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Vendas em shoppings no Natal caíram 3%, diz associação

Matéria publicada em 26 de dezembro de 2016, 16:05 horas

 


Itaboraí (RJ) -  Loja do shopping Itaboraí Plaza em liquidação. O desemprego aumentou após a redução das obras do Comperj (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Neste Natal: Entre os meios de pagamento escolhidos pelos consumidores, 55% optaram pelos cartões de crédito e débito
(Foto: ABr)

São Paulo- As vendas em shoppings caíram 3% neste Natal, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Em 2015, a queda havia sido de 2,8%. As informações são da Agência Brasil.
Apesar do resultado negativo, o Natal continua sendo a principal data para o varejo, segundo a entidade. Ao longo de 2016, a redução nominal no setor foi de 3,2%, o correspondente a R$ 140,5 bilhões.
Em relação aos segmentos de produtos, as maiores quedas em relação a 2015 foram registradas por móveis e artigos do lar (- 9%), tecnologia e comunicação (- 6,5%) e eletrodomésticos (- 4,5%).  As principais altas foram registradas pelos segmentos de perfumaria e cosméticos (7,3%), joias e relógios (3,5%) e calçados (3%).
Entre os meios de pagamento escolhidos pelos consumidores neste Natal, 55% optaram pelos cartões de crédito e débito, 25% pelo cartão próprio ou carnê da loja, 10% cheques e 10% dinheiro.
Segundo a Alshop, a evolução das vendas em 2016 foi afetada pela dificuldade de obtenção de crédito, elevação do desemprego, carga tributária alta, fim de incentivos fiscais e insegurança em relação ao quadro político e econômico do país.


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2 comentários

  1. Caiu só isso é melhor recalcular isso aí, não acredito com essa crise violenta cair só 3%, quer enganar quem.

  2. Kd o dinheiro?
    É a crise…
    Sem falar nos funcionários e pensionistas do estado…

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