Usina nuclear Angra 1 é desligada após falha

by Diário do Vale
Energia: Segundo Eletrobras, falha não apresentou risco aos trabalhadores, à população ou ao meio ambiente (Foto: Arquivo)

Energia: Segundo Eletrobras, falha não apresentou risco aos trabalhadores, à população ou ao meio ambiente (Foto: Arquivo)

A usina nuclear Angra 1 foi desligada na madrugada de ontem, após falha em um de seus condensadores. O equipamento é utilizado para resfriar o vapor usado para mover o gerador elétrico, informou a Eletronuclear, empresa do grupo Eletrobras responsável pela operação. A estatal não deu previsão sobre quando Angra 1 será religada.

“As equipes de manutenção e engenharia da Eletronuclear já estão trabalhando para sanar o problema e determinar quando a unidade poderá ser religada”, diz a nota.

De acordo com a Eletronuclear, o problema ocorreu às 0h22. Segundo a estatal, a falha não “apresentou risco aos trabalhadores, à população ou ao meio ambiente”.

O desligamento ocorreu para preservar a integridade de outros equipamentos da usina, como os geradores de vapor, informou a empresa. “O condensador não faz parte dos equipamentos situados na área nuclear e da usina e o evento não apresentou nenhum risco aos trabalhadores da Eletronuclear, à população ou ao meio ambiente”, informou a Eletronuclear, em nota.

Localizada em Angra dos Reis (RJ) e com capacidade instalada de 640 megawatts, Angra 1 tem sido importante para ajudar no fornecimento de energia elétrica ao país em momento de níveis baixos dos reservatórios e déficit de geração hidrelétrica.

A usina Angra 1 foi desligada também há um mês, no dia 19 de janeiro. Na época, 11 Estados e o Distrito Federal ficaram sem energia. O governo informou que uma série de usinas geradoras, entre elas, Angra 1, foram desativadas momentaneamente em parte porque o sistema havia sido sobrecarregado por excesso de uso de energia no horário de pico. Ainda segundo o governo, cortes seletivos teriam sido feitos para evitar um corte maior.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996