Escola Cívico-Militar será implantada em Itatiaia

by Diário do Vale

Em princípio, cinco militares estarão presentes no estabelecimento de ensino auxiliando o corpo técnico da unidade no desenvolvimento do projeto – Foto: Divulgação PMI.

Itatiaia- O retorno às aulas na rede municipal de ensino, nesta segunda-feira (01/08), será com novidades para os alunos do Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre, em Itatiaia. Com a aprovação do modelo de Ecim (Escola Cívico-Militar) pela comunidade escolar da unidade e a publicação no Diário Oficial da União, do Extrato de Acordo de Cooperação Técnica para Implantação da Escola Cívico-Militar, no último dia 19, a proposta começa a ser implementada no retorno às aulas neste segundo semestre.

Em princípio, cinco militares estarão presentes no estabelecimento de ensino auxiliando o corpo técnico da unidade no desenvolvimento do projeto. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, nos próximos dois anos algumas etapas vão acontecer, em busca de certificação definitiva como Escola Cívico-Militar.

“Haverá uniformes específicos para a Escola Cívico Militar, que terá identificação em sua fachada informando ser uma Ecim. A mudança para o novo modelo não envolve repasse de recursos financeiros entre as partes. Tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, até o limite de 36 meses, mediante celebração de aditivo. A inovação será fomentada pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, instituído pelo Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019”, explica a Secretária de Educação, Solange Miranda.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, e apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta do governo federal é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023.

Segundo o Ministério da Educação, atualmente em torno de 300 municípios em todo o território nacional estão na lista de espera de adesão ao programa. Para participar as escolas devem ter entre 501 e mil matrículas nos anos finais do ensino fundamental e do médio, atender aos turnos matutino e/ou vespertino e ter alunos em situação de vulnerabilidade social.

 

 

You may also like

3 comments

Maria Linda 29 de julho de 2022, 17:02h - 17:02

Eu foi em uma formatura da filha da minha amiga na escola militar da Tijuca, que lugar lindo, deve ser um sonho para a maioria dos pais , além de aprender coisas boas e úteis, eles saem de lá prontos para o mercado de trabalho.

mane do acude 29 de julho de 2022, 09:07h - 09:07

Mais robozinhos a vista!

Operário 28 de julho de 2022, 16:45h - 16:45

O que eu acho é que deveríamos ter esse modelo de escola em todo país , é um grande avanço para o povo brasileiro mais carentes. Onde estão as melhores notas do país, os alunos aprendem o que muitos pais não ensinam hoje , educação e disciplina .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996