[ VÍDEO ] Fake news sobre Haddad leva AGU a acionar a Meta para remoção

Imagem do ministro foi usada em deepfake com fala distorcida

by Lívia Nascimento

País – Nesta sexta-feira (10), a Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta para retirar do ar um vídeo falso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. No vídeo, a imagem alterada do ministro mostra como se ele estivesse falando em cobrança de impostos para grávidas, para donos de animais de estimação e para a compra de dólares. Trata-se de uma deepfake, que é quando se pega o rosto da pessoa e altera uma cena ou a fala, como foi o caso.
A única coisa verdadeira do vídeo, como o ministro falou, é a cobrança de imposto para casas de apostas, as bets. Elas serão tributadas como qualquer outra empresa instalada no Brasil, como Haddad deixou claro.
Não existe cobrança de imposto para pré-natal. Todo o atendimento e assistência ao parto e depois dele, é feito de graça pelo SUS. Também não há cobrança de imposto sobre animais de estimação. O que há é a previsão de criação de um Cadastro Nacional de Animais Domésticos, com informações sobre os bichinhos e também os donos deles.
No pedido para retirar o vídeo falso do ar, os advogados da União alegaram na notificação que os fatos não condizem com a realidade e confundem o público. E outra: se o vídeo não for retirado do ar, a AGU pede que esse conteúdo receba uma tarja com a informação de que se trata de uma criação com inteligência artificial. Procurada, a Meta informou que não irá se pronunciar sobre o assunto. Com informações da Agência Brasil.
Pix
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, utilizou as redes sociais para desmentir boatos sobre a criação de novos tributos envolvendo animais de estimação e transações realizadas via Pix. Em um vídeo, que chegou a ser compartilhado pelo perfil do presidente Lula no Instagram e está logo abaixo da matéria, Haddad classificou as informações como falsas e alertou sobre os prejuízos causados pela disseminação de fake news, que comprometem a política e a democracia.
No pronunciamento, o ministro também negou a existência de um suposto “imposto sobre o Pix”. Ele esclareceu que não há planos para criar novas taxas e destacou que o governo apenas intensificou a fiscalização de transferências de alto valor feitas por meio do sistema de pagamento eletrônico, visando aprimorar o monitoramento tributário sem impactar os usuários comuns. Assista:

 

 

Você também pode gostar

1 comment

Alfersil 10 de janeiro de 2025, 15:55h - 15:55

Olhos abertos, brasileiros: o gado miliciano do Bozo está mais ativo que nunca na divulgação de notícias inventadas pelo grupo bolsonarista.

Reply

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996