Volta Redonda recebe o Programa `Rio de Mãos Dadas pelo Interior`

Por Diário do Vale

Volta Redonda –  A cidade recebe, no dia 21, às 19h30, a jornada de relacionamento Rio de Mãos Dadas pelo Interior, promovida pelos sindicatos filiados à Fecomércio RJ, o Senac RJ e o Sebrae Rio. Liderada pelo Sindicato do Comércio de Volta Redonda (Sicomércio-VR), esta primeira edição no município terá como tema o setor de Varejo e irá oferecer palestra e mentorias individualizadas para pequenos e médios empresários. A iniciativa faz parte do projeto Rio de Mãos Dadas, série de ações que visa incentivar a retomada da confiança da população fluminense e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade que permeie este novo ano e ajude a superar o difícil 2020. Para inscrições, o endereço é https://www.rdmdpelointerior.com.br/varejo-voltaredonda

O Rio de Mãos Dadas pelo Interior tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia. Os empresários participantes assistirão a palestras gratuitas com especialistas e poderão contratar uma mentoria personalizada para encontrar soluções e identificar oportunidades para alavancar seus negócios. A iniciativa teve início em março, em Petrópolis, e também já teve edições em Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Três Rios e Itaperuna. Outras 20 regiões do estado recebem o projeto, inicialmente em plataforma digital. Serão abordados os setores do Varejo, Gastronomia, Turismo, entre outros.

Para o presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo dos Santos, o programa Rio de Mãos Dadas pelo Interior vem atender à necessidade do setor de varejo e serviço de se preparar cada vez mais para um mercado muito mais competitivo, principalmente, com a integração das mídias digitais como plataformas de vendas.

“Neste momento em que vivemos uma pandemia que nos obrigou a olhar mais profundamente para nossos negócios, buscar estratégias e planejar melhor nossas empresas, tendo essa consultoria online de graça, é uma excelente oportunidade. Uma grande iniciativa do Sistema S, com uma mentoria que vai ajudar a mergulhar em cada detalhe e dar uma visão melhor do agora e do que podemos trabalhar para um futuro próximo. Estamos felizes com essa parceria e esperamos uma grande adesão dos nossos filiados ao projeto”, afirma. Segundo ele, para se ter bons resultados é preciso estar sempre atendo às mudanças impostas pelo cenário econômico e se atualizar para conseguir acompanhar esse processo de transformação.

Em Volta Redonda, o tema abordado será “Convivendo ainda com a pandemia: o que fazer para sobreviver a 2021”. A iniciativa contará com palestra do Embaixador de Varejo do Senac RJ, Luiz Antonio Secco, sócio diretor da Azov Consultoria e Educação. Em seguida, os participantes poderão participar de uma mentoria individual com o especialista pela plataforma Zoom. Os 20 primeiros interessados poderão fazer a mentoria gratuitamente.

Após essa consultoria, os participantes passarão por uma pós-mentoria, em que haverá apresentação do diagnóstico e encaminhamento para as soluções e melhorias necessárias. Entre essas soluções estão o encaminhamento para cursos do Senac RJ, a realização de consultorias do Sebrae Rio ou mesmo a contratação do serviço de consultoria da Azov.

“A crise acelerou muitos processos dentro dos pequenos negócios e a economia começa a apresentar recuperação, graças ao empreendedorismo. O empresário precisa entender que o cliente de hoje é muito diferente de antes do início da pandemia. Ele passou a exigir mais da empresa, quer uma rápida entrega e ser exclusivo. O empreendedor precisa estar preparado para os novos tempos e adquirir o conhecimento necessário para chegar ao cliente final. Essa parceria com várias entidades permitirá fazer um trabalho integrado, com foco nas capacitações mais apropriadas para esse público”, explica o gerente de Atendimento do Sebrae Rio, Leandro Marinho.

Depois dos empresários do varejo, o Rio de Mãos Dadas pelo Interior irá abordar novos temas como Gastronomia e Turismo. Em paralelo, segue também para outros municípios, como Niterói, Rio das Ostras, Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença, Miguel Pereira, Duque de Caxias, Conceição Macabu, Macaé, São Gonçalo, Maricá, Angra dos Reis e Campos.

Rio de Mãos Dadas
O Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) promove, desde janeiro, uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada do otimismo da população fluminense, abalada pelos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras. Ainda no primeiro semestre, será realizado um encontro com os prefeitos do interior para oferecer serviços móveis de saúde, cultura e de capacitação profissional para a população desses municípios. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura, personalizadas por dez artistas, as obras ficaram expostas em 10 pontos da capital do Rio de Janeiro e seguem para o interior do estado.

Sobre a Fecomércio RJ
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 314 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Também integram o Sistema Fecomércio RJ, o Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ).

Desde março de 2020, a Fecomércio RJ vem promovendo diversos esforços para auxiliar os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo durante a pandemia. Foram realizados 165 estudos e análises econômicas com empresários e consumidores pelo IFec RJ, além da conquista de cerca de 36 pleitos jurídicos, que garantiram a sobrevivência de milhares de negócios em todo o estado do Rio de Janeiro. A entidade também liderou campanhas de apoio aos pequenos negócios locais, de combate ao mercado ilegal e de esclarecimentos para o enfrentamento à Covid-19. Em parceria com o Sebrae Rio e a empresa Convem, a Fecomércio RJ disponibilizou às empresas do comércio a ferramenta gratuita Loja Online, que vem permitindo a ampliação das vendas no ambiente digital.

Senac RJ
Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996