>
quarta-feira, 10 de agosto de 2022 - 22:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Educação / Cederj oferece vagas de graduação para moradores do interior do estado do Rio

Cederj oferece vagas de graduação para moradores do interior do estado do Rio

Matéria publicada em 27 de janeiro de 2021, 10:11 horas

 


Atualmente existem 34 polos espalhados pelo Estado -Foto: Júlio Amaral.

Rio- O Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) tem expandido a sua rede de ensino pelo território fluminense, e neste primeiro semestre de 2021 está planejada a abertura de um novo polo do Programa, em Teresópolis. O Cederj vem oferecendo oportunidades de graduação para pessoas que moram longe de universidades ou que não têm horário compatível com a grade curricular.

Atualmente existem 34 polos espalhados pelo Estado, sendo 12 na Região Metropolitana e 22 no interior fluminense (1 na Costa Verde, 5 no Médio Paraíba, 2 no Centro-Sul Fluminense, 4 na Região Serrana, 2 na Baixada Litorânea, 5 na Região Noroeste e 3 na Região Norte).

O Cederj é um consórcio formado pela Uerj, Uenf, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e Cefet/RJ. As universidades são as responsáveis por toda a formação acadêmica do estudante, desde a sua entrada até a diplomação, cabendo à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a gestão do consórcio.

De acordo com Jorge Roberto Pereira, presidente da Fundação Cecierj, os cursos de graduação do Cederj permitem que o aluno estude no local e horário de sua preferência, seguindo um cronograma. Para isso, conta com material didático especialmente elaborado, além do apoio de mediadores presenciais nos polos espalhados pelo Estado e a distância (por telefone ou internet). Aulas práticas de laboratório, estágios curriculares obrigatórios e trabalhos, normalmente, são presenciais.

– O Consórcio Cederj vem promovendo a universalização do ensino superior. São mais de vinte anos de um trabalho cuja missão é promover a interiorização do ensino superior à distância. Inclusive, o ensino a distância cumpre um papel de relevância social. A Fundação Cecierj e o Consórcio Cederj se consolidam como referência no Brasil – destacou o presidente da Fundação Cecierj.

Vestibular

O ingresso aos cursos de graduação a distância oferecidos pelas instituições de ensino superior que integram o Consórcio é realizado por meio do Vestibular Cederj ou usando a nota obtida no mais recente Enem realizado.

São oferecidos cursos à distância de Administração; Administração Pública; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Engenharia de Produção; Engenharia Meteorológica; Licenciatura em Ciência Biológicas; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química; Turismo; Tecnologia em Segurança Pública; Sistemas de Computação; e Gestão de Turismo.

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. CERDERJ UMA AVENTURA……………..

Untitled Document