sábado, 22 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Eleições 2018 / TSE nega direito de resposta de Ciro Gomes à Veja

TSE nega direito de resposta de Ciro Gomes à Veja

Matéria publicada em 13 de setembro de 2018, 12:06 horas

 


Ciro Gomes vai conversar sobre propostas que devem ser apresentadas na campanha

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (13), por 6 votos a 1, um pedido de direito de resposta do candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, a uma reportagem publicada pela revista Veja.

Na semana anterior ao início da campanha eleitoral em TV e rádio, a revista publicou, com o título “O Esquema Cearense”, reportagem segundo a qual o governo de Cid Gomes, irmão de Ciro, concederia benefícios fiscais a empresas no Ceará em troca de caixa dois para campanhas eleitorais.

Com base no depoimento de Niomar Calazans, ex-tesoureiro do Pros, partido do qual Ciro foi filiado, o candidato à Presidência teria conhecimento e participação no esquema. Na mesma reportagem, porém, o entrevistado afirma não ter provas desse envolvimento.

“Essa fonte já foi condenada por difamação, dá uma entrevista à revista dizendo que sabe, com certeza, que Ciro Gomes está envolvido no caso de corrupção, mas não tem nenhuma prova disso”, sustentou o advogado André Xerez, que representa Ciro.

“A entrevista não foi dada por uma pessoa insana. Não é o caso”, rebateu o advogado Alexandre Fidalgo, em nome da revista Veja. “A imprensa trabalha com elementos de razoabilidade, de verossimilhança. Eu não preciso necessariamente saber de verdade se a declaração será provada ou não provada”, acrescentou.

Relator

O relator ministro Sergio Banhos entendeu que a revista exerceu adequadamente seu direito à liberdade de imprensa e negou o direito de resposta. “O fato da mateira ter como fonte apenas uma pessoa não altera sua natureza jornalística”.

O ministro entendeu não ser possível afirmar, categoricamente, que as informações divulgadas pela reportagem são indubitavelmente inverídicas, motivo pelo qual não estariam presentes os critérios que permitiriam a concessão do direito de resposta.

“Por mais temerária que se possa entender a narrativa trazida pela revista, entendo que não cabe ao Poder Judiciário interferir no método adotado pelo veículo de comunicação social”, disse Banhos. Seguiram o relator, os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Jorge Mussi, Tarcísio Vieira e Luis Felipe Salomão.

Somente a ministra Rosa Weber, presidente do TSE, votou pela concessão do direito de resposta. Ela aceitou argumentação do vice-procurador-geral-eleitoral, Humberto Jacques, segundo o qual “não se compreende a liberdade de expressão sem a possibilidade de direito de resposta”.

11 comentários

  1. Desculpem-me a ignorancia,mas quem souber me responda:
    Onde mora o politico honesto?
    Alguem viu?
    Posso estar equivocado mas eles ganham muito bem pra nao fazer nada.

  2. Ciretes,ainda aparecem por ai

  3. Carlos Magno de Oliveira

    Vânia, qualquer pessoa de bem, honesta, capacitada e de caráter que governar defendendo interesses do povo e soberania da nação e não se rendendo aos interesses internacionais será taxado de esquerda.

    Este país nos últimos 54 anos não teve governo de esquerda, e sim fantoches e partidos criados para enganar os brasileiros analfabetos políticos, Sarney foi apoiador do golpe, Collor beneficiado pelo regime, FHC infiltração da CIA, Lula orquestrado para ser uma oposição fraudulenta e tirar votos do Brizola na eleição de 1989, Dilma continuidade do governo Lula e Temer indesejada sequencia de tudo.
    Hoje o sistema possui outras opções para continuar o processo de saque da nação: Dois banqueiros que se enriqueceram as custas da extorsão financeira e corrupção plantada em 1964, um capitão que queria explodir bombas nos quarteis e foi conduzido para a reserva e agora apos 27 anos como parlamentar sem nenhum projeto e ideais sólidos esta iludindo uma quantidade de inconsequentes e quer ser presidente.
    Emfim, basta rever entrevistas e debates realizadas com o Ciro Gomes e você poderá comprovar que ele atualmente é a melhor opção para governar o nosso Brasil.
    Duvidar que não existe pessoas decentes que não se renderam a corrupção é uma confissão sua de também fazer parte destes imorais.

    • Vc sofreu lobotomia. Não é possível alguém com tão alto grau de alienação sem receber nada em troca…

  4. O corone quer direito de resposta, só depois de tirar o meu nome do spc.kkkkkkkk

  5. Está me lembrando o episódio quando a Revista Veja publicou uma capa ilustrando que Lula Sabia de Tudo! Os petistas quiseram processar a revista,os petistas foram na frente da editora abril em São Paulo e queimaram milhares de revistas e livros, lembrando a epoca nazista, quando eles queimavam as obras judaicas!
    Como diria o candidato Ciro Gomes: “O Lula é um merda!”…
    É um merda, mas Ciro também!

    • Carlos Magno de Oliveira

      Guto, talvez sua preguiça mental ou sua incapacidade de raciocínio o impeça de avaliar um bom candidato.

      Classificar Ciro Gomes desta forma é sinal que você nunca acompanhou suas entrevistas ou participações em debates, Ciro é o candidato mais preparado para assumir a presidência deste país.

      Achar que Ciro é um merda o que poderemos dizer do Bolsonaro que esta na câmara federal à 27 anos e nunca apresentou nenhum projeto para benefício da população brasileira e nos debates nada sabe sobre administração pública e é um saco vazio como a maioria de seus apoiadores.

    • O bozonaro perderá feio as eleições por força das mulheres. Mulheres que não admitem o machismo, que não admitem ganhar menos do que um homem fazendo o mesmo serviço. Um fenômeno nunca visto esta viralizando na internet com a manifestação nacional feminina contra o bozonaro que fará sua rejeição subir além dos atuais 40% de desgosto.

  6. Carlos Magno de Oliveira

    Esta medíocre revista que defende os interesses externos dos dominadores financeiros do Brasil sempre procurou prejudicar políticos que nunca se renderam a corrupção que assola o país.
    Acho que o direito de resposta para reportagens irresponsáveis e sem provas deveria se existisse justiça imparcial ser dada à qualquer candidato independente de sua ideologia ou partido político.

    • “políticos que nunca se renderam a corrupção” ahuahuahuahauhauhauh
      Só rindo mesmo. Esquerda sendo esquerda, sempre tentando distorcer a verdade e até mesmo a própria história. Meu deus, me divirto nos comentários insanos.

    • Esse Carlos Magno, de duas, uma. Ou é apaixonado pelo Ciro ou é lunático… Ciro é cínico (sem trocadilho), infiel, falastrão, ardiloso, amante do dinheiro e do poder… Querer dizer que ele é melhor que Bolsonaro ou mesmo Lula, quer pelos projetos, quer pela pessoa em si, só pode estar de sacanagem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document