Universitários que dependem do FIES passam a noite na fila para tentar benefício

by Diário do Vale

Estudantes de vários estados do país com dificuldades para se inscrever no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) pelo site, passaram a noite na fila na porta das faculdades para tentar o benefício. Alguns estão preocupados porque já têm boletos de mensalidades para pagar, mas não têm garantia de que vão conseguir o financiamento. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Após a conclusão do curso, o aluno começa pagar o curso em várias prestações com juros mais baixos.

“Pelo amor de Deus, não sei o que fazer mais! Desde o dia 23, esta mensagem [Erro M321] aparece pra mim e não tenho como trocar de faculdade, pois só existe esta na minha cidade com o curso de medicina veterinária”, lamenta uma estudante do grupo.

Além do “erro”, os candidatos ao financiamento contam que o portal para inscrição sai do ar com muita frequência, e por vezes, não aceita o CPF ou a senha do postulante ao crédito. As falhas no sistema têm sido relatadas desde o início das inscrições, no dia 23 de fevereiro. As inscrições para novos financiamentos vão até 30 de abril.

Segundo a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pacios, as universidades não foram informadas pelo Ministério da Educação (MEC) sobre uma limitação de vagas para financiamentos por instituição de ensino.

Em nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao MEC, informa que está trabalhando continuamente para garantir estabilidade ao sistema informatizado do Fies. “Ocorre que, com a demanda muito forte dos últimos dias, o sistema passou por problemas de perfórmance, o que é uma situação muito dinâmica. Mas é necessário lembrar que sistemas de grande volume de acessos passam por esse tipo de situação, de forma sazonal, e os órgãos responsáveis estão tomando todas as medidas possíveis para superar as dificuldades.”

A nota do FNDE ressalta ainda que está expandindo o horário de atendimento pela linha direta 0800 616161, que passará a atender também nos fins de semana.

Sobre novas inscrições, o FNDE esclarece que as requisições são liberadas por instituição de ensino e por curso, em ordem cronológica, ressalvados os critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos. “A abertura do Fies 2015 leva em consideração a qualidade dos cursos, com atendimento pleno aos cursos nota 5 [nota máxima]. Já nos cursos nota 3 e 4 são considerados alguns aspectos regionais, como cursos e localidades que historicamente foram menos atendidos”, explica a nota.

 

You may also like

1 comment

alguem 14 de março de 2015, 10:08h - 10:08

e olha que o governo disse que a educação seria prioridade…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996