Volta de transbordo no Tebig poderá elevar em 30% a arrecadação de ICMS

by Diário do Vale
Operando: Tebig pode ajudar Angra dos Reis a recuperar parte das finanças

Operando: Tebig pode ajudar Angra dos Reis a recuperar parte das finanças


Angra dos Reis – 
Angra dos Reis vive a expectativa de uma grande notícia para essa semana, mais especificamente no dia 12, sexta-feira, data marcada para o teste da operação de transbordo no Tebig, Terminal da Baía da Ilha Grande, e caso o procedimento ocorra com total segurança e preservação do meio ambiente, e seja aprovado, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) dará a licença para o funcionamento.

A volta desta operação refere-se à transferência de carga entre navios a contrabordo, o transbordo atracado, que estava paralisado no Tebig há pelo menos seis anos. O retorno da operação será muito importante para o município, que terá sua arrecadação de ICMS aumentada em 30%, um terço, representando cerca de R$ 200 milhões por ano a mais nos cofres públicos, mas de forma gradativa, com resultados no aumento significativo na receita do município a partir de 2019.

O prefeito Fernando Jordão, ainda na época como deputado federal, vinha se empenhando muito para que a Secretaria Estadual do Ambiente revertesse à decisão da suspensão das licenças da operação de transbordo no Tebig, junto ao secretário André Corrêa, paralelo a um trabalho técnico da Transpetro, para que todo esse procedimento voltasse a ser realizado em Angra, mas com total segurança.

– Estamos bem próximos de concretizar o retorno da operação de transbordo no Tebig. Nessa sexta, 12, vai acontecer o teste no terminal e acreditamos que tudo sairá bem, dentro dos procedimentos técnicos de segurança, não dando risco algum ao meio ambiente, e o Inea vai dar a licença para a volta da operação no terminal. O secretario Estadual de Ambiente, André Corrêa, entendeu que a operação no Tebig era de muita importância para Angra, para o estado, e para o país, e está fazendo todo o processo de liberação da operação com total certeza da segurança – disse Fernando Jordão.

O gerente do Tebig, Gerson Melo, recebeu a notícia a possível volta da operação no terminal, com a certeza de que Angra voltará a ser para a Petrobras, um local estratégico para atender a atua demanda de exportação de petróleo para o país.

– A gente já estava há algum tempo nesta luta, e realmente vai ser de grande valia o retorno da operação de transbordo no Tebig. Há de se destacar o empenho da Prefeitura de Angra, por meio do seu prefeito, Fernando Jordão, sensibilizado com o caso, até porque essa operação é de grande importância para o município, não só porque a volta da operação é estratégica para a Petrobras, mas também relevante para a cidade. Nós conseguimos juntar na mesma direção os aspectos técnicos, econômicos e políticos, e estamos bem satisfeitos com esse apoio da nova gestão da prefeitura – comentou Gerson.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, desde o primeiro mês de gestão, assumiu o projeto de retomada da operação de transbordo, disse que nem mesmo na Transpetro tinha muita esperança.

– O empenho da equipe pilotada pelo prefeito Fernando Jordão nas tratativas com a secretaria de Estado de Meio Ambiente foi fundamental. Mostrou-se que enquanto o Estado proibia essa operação, outros estados permitiam elevando sua arrecadação. Por outro lado, a equipe técnica da Transpetro comprova a total segurança dos procedimentos e o teste do dia 12 será definitivo – disse Rabello.

Ainda segundo o secretário, as ações duras do prefeito desde o início de sua gestão com cortes de gastos, são algumas das atitudes do novo governo, buscando não só fazer economia, como também ações de recuperação de receitas perdidas pelo município, como na questão da volta da operação do Tebig. Rabello acrescentou também, reforçando a boa notícia da melhora na arrecadação para os cofres públicos, que ela será gradual, pois até a operação no terminal retomar suas atividades, no segundo semestre deste ano, somente em 2018 haverá um aumento de um terço na movimentação de navios, e a arrecadação chegará a um volume maior, 30% ou mais, a partir de 2019.

 

You may also like

1 comment

Tartaruga marinha 8 de maio de 2017, 22:49h - 22:49

Vai poluir tudo novamente
Tudo por dinheiro
Prefeito tem que olhar para monsuaba.
Tudo morrendo no entorno
Esgoto lançado ao mar sem tratamento
Anos de esgoto ao mar.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996