segunda-feira, 28 de setembro de 2020 - 04:49 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Volta Redona terá regras para parceria com Terceiro Setor

Volta Redona terá regras para parceria com Terceiro Setor

Matéria publicada em 19 de setembro de 2017, 19:11 horas

 


Para receberem recursos públicos entidades precisarão cumprir série de exigências

Para receberem recursos públicos entidades precisarão cumprir série de exigências

Volta Redonda – O decreto que define as novas regras municipais do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC – Terceiro Setor) será assinado pelo prefeito Samuca Silva, nesta quinta-feira (21). O objetivo do documento é regulamentar os convênios entre o poder público e as OSCs.

Em seguida, será realizada uma palestra voltada aos representantes das organizações, ministrada pelo procurador municipal Danilo Martins Fernandes Drilard. A apresentação do decreto terá ênfase no plano de trabalho e na prestação de contas. O evento acontecerá no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), a partir das 9 horas.

As maneiras em que os projetos tramitarão internamente na prefeitura também estarão relatadas no decreto: “Como prometemos na campanha, estamos dando treinamento e capacitação. A partir de agora a transparência e a isonomia serão a temática para o envio de recursos ao terceiro setor. Assim vamos tornar as parcerias com o poder público municipal mais transparentes e sustentáveis. Isso é o que sempre exijo para a minha equipe”, pontuou prefeito.

Para receberem recursos públicos, as entidades e seus representantes precisarão cumprir uma série de exigências. “Estamos estimulando a participação das OSCs, aumentando a participação social e democratizando a gestão pública. Tudo dentro da lei. Para que a transferência de recursos ocorra, por exemplo, há exigência de ‘ficha limpa’ para as organizações e seus dirigentes”, destacou Samuca.

Na palestra, a PGM (Procuradoria Geral do Município) vai orientar como planejar e executar os seus projetos dentro das regras da nova legislação ligada ao terceiro setor. “A palestra será o momento de esclarecimento de dúvidas, proporcionando segurança jurídica e uma correta aplicação dos recursos utilizados pelas organizações”, explicou Augusto Cesar Nogueira, procurador Geral do Município. As novas regras para a União e para os governos estaduais começaram em janeiro de 2016.

Após assinatura do decreto, com data que ainda será marcada, o governo municipal fará uma capacitação especifica aos integrantes das OSCs explicando o conteúdo do novo marco regulatório e do decreto municipal. Em paralelo a isso, essa mesma capacitação será feita aos servidores públicos municipais que atuam junto ao terceiro setor.

Já em novembro, a prefeitura fará uma campanha de esclarecimento sobre o decreto e a lei de incentivo fiscal voltada aos empresários e as pessoas físicas. Pela legislação federal, a pessoa física pode destinar 6% do valor devido do Imposto de Renda e as jurídicas 1% do valor do lucro real ao terceiro setor.

“Num momento atual, no qual a confiança nos políticos vem diminuindo, a parceria com o terceiro setor é fundamental para avançarmos nas políticas públicas. E essas novas regras vêm de encontro com nossa gestão, que foca na transparência e na eficiência do gasto público”, finalizou Samuca.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    OSCs (Organização da Sociedade Civil) ?!?!? Não irei comentar… Mas, basta observar como está o estado do Rio de Janeiro… para se ter ideia de como ficará Volta Redonda nas mãos da OSCs… Bom dia!!

  2. Avatar
    VIAJANDO NA MAIONESE

    Este prefeito SAMUCA ESTÁ VIAJANDO NA MAIONESE. Ao invés de cuidar de problemas que realmente afetam a sociedade, como a Clínica de hemodiálise, falta de assistência médica do FAPS dos Servidores, FICA COM ESSA HISTÓRIA DE ESCRITÓRIO CENTRAL. POR QUE NÃO DESAPROPRIA O POSTO DE PUERICULTURA, DESATIVADO HÁ ANOS NO CORAÇÃO DA VILA, e cria por exemplo um centro de atendimento infantil. O cara é um sonhado0r.

  3. Avatar

    Esse GESTOR é um exímio criador de regras. Enquanto isso a cidade se deteriora a olhos vistos, dia a dia. Ou seja, nada de obras, só bla bla bla.

Untitled Document