condições ideais de mãe para filho.

Aqueles bebês que não puderem ser amamentados também receberão todo o apoio de uma equipe nutricional, por meio de um lactário, que será responsável por preparar o alimento adequado para a nutrição do bebê.

O método “canguru” será mais um procedimento que favorece o contato entre o bebê e os pais e auxilia na recuperação mais rápida da criança. O método, batizado pela semelhança como o canguru carrega o filhote, melhora os batimentos cardíacos, o ritmo respiratório e mantém a temperatura corporal da criança, além de favorecer a amamentação.

Segurança

A Unidade conta com câmeras nos corredores e áreas internas e controle de acesso biométrico na entrada da UTI Neonatal e Pediátrica. Toda a unidade respeita as normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

You may also like

2 comments

Mônica 14 de abril de 2015, 16:35h - 16:35

Que boa notícia, parabéns Unimed VR.

Dayane 9 de abril de 2015, 19:48h - 19:48

Bom antes do hospital ser aberto ainda mas quando ele possa atender todas pessoas de volta redonda que tem o plano ,tinha que ter sido obrigatório ter a neo natal ,esperaram morrer algumas crianças como seu primo pois não teve a oportunidade de sobreviver talvez, mas não deu ,não teve chances pois não tinha UTI neo natal,num hospital tão luxuoso como unimed e na desculpa falaram que não esperava tanta gente precisar de neo,não acho certo ,mas ainda bem tomaram vergonha na cara e fizeram que bom ai sim ,demorou mas ta bom.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996