>
quinta-feira, 11 de agosto de 2022 - 15:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Volta Redonda promove III Plenária Regional de Economia Solidária na próxima semana

Volta Redonda promove III Plenária Regional de Economia Solidária na próxima semana

Matéria publicada em 23 de abril de 2022, 13:11 horas

 


Evento, que vai acontecer de forma virtual, servirá como etapa preparatória para a VI Plenária Nacional

A plenária é promovida pelo Fórum de Economia Solidária de Volta Redonda, que tem mobilizado outros municípios da região. – Foto: Gabriel Borges.

Volta Redonda- Nos próximos dias 25 e 26, será realizada a III Plenária Regional de Economia Solidária do Médio Paraíba. Esse ano, a plenária acontecerá de forma virtual, a partir das 18h. A inscrição pode ser feita pelo formulário no site https://forms.gle/BPHqZRR5BvwAM8627, mesmo endereço para receber todas as informações do evento. Nesta etapa serão eleitos os delegados para Plenária Estadual que acontecerá em maio.

A plenária é promovida pelo Fórum de Economia Solidária de Volta Redonda, que tem mobilizado outros municípios da região. A comissão organizadora municipal é formada por coletivos de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e pela Incubadora de Economia Solidária (InTECSOL/UFF).

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e com a participação das secretarias municipais de Ação Comunitária (SMAC), de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), de Cultura (SMC), de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), além do Banco da Cidadania VR.

Na etapa regional está prevista a participação dos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Barra do Piraí e Vassouras, que tem articulação local na perspectiva da Economia Solidária.

O evento, que é uma etapa local e preparatória para a VI Plenária Nacional de Economia Solidária, vai avaliar às ações e definir os rumos e as reivindicações do movimento de Economia Solidária para os próximos anos. Todas as pessoas que residem ou atuam na região do Médio Paraíba podem participar.

O encontro é destinado aos três segmentos que compõem a Economia Solidária: Empreendimentos Econômicos Solidários (composto pelo artesanato, alimentação/gastronomia, agricultura agroecológica, quintais urbanos, reciclagem/coleta seletiva e grupos culturais); Entidades de Apoio e Fomento e Gestores Públicos.

Em Volta Redonda, trabalhadores de diversas secretarias dialogam com o Fórum de Economia Solidária com o objetivo de aprovar uma lei municipal, e assim implantar a política pública de economia solidária na cidade. A articulação em nível regional contribui para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental justo e sustentável no Médio Paraíba.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document