Escolas e Creches de Porto Real realizam atividades sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

by Diário do Vale

Professores e alunos vestiram a cor azul, com o intuito de promover o acolhimento das famílias e a conscientização sobre os serviços e tratamentos para essas pessoas – Foto: Regiane Real(PMPR).

Porto Real- O dia 2 de abril é, de acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em alusão à data, as escolas e creches da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Real fizeram diversas ações sobre o tema durante essa sexta, 1º de abril, buscando dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Professores e alunos vestiram a cor azul, com o intuito de promover o acolhimento das famílias e a conscientização sobre os serviços e tratamentos para essas pessoas. Segundo a coordenadora de Educação Especial, Luciana da Silva Nicomedes, atualmente cerca de 65 alunos com autismo estão matriculados, desde a educação infantil até os anos finais. Luciana ainda explica que a intervenção pedagógica para crianças com TEA iniciam-se nas creches, por meio do Atendimento Educacional Especializado voltado para a Estimulação sensoriomotora.

Além disso, em caso de comprovada necessidade, após avaliação multidisciplinar da equipe da Secretaria de Educação, também é disponibilizado o mediador escolar para auxiliar o desenvolvimento da criança durante a rotina escolar.

Já a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira, explica que o apoio pedagógico oferecido pelo AEE, inicia-se com a Estimulação Essencial e contínua durante todo o processo educacional do aluno. “No AEE é possível identificar as questões sensoriais próprias de cada aluno e através de atividades adaptadas ofertar o ensino de forma que a criança interaja com o objeto de estudo, das mais variadas formas” disse Madalena.

O prefeito Alexandre Serfiotis destaca também que por meio do AEE, é possível orientar adaptações curriculares individuais para cada aluno e essas adaptações seguem o processo escolar passando por todos os níveis de ensino. “Nosso objetivo é ajudar as famílias com filhos autistas e os próprios autistas. Também buscamos informar às pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce deste transtorno neurológico, além de entender como conviver com pessoas com autismo”, explica Serfiotis.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996