Tema da redação do Enem é aprovado por professores e estudantes do MEP

by Diário do Vale

O tema da redação não provocou preocupação quanto ao nível de dificuldade – Foto: Gabriela Stocco.

Volta Redonda- A redação do Enem(Exame Nacional do Ensino Médio) sempre causou ansiedade e preocupação aos estudantes que participam do Enem, mas na opinião de alunos e professores do pré-vestibular cidadão do MEP(Movimento Ética na Política), o tema da redação deste ano ‘O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira’, não provocou nenhuma preocupação quanto ao nível de dificuldade.

A aluna Vitória, achou o tema super pertinente, onde afirmou que não foi difícil desenvolver.

Já a professora de português (licenciada), Beatriz, achou o tema da redação bem interessante. “O tema trouxe uma questão importante de ser discutida que é o estigma em relação às doenças mentais. Achei bem coerente com a proposta do Enem, pois é instigante pra escrever e falar de preconceito e discriminação”, opinou a professora do MEP.

Quem também aprovou e gostou do tema da redação do Enem, foi a estudante do pré-vestibular, Maria Eduarda.

“Me surpreendi com o tema, inclusive eu fiz um trabalho sobre doenças mentais no ano passado’, ressaltou Eduarda.

A professora de redação, Juliana Lima, achou o tema da redação bastante importante, pertinente e dentro do padrão esperado para o Enem, onde apresentou uma situação problema explícita dentro da realidade brasileira.

– No texto, os candidatos deveriam propor caminhos para vencer o estigma que persegue várias pessoas que têm doença mental. Mas, não foi só por isso que gostei do tema, há pouco tempo ações recentes do próprio MEC(Ministério da Educação) propuseram mudanças na Política Nacional de Educação Especial, uma clara volta à discriminação de crianças com essas deficiências, por exemplo. Ainda bem que foram contestadas na Justiça – declarou Juliana.

A estudante Maria afirmou que também gostou do tema, pois segundo ela, permitiu abordar e falar sobre o holocausto e também de filósofos”, disse.

Segundo a professora de português Marcele Lopes, o tema da redação deste ano foi bem interessante, pois doenças como a depressão estão em muitas famílias desses jovens, ainda mais em tempos de pandemia. “A palavra ‘estigma’ é a chave da argumentação. Ter um vocabulário ampliado ajudou neste caso”, afirmou a professora.

Quem também aprovou e gostou do tema da redação, foi a professora de literatura, Elisa Andrade. “De fato os textos motivadores são bem esclarecedores. Acredito que os que exercitaram e se dedicaram bastante na escrita de redação durante o ano, não tiveram dificuldade para desenvolver o tema”, opinou Elisa.

Para o estudante Daniel, a redação deste ano foi mais tranquila para desenvolver. “Redação com tema muito bom, muito tranquilo, embora não tenha me concentrado bem, pois ao entrar recebi a notícia do falecimento de um tio naquele momento” lamentou Daniel.

Quem também aprovou o tema deste ano foi o professor de redação, Alexandre Batista. “Muito bom o tema do certame deste ano. Primeiro pela manutenção do estilo de sempre, pois trouxe um problema social com frase-tema com problema explícito e pressuposição de fácil identificação; segundo pela visibilidade dada a essa discussão no país, uma vez que esse tema será revisitado por nós professores várias vezes durante este ano”, ressaltou Alexandre.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996