quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 05:45 h

TEMPO REAL

 

Capa / Enem 2019 / Projetos auxiliam alunos da rede pública de Volta Redonda

Projetos auxiliam alunos da rede pública de Volta Redonda

Matéria publicada em 27 de outubro de 2019, 10:00 horas

 


Fevre desenvolve projetos que auxiliam estudantes do Ensino Médio a participarem de Exame Nacional

Teatro do Colégio Getúlio Vargas tem aulas de reforço para estudantes da Fevre
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda- Criado há vinte anos com intuito de aprofundar conteúdos para os alunos de escola pública que desejam prestar o vestibular, o projeto ‘Fevre rumo às universidades’ é voltado justamente para estudantes que querem se preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo a coordenadora do projeto, Monique Capobiango Martins, qualquer pessoa que esteja cursando o 3º ano do Ensino Médio ou já tenha concluído pode fazer o curso. São ofertadas 80 vagas anualmente, através de uma prova de seleção com questões de Língua portuguesa e matemática.
– As aulas ocorrem aos sábados no Colégio Delce Horta de 7h30 às 11h40. Este ano as aulas do projeto iniciaram no dia 25 de maio e se encerraram neste sábado, dia 26 – afirmou.
A coordenadora do curso ressalta que as disciplinas englobadas no curso são Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira Inglês. Totalizando 10 professores.
Apesar de registrar uma evasão alta, a professora explica que o principal estímulo encontrado pelos alunos para frequentar o curso é a vontade de ingressar no nível superior em uma universidade pública ou conseguir ingressar no ProUni (Programa Universidade para Todos) através do Enem.
-Os alunos têm muita defasagem de conteúdo e acabam achando as aulas difíceis. A situação financeira também é uma barreira a ser enfrentada por grande parte desses alunos. Muitos não conseguem arcar com o valor da passagem de ônibus. Apesar de todas essas dificuldades, a participação dos alunos é excelente e a aprovação tem sido boa. O índice de aprovação chega a 70% incluindo os dois semestres, e os cursos mais procurados são direito, engenharia, comunicação e psicologia – afirma.
Segundo Monique, os professores sempre comentam a diferença de comportamento dos alunos no curso em relação à sala de aula no colégio.
-Acredito que a vontade em querer estudar e melhorar a vida de seus familiares é o que os motiva no projeto – opina.
Para a diretora pedagógica da Fevre, Priscilla Carvalho, o projeto é planejado ao longo do ano letivo com o objetivo de contribuir na preparação dos alunos para o ingresso na Universidade.
-Temos um grupo de professores conceituados e os resultados dos alunos nas edições anteriores nos mostram que estamos no caminho certo – disse.

Chances para os alunos

A coordenadora lembra ainda que a Fevre possui outro projeto voltado para o Enem: o ‘Fevre ligada no Enem’, que consiste em aulões de resoluções de exercícios todo voltado para o Exame. Segundo Monique, o projeto foi lançado em 22 de agosto, e este ano beneficiou aproximadamente 100 alunos e foi desenvolvido pela direção da Fevre.
-Já fizemos três momentos no teatro do Colégio Getúlio Vargas esse ano, onde ocorreu um em agosto, outro em setembro e o último no dia 17 de outubro. Através destes dois projetos, a Fevre está fazendo o possível para melhorar o desempenho de seus alunos no Enem – disse a coordenadora Monique.
A estudante do terceiro ano do ensino médio e aluna do colégio João XXIII, Maiara Dornelas da Silva, elogiou o curso pré-vestibular da Fevre.
-Estou achando muito bom e os professores são ótimos e bem atenciosos, apesar de achar mais difícil a parte da redação. Vou tentar o Enem para engenharia mecânica e mesmo gostando das aulas do curso, acredito que o aproveitamento seria bem melhor com um número maior de aulas durante a semana – elogiou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Quem é aluno sem ser da FEVRE pode cursar?
    Estado?
    federal?

Untitled Document