2020 pode abrir vaga para base entre profissionais de Voltaço e Resende

Por Diário do Vale


Garotos do Voltaço poderão ter chances de jogar no Campeonato Estadual


Sul Fluminense –
Resende e Volta Redonda, os dois clubes da região Sul Fluminense na elite do futebol estadual, seguem traçando os rumos da próxima temporada, que tem início oficialmente em janeiro. Em comum, ambos projetam a utilização de atletas das categorias de base, tanto no estadual, no caso do Resende, quanto na série C e na Copa Rio, no caso do Voltaço. Além dos resultados em campo, o amadurecimento das pratas da casa pode render boas cifras aos clubes.

Resende

A equipe obteve resultados significativos no Campeonato Carioca sub-20 2019, sendo eliminada nas semifinais da Taça Rio pelo Flamengo. A campanha de destaque, no entanto, já chamou a atenção do treinador da equipe principal, Edson de Souza.
De acordo com a diretoria do clube, 7 jovens que atuaram no estadual já foram profissionalizados e farão parte do elenco para o campeonato na categoria principal. São eles: o goleiro Pepê, os zagueiros Joanderson e Jhonny Robert; o volante Vinícius; o meia Mateus Bastos; e os atacantes Jefferson e Moisés – ambos anotaram 6 gols na última competição estadual da categoria, sendo os artilheiros do time.

Voltaço

Após uma campanha de destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019, o Esquadrão de Aço já utilizou algumas peças no elenco principal, tanto compondo o elenco na série C, quanto na Copa Rio 2019. No segundo caso, o clube chegou a entrar em campo com 6 atletas titulares oriundos da base.
Luizinho Vieira, novo treinador, carrega no currículo a experiência com categorias de base, com um trabalho de longa duração no Criciúma, e a utilização de jovens no time principal. De acordo com a assessoria do clube, o planejamento para 2020 prevê que cerca de 10 jogadores da base integrem o elenco principal após a realização da Copinha, caso o clube de fato receba o convite da federação paulista. Alguns destes, inclusive, já entraram em campo na Copa Rio, uma vez que as atenções do elenco principal, em 2019, foram voltadas para a série C.
A lista de atletas oriundos da base que chegaram a ser relacionados em 2019 tem os goleiros Avelino e Vinicius; os laterais Valter, Marcos Vinicius, Marcinho e Júlio Amorim; os zagueiros Gabriel Pereira, Paulo Vitor e Roger; os volantes Bruno Barra, Bodão e Guilherme Eulálio; os meias Bambam, Luan e Markinhos; e os atacantes Brener e Ronaldinho. Nove destes atletas entraram em campo pelo time principal.

Relembre atletas que passaram pela
base de Resende e Volta Redonda

Marcelo Benevenuto – O zagueiro do Botafogo é outro nome da região que brilhou após atuar pela base do Resende em duas oportunidades. Benevenuto chegou a ser emprestado para o Fluminense e, pouco aproveitado, voltou ao clube de origem. Logo depois, foi emprestado ao Botafogo, onde seria campeão brasileiro sub-20 e, em seguida, comprado pelo alvinegro.

Dedé – De longa data no Cruzeiro, o zagueiro Dedé é uma das mais conhecidas pratas da casa reveladas pelo Voltaço no século. Antes de ser compra do pelo Vasco, Dedé chegou a disputar competições no time principal do Voltaço. O zagueiro, inclusive, chegou a formar dupla com o veterano Junior Baiano.

Gabriel Appelt – Atualmente no Benfica, Gabriel Appelt foi vendido ainda novo, aos 17 anos, para o Juventus da Itália, em 2011, junto do irmão, Guilherme Appelt. Após passagem por uma série de clubes italianos, esteve no Leganés da Espanha e, em 2018, desembarcou em terras portuguesas, onde permanece até hoje. Tal currículo começou a ser construído com boas partidas no campeonato carioca de 2011, quando chegou a marcar nomes como Ronaldinho Gaúcho, Felipe e Carlos Alberto.

Caio Canedo – O “talismã”, que despontou no Botafogo, hoje é nome de peso no futebol do Oriente Médio, onde conquistou prestígio pelos números expressivos. No Al Wasl, dos Emirados Árabes, anotou 108 gols em 181 partidas. Atualmente, está no futebol saudita, pelo Al Ain, clube vice-campeão do último mundial de clubes. Mas a projeção de Caio Canedo começou no Volta Redonda, antes de ser vendido para o alvinegro carioca.

Por Leonam Viana, especial para o DIÁRIO DO VALE

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996