Votorantim suspende uso de bafômetro nas unidades da região

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Após a polêmica criada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, a Votorantim voltou atrás e vai suspender o uso obrigatório do bafômetro na entrada das fábricas de Barra Mansa e Resende.

A suspensão será a partir de sexta-feira (24). A decisão, ainda provisória, é em função da mesa redonda que ocorreu na Gerência Regional do Trabalho (GRT) nesta quinta-feira (23), às 10 horas, em Volta Redonda. O encontrou da gerência foi uma solicitação do sindicato.

Na reunião, ficou acertado que o uso do bafômetro ficará suspenso até que a Votorantim apresente um programa de apoio aos trabalhadores com problemas com álcool e outras drogas.
Silvio Campos, presidente do sindicato, vem tentando conversar com a empresa e criar uma solução para o problema, desde a implantação da medida, em 10 de maio. Inclusive, na última segunda-feira (20), realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Barra Mansa, que a Votorantim se recusou a participar.

– O sindicato entende que a empresa vem impondo condições humilhantes e constrangedoras aos trabalhadores, já que ainda não apresentou nenhum dado estatístico que prove a ocorrência de acidente, em que responsabilize o uso excessivo de álcool pelos trabalhadores – disse Silvio Campos, que continuou: “Nós não somos a favor do consumo excessivo de álcool e muito menos que o trabalhador exerça suas funções embriagado. Mas somos fortemente contra a situação vexatória a que a empresa vem submetendo os companheiros metalúrgicos”.

Para Silvio Campos, existem outras formas de lidar com esse problema. “Inclusive, aqui no Sul Fluminense, o sindicato apoia empresas que disponibilizam programas específicos para o alcoolismo, já que se trata de uma doença. Além disso, o uso de bebidas alcóolicas, de forma social, sem excesso, na folga do trabalhador, não implica na sua capacidade produtiva e não coloca em risco sua vida e nem a vida de seus colegas”, finalizou.

You may also like

6 comments

Palhaço 25 de junho de 2016, 22:29h - 22:29

Viva aos pingaiada da Votorantim.

João Gabriel 25 de junho de 2016, 00:43h - 00:43

Concordo com o teste de barômetro, quem não deve não teme. Trabalhava embarcado e sempre no dia que eu embarcava para jornada de 14 dias, tinha amigos na sonda que embarcavam alcoolizados, mas como no aeroporto não existe esse teste eles nem esquentavam, acho justo a Votorantim fazer o teste

Alexandre VR 24 de junho de 2016, 20:52h - 20:52

Esse sindicato quer fazer graça com a cara dos trabalhadores. Esse momento era para ele estar preocupado com a DATA BASE e não inventando moda. Quem não deve não teme. Todos sabem que não deve beber ou consumir algum produto ilícito para dirigir e o mesmo se aplica na área de trabalho. Temos de nos proteger e proteger os que estão em nossa volta.

Ricardo Oliveira 24 de junho de 2016, 20:11h - 20:11

Trabalhei 10 anos na Votorantim essa é a metodologia adotada em relação aos funcionários impondo o medo e a perseguição. Isso é realmente humilhante para o funcionário ser obrigado a fazer teste do bafômetro. Tem exame clínico que visualmente pode constatar sinal de embriaguez. Não vejo necessidade de fazer isso.
É constrangedor para um trabalhador que tem mais de 20 anos de empresa. Se tratando de segurança é um dever de todos os trabalhadores. O problema é quando um turno não pode parar uma máquina priorizando a produção e não a segurança, porque na apresentação dos resultados o operador sempre leva a fama de preguiçoso. Conheço muito bem o estilo Votorantim, Vale do Rio doce e Samarco. É só olhar a quantidade de processos no ministério do trabalho. E outra sindicato não está preocupado com o trabalhador… Somente com o desconto sindical…

eduardo 23 de junho de 2016, 21:18h - 21:18

Esse sindicato ao invés de correr atrás pra melhorar os salários dos funcionários, fica mexendo em coisa que não precisa! trabalho lá a bastante tempo, sempre faço o bafômetro quando me pedem, não tem nada de humilhante, é uma coisa que traz segurança e tranquilidade pros próprios funcionários. A empresa deve responsabilizar o sindicato caso aconteça algum acidente, pois agora já estou com medo de que aconteça algo lá, pois meus companheiros de trabalho, quase todos bebem… Vocês estão tirando nossa própria segurança! Agora teremos que trabalhar com atenção redobrada nos companheiros de serviço…

Siderúrgica BM 23 de junho de 2016, 19:27h - 19:27

Aí o cara vai trabalhar alcoolizado, causa um acidente e o sindicato responsabiliza a empresa…
Quem não deve não teme, só tem medo de fazer o teste quem tá devendo, já passei pelo teste e não achei nada humilhante…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996